Dia da Pizza: descubra fatos e curiosidades pelo mundo

by

O Dia da Pizza é celebrado nesta sexta-feira, 10 de julho. Com o intuito de comemorar a data, a gente revela como um prato tão simples, mas tão amado pelos brasileiros, protagonizou tantos fatos singulares e histórias interessantes ao redor do mundo. Curiosidades que dificilmente imaginamos quando estamos saboreando uma redonda deliciosa. Portanto, vem com a gente em mais uma viagem gastronômica. Além de enriquecer os seus conhecimentos sobre a iguaria, aposto que, ao final, você já estará com água na boca para traçar a sua pizza preferida.

Afinal, quem não ama aquela massa assada em um forno bem quente, coberta por molho de tomate, com o queijo borbulhando e ingredientes extremamente apetitosos?

Muito popular nos quatro cantos do planeta, segundo pesquisamos, esse prato tem uma história que remonta às civilizações mais antigas, que não é a italiana, vou logo adiantando. Quer conhecê-la? Então, continue lendo o nosso artigo e descubra os fatos e curiosidades sobre a pizza.

O universo da Pizza

A primeira pizza do mundo

Quando falamos em pizza, logo nos remetemos à Itália. No entanto, engana-se quem imagina que a história da pizza começou neste país. Segundo os historiadores, as primeiras pizzas de que se tem notícia surgiram no Egito. Porém, elas eram bem diferentes dessas pizzas que consumimos hoje em dia.

A princípio, há cerca de seis mil anos, os egípcios produziam uma massa bem fina e em forma de disco, também conhecida como “pão de Abrahão” ou “piscea” (do qual derivou o nome pizza). Era uma base de farinha e água, bem semelhante a uma massa de pão árabe.

Com o passar dos anos, outras culturas apropriaram-se da receita egípcia , em seguida, incorporaram outros ingredientes. Passando pelos gregos, fenícios até chegar nas mãos dos italianos.

E por que a Itália levou a fama?

Com efeito, a Itália tornou-se referência na arte de fazer pizzas. Porém, a primeira receita de pizza só desembarcou por lá durante a Idade Média, na época das Cruzadas, pelo porto de Nápoles. Foram turcos muçulmanos que as trouxeram. O alimento já havia sido por eles assimilado a partir dos fenícios.

No início, as pizzas eram destinadas à alimentação dos trabalhadores pobres do sul do país. Era um alimento barato e que saciava bem a fome, acrescentando-se à massa apenas ervas e azeite à receita.

Quando chegou à Nápoles, cidade italiana conhecida por ser o berço da verdadeira pizza napolitana, ganhou o formato redondo, foi acrescentado o molho de tomate e passou a ser comida dobrada ao meio, como um sanduiche. A partir daí, a iguaria deixou de ser uma alimentação para os trabalhadores e se popularizou entre os italianos.

A história da Pizza Margherita

A primeira pizza Marguerita foi preparada pelo padeiro Raffael Espósito, em 1889. Com o intuito de homenagear a rainha Margherita e o rei Umberto I, ele criou um pizza com as cores da bandeira italiana: muçarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).

Dessa forma, a monarca apreciou tanto o prato que o batizou de marguerita. Desde então, o Dia da Pizza é celebrado na Itália. Aliás, hoje em dia, esse é um dos sabores mais populares e pedidos em todo o mundo.

A pizzaria mais antiga do mundo

Trata-se da Antica Pizzeria Port’Alba. Ela existe desde 1738 e fica em Nápoles, na Itália. Hoje em dia, a casa é bastante visitada, principalmente pelos amantes da pizza que conhecem um pouco mais da história da iguaria.

O escritor e romancista Alexandre Dumas, autor do clássico “Os Três Mosqueteiros”, por exemplo, foi um exímio frequentador do local, chegando, inclusive, a citá-la em seus romances.

A primeira pizza no Brasil

A pizza foi trazida para o nosso país pelos imigrantes italianos, no século XIX. Com efeito, São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as redondas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino.

Quando veio morar no Brasil, em 1910, ele abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás. Assim sendo, essa foi, portanto, a pizzaria mais antiga do Brasil. Contudo, não existe mais.

A pizzaria mais antiga do país

Ela tem 95 anos de existência. A pizzaria também fica no bairro do Brás, em São Paulo, está aberta desde 1924 e se chama “Cantina e Pizzaria Castelões”.

Patrimônio histórico da culinária

Desde 7 de dezembro de 2017 a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” é Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Por conseguinte, esta foi a primeira vez na história que a arte de fazer um alimento virou um patrimônio mundial.

Dia da Pizza no Brasil

A partir de 10 de julho de 1985, celebra-se o Dia da Pizza no Brasil. A saber, a escolha dessa data decorreu de um concurso estadual para eleger as dez melhores pizzas de marguerita e muçarela. O evento foi promovido pelo então secretário de Turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, e fez o maior sucesso. Tanto que ficou instaurado como o Dia da Pizza.

Sabores brasileiros

No Brasil, os sabores de pizza mais comuns são as de calabresa, portuguesa e margherita. Essas três opções lideram os pedidos no país, enquanto a massa fina é a preferência nacional.

Fonte de felicidade

Há alguns anos, uma pesquisa realizada por ocasião do “Dia Internacional da Felicidade”, celebrado no dia 20 de março, revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos. De acordo com 42% dos entrevistados, o alimento é o prato que mais deixa as pessoas felizes, informou o estudo feito pela Deliveroo – serviço de entrega de alimentos.

A maior do mundo

Em 2017, uma pizza de quase dois quilômetros de extensão feita no circuito automobilístico de Fontana, em Los Angeles, nos Estados Unidos, tornou-se, até o momento, a pizza “mais comprida do mundo”, superando a recorde registrado na Itália.

A medida de 1,93 km foi certificada por representantes da organização responsável pelo Guinness, o livro dos recordes. Montada sobre o “maior andaime construído”, o peso total da pizza chegou aos 7.808 Kg, segundo os organizadores do evento.

A mais cara do globo

A redonda mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, do restaurante Nino’s, em Nova York. Ela é coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco. O preço? US$ 1.000. Certamente, diferentemente do prato, o valor é bem difícil de engolir, né?

Onde mais se come pizza

A liderança mundial está com a cidade Nova York, nos Estados Unidos. Em seguida, vem São Paulo, cidade que mais consome pizza no Brasil e a segunda colocada no mundo inteiro.

Recorde mundial de comer pizza

O feito cabe ao romeno Cristian Dumitru, que durante uma semana, comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

Pizza de churrasqueiro?

Você sabia que no Rio Grande do Sul existem pizzarias que trazem, em seus cardápios, opções como pizza de coração de galinha? Aliás, acredito que o Brasil seja um dos países que mais incorporou e inovou em termos de ingredientes para fazer pizza.

O primeiro delivery

Acredita-se que o Delivery de pizza tenha iniciado em Nova Yorque, nos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial. Isto porque, algumas pizzarias começaram a fazer entrega das pizzas, porque os soldados não podiam ir até o estabelecimento para desfrutá-las. A prática se expandio e, consequentemente, o delivery de pizza é um dos maiores do ramo de entregas no mundo todo na atualidade.

Como surgiu o “tudo acaba em pizza”

A famosa expressão “No Brasil, tudo acaba em pizza” surgiu de outra paixão brasileira: o futebol. Em princípio, reza a lenda que, na década de 1960, uma longa reunião entre a diretoria do Palmeiras – tradicional time paulistano de descendentes italianos – acabou num pedido de 18 pizzas.

No outro dia, o jornalista Milton Peruzzi, que acompanhou o encontro, publicou uma matéria na Gazeta Esportiva com o título “Crise do Palmeiras termina em pizza”. A partir de então, a expressão popularizou-se e passou a ser usada como um sinônimo de uma situação não solucionada.

Mas me conta, em meio a tantos fatos e curiosidades sobre a pizza, deu até vontade de comer uma, não é?

Gostou deste post? Então, compartilhe! Também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Foto de capa: joshuemd por Pixabay

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *