Cinco bibliotecas que valem a visita, mesmo que virtual

by

Existem datas comemorativas que passam despercebidas. Não sei se você sabe, mas 23 de abril é o Dia Mundial de Livro. A data tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da leitura, homenageando, dessa forma, obras literárias e seus autores. E aqui para nós, não há lugar que mais festeje o ato de ler do que uma biblioteca. E algumas construções vão além. Elas também são uma festa para os olhos, dada a beleza arquitetônica juntamente com o valor histórico inestimável que preservam. Por isso, a gente lhe convida para conhecer cinco bibliotecas que valem a visita. E nem precisa viajar, pois dá para admirá-las sem sair de casa.

Das cinco bbliotecas que eu selecionei, duas ficam em Portugal e as demais no Reino Unido, na Itália e Áustria. Dentre elas, a única que eu já tive a chance de pôr os pés foi a Biblioteca Joanina (foto de abertura do post), localizada em Coimbra, Portugal. O lugar é realmente deslumbrante e tenho a certeza que você também vai gostar, mesmo que não seja fã de literatura.

A seguir, eu lhe apresento cinco bibliotecas que valem a visita para você colocar no roteiro para quando puder novamente viajar.

Biblioteca de Mafra

O Palácio Nacional de Mafra, localizado no conselho de Mafra, no distrito de Lisboa, a cerca de 25 quilômetros da capital, possui uma das mais importantes bibliotecas portuguesas. O acervo é muito valioso, com cerca de 30.000 volumes. Além disso, o lugar é incrível e impressiona por sua grandiosidade. A visita é uma aula de história e arquitetura. Faça o tour clicando aqui.

Cinco bibliotecas que valem a visita
Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

Biblioteca da Clarence House

A Clarence House, residência real que fica anexa ao Palácio de St. James, no coração de Londres, abriga uma elegante biblioteca. Juntamente com a beleza arquitetônica do lugar, a visita se torna mais interessante porque ali já viveu a Rainha-Mãe e, atualmente, é a residência oficial do príncipe Charles e de sua esposa, Camila Parker Bowles, a duquesa da Cornualha.

Uma curiosidade: a biblioteca da residência real da Clarence House é o local onde a Rainha-Mãe costumava tomar o seu chá da tarde e é também onde, no fim do ano, é montada uma imensa a árvore de Natal. Ao mesmo tempo serve de cenário para muitas fotos oficiais da família real britânica. Comece aqui a sua visita.

Biblioteca da Clarence House Reino Unido
Biblioteca da Clarence House

Biblioteca Nacional Austríaca

A Biblioteca Nacional Austríaca, em Viena, é considerada uma das bibliotecas históricas mais bonitas do mundo. Ela foi construída a mando do imperador Carlos VI, que ordenou a construção dessa joia do barroco no século XVIII, a fim de usá-la como biblioteca da corte.

A Sala Imperial, a principal da edificação, tem uma estante imponente com uma longitude de mais de 70 metros. Toda rodeada de estátuas de mármore, pintutas e frescos no teto, ela guarda mais de 200.000 livros impressos entre os anos 1500 e 1850. Incrível, né? Faça aqui o tour virtual.

cinco blibliotecas que valem a visita
Biblioteca Nacional Austriaca

Biblioteca Ambrosiana

A Biblioteca Ambrosiana é uma biblioteca histórica em Milão, Itália, que também abriga a Pinacoteca Ambrosiana, uma galeria de arte, fundada em 1618 pelo cardeal Federico Borromeo. Foi uma das primeiras bibliotecas a ser aberta ao público, em 1609, e conta com mais de 750.000 volumes e mais de 35.000 manuscritos. A poucos passos dali está localizado O Duomo, a catedral de Milão.

O maior tesouro da Biblioteca Ambrosiana é o manuscrito com a obra “O Virgílio” de Francesco Petrarca, com com um glossário. Ao mesmo tempo, na pinacoteca está conservada uma mecha de cabelo de Lucrécia Bórgia que, a partir do século XIX, se tornou uma relíquia fetichista de inúmeros escritores e poetas que visitaram a cidade. Comece o seu passeio clicando aqui.

Biblioteca Ambrosiana Milao
Biblioteca Ambrosiana

Biblioteca Joanina

Situada na Universidade da Cidade de Coimbra, em portugal, essa biblioteca é reconhecida com uma das mais originais e espectaculares bibliotecas barrocas europeias.

Datada do século XII, no seu interior podemos ver frescos no teto, assim como diversas molduras e detalhes pintados de dourado, enquanto o mobiliário é de madeira brasileira.

Dividida em três salas, todas revestidas de estantes, ela reúne cerca de 70 mil volumes, muitos deles primeiras edições. Tem mais: dizem que o lugar inspirou o cenário da biblioteca da Bela no filme A Bela e a Fera. Então, já viu que vale a visita. Para conferir tudo, inicie a visita aqui.

Cinco blibliotecas que valem a visita
Biblioteca Joanina

Gostou do nosso post com essas cinco bibliotecas que valem a visita? Agora, que tal se cadastrar para não perder nenhuma das nossas publicações ou promoções. Acesse aqui.

Resolva aqui a sua viagem

2 Responses
  • Thais Aluotto
    abril 28, 2020

    Boa tarde, tudo bem ?
    Que matéria maravilhosa sobre as 5 bibliotecas.
    Parabéns, e muito obrigada por nos dar esse prazer.
    Abraços.

    • Anchieta Dantas Jr.
      junho 4, 2020

      Thais,

      Que bom que vc gostou. Fiquei imensamente feliz!

      No mais, obrigado por sua visita e se puder cadastre-se para não perder nenhum dos nossos conteúdos.

      Abraço,

      Anchieta Jr.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *