Dia do Índio: faça um passeio vitual por terras Guarani

by

Desde 1940, no dia 19 de abril comemoramos nacionalmente o Dia do Índio. Afinal, este é um resgate importante das raízes que nos tornam brasileiros. Ao mesmo tempo, uma data para celebrar um povo que historicamente tem sido colocado à margem em nossa sociedade. E como estamos em meio a uma pandemia e não está sendo possível viajar com segurança, o Blog Andarilho tem um convite a lhe fazer. Que tal um passeio vistual por uma terra indígena da etnia Guarani, que fica em Jaraguá, no noroeste da cidade de São Paulo?

Isto é possível graças ao projeto “Aldeia360”. A propósito, a iniciativa, lançada nesta data, é uma parceria da Claque Produções com a Triarts New Media e o artista Dinas Miguel. O projeto, em realidade virtual, tem como um de seus propósitos compartilhar a realidade dos Guarani.

A saber, no Pico do Jaraguá estão localizados mais de 1.000 indígenas Guarani Mbya. Por meio da sua cultura e atividades, eles mantém o modo de viver tradicional, mesmo dentro da maior metrópole do país.

Como fazer a visita

Passeio vistual por terra indigena da etnia Guarani no Pico do Jaragua
Fotos: Izi Ribeiro

Para realizar a visita virtual às terras indígenas da etnia Guarani no Pico Jaraguá você pode clicar aqui.

Com uma grande reserva de mata Atlântica no local, que compõe o chamado Cinturão Verde da Cidade, por lá se dividem diversas aldeias desse grupo pertencente à família linguística tupi-guarani.

Aliás, essa etinia também está presente em outras localidades do Brasil, assim como da Argentina, Paraguai e Uruguai.

Nessa visita, a propósito gratuita, quem nos recebe são os moradores da Aldeia “Tekoa Itakupe”. Em português, Tekoa significa “lugar onde é possível realizar o modo de ser” e Itakupe, “atrás da pedra”. Elas vivem na parte de trás do Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital paulistana.

Além disso, os Guarani Mbya são exemplos de grande resistência histórica e cultural. Afinal, eles mantêm sua língua e cultura tradicionais por meio de cantos, danças e rezas.

Para os Guarani, o conceito de “cultura” vem da palavra “nhandereko” . Em português, “nosso modo de viver”. E e é justamente uma experiência imersiva neste universo que é possível viver dentro do “Aldeia360”.

Gostou da nossa dica para comemorar o Dia do Índio? Então compartilhe! Ao mesmo tempo, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo. Além disso, quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *