Caminho da Costa da Inglaterra reúne beleza e história

by

Embora uma viagem à Inglaterra remeta de imediato visitas a Londres, Oxford, Cambridge, Liverpool e Manchester, recomendo fortemente que você comece a considerar a região costeira do país. É provável que muita gente não saiba, mas o litoral inglês é interligado por estradas e trilhas, que, em 2021, estará totalmente conectado. Desse modo, compreeenderá o maior trajeto sinalizado do mundo, com quase 5.000 Km de extensão, segundo o Visit Britain, órgão de promoção turística do Reino Unido. Por isso, neste post, lhe convidamos a conhecer o Caminho da Costa da Inglaterra. Descubra porque ele deverá entrar no roteiro da sua próxima viagem!

Primeiramente, as paisagens são de tirar o fôlego, conforme poderá perceber pelas imagens ao longo do nosso artigo. Ao mesmo tempo, pelo trajeto, você vai passar por imponentes castelos históricos, vilarejos tranquilos e charmosos, colinas e penhascos e também muita vida selvagem. Tudo bem diferente do que se vê nas grandes cidades. Para completar, encontrará ótimos restaurantes para se deliciar com uma porção de Fish & Chips, um dos mais populares pratos da Terra da Rainha.

A própósito, muitas partes do Caminho da Costa da Inglaterra já estão abertas. No entanto, 2021 foi desigando como o Ano da Costa Inglesa (Year Of The English Coast), portanto, mais um motivo para entrar no radar dos viajantes.

Obviamente, não dá para percorrer os 5.000 km de uma só vez. Certamente, escolhas terão que ser feitas. Assim, confira, a seguir, alguns destaques. Juntamente como o Visit Britain, separamos 10 trechos bem interessantes para inspirar a sua viagem ou, quem sabe, mais de uma, não é?

Costa da Inglaterra: destaques

Northumberland

Caminho da Costa da Inglaterra
Vista aérea do Castelo de Bamburgh, na costa de Northumberland Foto: ©VisitBritain/Yin Sun Photography

Com castelos imponentes e ilhas ao longo do litoral, repleta de vida selvagem, a costa de Northumberland oferece beleza e história na mesma medida. A saber, essa área é reconhecida pela incrível beleza natural, onde é possível observar papagaios-do-mar e focas nas Ilhas de Farn, nem como se aventurar na histórica Ilha Santa de Lindisfarne na maré baixa. Além disso, reserva aos visitantes as imponentes muralhas do Castelo de Bamburgh.

Costa Histórica de Durham

Blackhall Rocks na Costa Histórica de Durham
Blackhall Rocks na Costa Histórica de Durham Foto: ©VisitBritain

Parte da costa histórica da Inglaterra, os penhascos de Durham e suas dunas abrigam uma quantidade enorme de vegetação e animais selvagens. Note que o florescer na primavera e no verão colore a paisagem, mas as impressionantes formações rochosas costeiras, o calcário de magnésio e os penhascos podem ser apreciados o ano todo.

Costa do Norte de Yorkshire e Cleveland

Caminho de cleveland ao pôr do sol, ao longo das falésias da costa em North York Moors Foto: ©VisitBritain//Thomas Heaton
Caminho de cleveland ao pôr do sol, ao longo das falésias da costa em North York Moors Foto: ©VisitBritain//Thomas Heaton

No local onde o Parque Nacional de North York Moors encontra o Mar do Norte, a costa do Norte de Yorkshire e Cleveland tem uma combinação de penhascos com pitorescas vilas de pescadores. Por conta isso, vale aproveitar a pesca do dia no porto de Whitby antes de explorar as ruínas do lugar. A propósito, descubra a história da Baía de Robin Hood e o rico passado de mineração da região.

Costa de Norfolk

Caminho da Costa da Inglaterra
Pôr do sol na praia em Wells-next-the-sea, na costa norte de Norfolk Foto: ©VisitBritain/Rod Edwards

Outra área de incrível beleza natural da Inglaterra, a costa de Norfolk tem de tudo! Desde extensas dunas e salinas da Reserva Natural Nacional de Holkham até a magnífica residência de Holkham Hall.

A pedida, aqui, é procurar fósseis em um cenário de cores surpreendentes nos Penhascos de Hustanton e construir castelos de areia na areia das praias. Ao mesmo tempo, explore uma série de resorts tradicionais a beira-mar. Também não deixe de assistir aos shows no Grande Pavilhão do Cromer Pier, o último teatro em um píer da Europa.

Costa de Kent

Caminhos da Costa da Inglaterra
Os penhascos brancos de Dover, na costa de Kent Foto: ©VisitBritain/ Jason Hawkes

A região abriga 563 quilômetros de litoral com paisagens belíssimas, grandes penhascos de arenito e o maior número de praias “Blue Flag” da Inglaterra. A saber, Blue Flag é um programa de educação e certificação ambiental que trabalha em conjunto com diversas organizações nacionais e internacionais, visando a melhoria do ambiente marinho, costeiro e fluvial.

Ao passar por esse pedaço do litoral inglês, admire penhascos na Baía de Botany ou passeie pelos mundialmente famosos penhascos brancos em St Margaret’s em Cliffe. Da mesma forma, observe os pássaros selvagens em torno da Romney Marsh e a reserva de pássaros em Dungeness. Finalmente, não deixe de experimentar a deliciosa culinária dos melhores chefs de Whitstable.

Costa Jurássica

Caminho da Costa da Inglaterra
Vista dos penhascos da enseada em ferradura en Lulworth Cove Foto: ©VisitBritain/ Ben Selway

Com 185 milhões de anos de história e 152 km de extensão, o litoral entre Devon e Dorset é classificado como Patrimônio Histórico da Unesco. Aqui, chama a atenção o arco de calcário natural em Durdle Door. Não deixe de ir à piscina de pedras e relaxe nas rochas brancas de Lulworth Cove ou embarque numa aventura de coasteering – uma combinação de escalada, natação e salto (opcional) dos penhascos.

Ao mesmo tempo, desfrute de Lyme Regis, com sua rica herança de fósseis, porto histórico e ruas de paralelepípedos cheia de misticismo. Ennquanto que em Undercliff, você encontrará uma das primeiras reservas nacionais da Inglaterra, formada ao longo do tempo, devido a uma série de deslizamentos de terra.

Sul de Devon

Cidade e porto em Salcombe, em Devon Foto: ©VisitBritain/ Hannah tafft
Cidade e porto em Salcombe, em Devon Foto: ©VisitBritain/ Hannah tafft

Descubra quilômetros de penhascos rochosos, enseadas escondidas e ainda praias arenosas pelo caminho da costa sul de Devon. Inegavelmente, um cenário majestoso, que no passado era asombrado por piratas.

Uma vez na região, vale conhecer a pequena cidade do Porto de Salcombe e suas águas que contribuem para moldar a história do local. Assim como as ruínas do Castelo de Salcombe, que levam a uma viagem aos tempos do reinado de Henry VIII.

Norte da Cornualha

Ruínas do Castelo de Tintagel na costa norte de Cornualha
Ruínas do Castelo de Tintagel na costa norte da CornualhaFoto: ©VisitBritain

Ainda pelo Caminho da Costa da Inglaterra, encante-se com as ruínas do Castelo de Tintagel, na costa norte da Cornualha, construído no alto de uma ilha rochosa há mais de 500 anos. Observe, sobretudo, que ele é conectado ao continente graças a um projeto inovador da insttuição English Heritage. A propósito, dizem que aqui nasceu o lendário Rei Arthur.

Merseyside

Praias e dunas de areia, em Southport, Merseyside Foto: ©VisitBritain
Praias e dunas de areia, em Southport, Merseyside Foto: ©VisitBritain

A Praia de Crosby ao norte de Liverpool oferece quilômetros de costa arenosa e uma instalação de arte única, melhor aproveitada quando a maré está baixa. A obra Another Place, do escultor Antony Gormley, foi internacionalmente aclamada e abrange uma coleção de 100 esculturas de ferro em tamanho real, concentradas em um trecho do litoral de aproximadamente três quilômetros na direção do pôr do sol.

Costa de Cumbrian

Os impressionantes penhascos de arenito vermelho no patrimônio costeiro da St Bees Head Foto: VisitCumbria
Os impressionantes penhascos de arenito vermelho no patrimônio costeiro da St Bees Head Foto: VisitCumbria

Com quilômetros de litoral calmo, próxima ao lindo Distrito dos Lagos, a costa de Cumbrian tem inúmeras belezas a se descobrir. Primeiramente, explore os impressionantes penhascos de arenito vermelho no patrimônio costeiro da St Bees Head. Em seguida, visite o porto de Whitehaven ou aproveite um passeio panorâmico por Ravenglass e Eskdale Railway para ver castelos históricos e ruínas antigas.

Em conclusão, são tantas belezas e descobertas que fica difícil escolher o que ver fazer. Dessa forma, eu lhe pergunto: o que você achou do Caminho da Costa da Inglaterra? Qual trecho lhe chamou mais a atenção? Conta para a gente nos comentários.

Gostou deste post? Então, compartilhe! Também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Foto de capa: amanhecer acima da vila de Mevagissey, na Cornualha Foto: ©VisitBritain

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *