O poder da experiência: viajar é o que mais desejam os jovens brasileiros

by

Carros, imóveis, eletrônicos de última geração, roupas, calçados, acessórios de marca? Que nada! Diferentemente do que se poderia imaginar, o que os jovens brasileiros mais querem hoje em dia não é encontrado nas prateleiras ou vitrines das lojas. Viajar é que está no topo da lista de desejos desse público, seja para alargar horizontes de conhecimento ou diminuir o estresse da rotina diária. É o que revela mais uma pesquisa da plataforma de reserva de hospedagens Booking.com.

Tem mais: embora a vantagem seja pequena, fazer as malas e cair na estrada está à frente na preferência até mesmo do que investir no ensino superior. Seis entre dez pessoas da Geração Z, que vai dos 16 aos 24 anos de idade, acreditam que vale mais a pena viajar do que apostar em um curso universitário.

Indo mais à fundo nos dados da pesquisa, descobrimos que 39% dos brasileiros do grupo analisado querem visitar ao menos três continentes diferentes nos próximos dez anos e 46% planejam estudar ou viver fora do Brasil.

Mas não é só viajar pelo exterior que conta para essa turma! A pesquisa feita pela Booking.com aponta que 67% dos jovens brasileiros da Geração Z creem que viajar pelo próprio país também ajuda no aprendizado e na autodescoberta. Rio de Janeiro (44%), São Paulo (43%) e Minas Gerais (40%), nesse caso, são os três principais destinos.

Ainda de acordo com os resultados, 67% desses jovens pretendem se aventurar em suas viagens e 56% pensam em visitar ou fazer uma trilha em um lugar radical.

Atrás de viagens e do investimento no ensino superior, na preferência dos jovens brasileiros, em terceiro lugar vem economizar para comprar um imóvel (76% dos jovens) e ainda para se aposentar (56%).

Na sequência aparecem gastar dinheiro em experiências ou produtos ecologicamente corretos (50%), com casamento e união civil (42%) e com produtos tecnológicos (36%). Em último lugar da lista surge comprar roupas, calçados e acessórios de marca (26%). A pesquisa foi realizada online com 21.807 jovens dessa faixa etária do Brasil e de outros 28 países.

Inspiração e autoconhecimento

Olha, diante desses números, eu fico muito feliz em saber que os tempos são outros, bem diferente da minha geração quando tinha essa idade. Até porque não tínhamos tantas opções de produtos, serviços e formas de lazer como na atualidade.

Hoje em dia, ao contrário, com o alargamento das possibilidades e a facilidade de acesso a tantas coisas, o que tem feito mesmo a diferença é a vivência de momentos marcantes, únicos, que façam com que sintamos algo.

Por exemplo, que tipo de histórias você mais gosta de contar para seus amigos? Certamente são aquelas que possuem fatos diferentes, engraçados, memoráveis e que, negativa ou positivamente, mexeram com os seus sentimentos, não é?

Quando viajamos é assim também, independentemente do que a gente vive durante a estada fora de casa, estamos em um ambiente diferente, com pessoas e culturas distintas da nossa. Dessa forma, teremos experiências nunca vividas e essa é uma das maiores motivações para alguém querer conhecer novos destinos.

Vá por mim, seja você jovem ou não, invista mais em viagens. A lazer ou em um intercâmbio, você não vai se arrepender!

Vide o meu caso. Após um período estudando em Londres e nos anos seguintes visitando, até agora, um pouco mais de 50 países, me vi diante de momentos transformadores e de autoconhecimento, já que precisei aprender sobre os lugares que estive e sobre mim mesmo a fim de me adaptar a cada realidade.

Em suma: o poder da experiência é inquestionável! Tem também a questão da memória afetiva, das novas emoções. Não é o que filmes de grandes viagens nos mostram? Os momentos vividos pelas personagens acabam virando grandes jornadas inspiradoras de autoconhecimento. Fora da ficção também é assim!

Gosta do nosso trabalho? Então que tal nos dar uma força para poder continuá-lo mantendo o blog sempre atualizado? Veja como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Olha só!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Foto de capa: Alice Donovan Rouse por Unsplash.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *