Volta ao Mundo Literária: clube de leitura leva a viajar

by

Nos últimos meses, dada a pandemia do novo coronavírus, de uma hora para outra, nossas vidas passaram a ter a dimensão de nossas casas. Nesse contexto, várias iniciativas surgiram para nos fazer viajar pelo mundo sem sair do lugar. Fosse por meio de visitas virtuais, gastronomia, música, arte, entre outras possibilidades, passamos a consumir esse tipo de conteúdo para soltar a imaginação e, assim, permancer circulando com segurança. O convite, agora, é para uma “Volta ao Mundo Literária”. Essa é a ideia desse clube de leitura on-line homônimo, que terá início nesta segunda-feira, 8 de junho.

O clube foi idealizado pela produtora de viagens NomadRoots – Viagem e Conhecimento, que contatou o Blog Andarilho, a fim de divulgar o projeto para os nossos leitores. A ideia é que os inscritos, de qualquer canto do planeta, tenham encontros virtuais ao vivo, realizados por meio da plataforma Zoom, de 15 em 15 dias, fazendo viagens por meio da literatura, que os organizadores prometem ser incríveis.

Somos um Clube de Leitura inspirado em viagens. A cada livro aberto, abrimos também o nosso mundo. Entramos nos trechos mais estreitos da imaginação para visitar lugares emocionantes

Chama a atenção Paola Gulin, fundadora do clube de leitura Volta Ao Mundo Literária. Conforme disse, esse trajeto de infinitas passagens contará com mediadores experientes que ajudarão a aumentar a bagagem, sem perder a leveza dos encontros. “Há muitos países por visitar – dentro e fora da gente. Todos eles se alinham em páginas que leremos juntos neste clube onde toda história é um destino”, completa.

Volta ao mundo em livros

O primeiro país a ser visitado será a Inglaterra, com o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen. Na sequência, serão trabalhadas as obras: O Nome da Rosa, de Umberto Eco (Itália), a partir de 20 de julho; em seguida, Kyoto, de Yasunari Kawabata (Japão), a partir de 30 de agosto; e Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski (Rússia), a partir de 28 de setembro.

Livro Orgulho e Peconceito per,ite uma viagem pela Inglaterra
O primeiro país a ser visitado pelo Clube será a Inglaterra, com o livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen Fotos: Divulgação

Mas os encontros e livros não acabam por aí! “A viagem sempre continua”, garantem os organizadores do Clube. Eles adiantam que o projeto terá muitas outras obras discutidas, que serão escolhidas por votação do grupo. Cada encontro terá em média 2h de duração.

A Volta ao Mundo Literária será mediada pelo professor e escritor Francisco Escorsim, especialista em educação da imaginação e formação do imaginário. Nos encontros, ele trará informações sobre o país, sua cultura, história, período histórico em que o livro se passa e muitas outras curiosidades, além de discutir conteúdos sobre o autor e estilo literário.

Vale destacar também que os encontros literários contarão com convidados especiais, deixando a experiência ainda mais enriquecedora.

“Para cada encontro, o grupo vai combinar previamente qual é o trecho do livro que deve ser lido. Compartilharemos nossas impressões, comentários e dúvidas sobre o que lemos e o Francisco Escorsim, nosso mediador de leitura, orientará nossa conversa para enriquecer ainda mais esse momento. Em geral, temos entre dois a quatro encontros por livro/destino, dependendo da complexidade do livro”, explica Paola.

Para completar, os participantes terão acesso, também, a vários conteúdos exclusivos para aprofundar os estudos em cada obra e país, entre eles dicas de filmes, séries, outras opções de livros, reportagens, documentários e até playlists musicais.

Como se inscrever

Diferentemente de outras iniciativas para viajar virtualmente, a inscrição no clube de leitura “Volta ao Mundo Literária” tem um custo. A assinatura equivale a R$ 59 por mês e pode ser feita pelo site voltaaomundoliteraria.com.br.

Mas atenção pois as vagas são limitadas. Além disso, os encontros serão realizados sempre às segundas-feiras, no período da noite (19h), com duração de 2h. Mais informações podem ser obtidas no site acima ou no perfil oficial do projeto no Instagram.

Ao meu ver, esse clube pretende promover um modelo de viagem bem interessante e com bastante conteúdo. Dessa forma, se você acredita que vale o investimento, por que não embarcar, não é?

E caso você queira adicionar mais clima a essa viagem literária, você pode gostar de ler: Cinco blibliotecas que vale a visita, mesmo que virtual.

No mais, o que você achou desse post? Deixe um comentário! Ao mesmo tempo, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo e promoções por meio de e-mail ou WhatsApp. Já quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *