Panair do Brasil: relembre a pioneira da aviação no país

by

Muitos de nós não somos dessa época, mas o fato é que os apaixonados por aviação vão encher os olhos com uma exposição on-line sobre a Panair do Brasil, uma das pioneiras do setor no país. A companhia aérea, que operou de entre 1929 e 1965 e foi fechada por meio de um decreto, é a primeira a fazer parte do acervo do Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro. Ao todo, são 271 peças que traçam o seu panorama histórico e caracterizam um período em que voar era bem diferente de hoje em dia. Certamente, uma fase nostálgica!

O rico acervo é fruto de doações feitas por ex-funcionários da empresa e familiares. Primeiramente, antes de estar exposta no site do museu, a coleção foi exibida ao público, em 2019, quando completaria 90 anos, na exposição “Nas asas da Panair”, que atraiu muitos visitantes.

Agora, acessíveis on-line, podemos ver fotos desses itens, acompanhadas de uma descrição completa. E olha, tem de tudo o que você possa imaginar! Talheres, louças, copos e taças, guardanapos, insígneas, broches, uniformes, malas de mão, brindes entre outras categorias.

É tanta coisa, que me pego a imaginar como seria voar com o requinte de um serviço de bordo onde nada era de plástico.

Seguem algumas imagens de itens que você poderá ver no acervo on-line da Panair do Brasil:



Sobre a Panair do Brasil

A Panair do Brasil surgiu em 1929, inicialmente como subsidiária da americana Nyrba (Nova York–Rio-Buenos Aires) que, no ano seguinte, incorporada pela Pan American, passou a se chamar Panair.

Desde então, a empresa foi a principal companhia aérea do país. Contudo, somente em 1961, teve seu longo processo de nacionalização concluído.

A propósito, a Panair do Brasil chegou a ser a segunda maior companhia aérea do mundo. Curisosamente, foi a primeira estrangeira e pousar no aeroporto de Heathrow em Londres, quando a pista ainda era de terra. Voava para capitais da América do Sul, Europa e Beirute (Líbano), Cairo (Egito), Istambul (Turquia), Dacar (Senegal), entre outras.

A saber, a excelência de atendimento nos voos e em terra, assim como do design de suas peças gráficas, da louça de bordo, uniformes e brindes rendeu-lhe a expressão “padrão Panair” para designar qualquer coisa que fosse de alta qualidade fora do âmbito da aviação.

A companhia foi enaltecida, inclusive, na canção de Milton Nascimento e Fernando Brant “Saudade dos aviões da Panair”. Porém, como a empresa fora fechada pelo governo militar e, por precaução, os autores criaram um segundo título “Conversando no bar”.

Aeronave
A Panair do Brasil Voava para capitais da América do Sul, Europa entre outras Foto: Divulgação

O fim das atividades

Sua extinção se deu em 10 de fevereiro de 1965, quando a Panair do Brasil teve suspensas todas as suas concessões de voo, por um despacho do então presidente da República, Marechal Castello Branco.

Aliás, a alegação, segundo os historiadores “inverídica”, foi a de que a situação financeira da empresa era irrecuperável. Dessa forma, sem poder operar, a companhia dispensou os funcionários, mas a saúde financeira da companhia permitiu que todos fossem indenizados.

No ano seguinte, ainda sob o choque do desmonte da empresa, foi criada, então, a Família Panair. Desde 1966, o grupo se encontra uma vez por ano para preservar a memória da companhia e a amizade entre eles.

Em síntese, uma história muito interessante e que merece ser relembrada. E se você gostou desse post compartilhe!

Com efeito, como temos muito mais para mostrar, também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Foto de capa: aeronave modelo Constellation, pioneira dos vôos transoceânicos sem escalas, por Wikimedia Commons/Panoramio.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *