Mykonos: as melhores dicas para curtir a ilha mais animada da Grécia

by

Já faz um bom tempo que ensaio escrever sobre a viagem que fiz à Grécia. Destino que ganhou o meu coração e ao qual ainda quero voltar. E quando publiquei o post sobre qual ilha grega mais combina com a sua personalidade, me vi na obrigação de iniciar uma série de textos sobre esse país e os lugares que visitei. Principalmente porque está cada vez mais fácil e acessível chegar lá, sem contar que se tem um lugar que ocupa o imaginário de qualquer mortal, este é a Grécia.

Também pudera: sua história é milenar, é a terra de Alexandre o Grande, Pitágoras, Sócrates, Platão e Aristóteles; lugar onde a Democracia foi concebida e ainda onde também se originaram as olimpíadas.

Este talvez seja o país mais importante para traçar a narrativa de formação da sociedade e do homem moderno. Nenhuma outra viagem, acredito, tenha ido tão longe ao berço da cultura, da história e da filosofia.

Além do que, tem centenas de ilhas, divididas em seis grupos: Sarônicas, Cíclades, Jônicas, Espórades, do Dodecaneso e do Nordeste do Mar Egeu, todas cercadas por um mar azul turquesa de babar.

O arquipélago das Cíclades é o que ostenta as ilhas mais populares, de maior beleza e agito. Então, não precisa nem dizer para onde eu fui, não é? Mykonos e Santorini foram os meus destinos por quase uma semana, depois de três dias passeando por Atenas.

Nesse post, eu vou falar sobre Mykonos, onde encontramos praias lindas e uma noite para ninguém botar defeito. Seu carisma é único e, a cada temporada de verão, ela consegue se reinventar, deixando seus visitantes sempre encantados.

Na mitologia grega, Mykonos é nome dado ao filho de Apolo, deus da luz e do sol. Mas hoje a história mudou. O menino cresceu e, para a alegria de quem ali chega, caiu na balada. Embora já tenha sido um refúgio para alta sociedade, atualmente, a ilha tornou-se a Acrópole dos destinos de festa.

Chegando à Mykonos

A capital da ilha, Chora, em grego, ou Mykonos Town, em inglês, como é popularmente chamada, é a porta de entrada. Fica a cerca de cinco horas de ferry do Porto de Piraeus, em Atenas; ou apenas 30 minutos de avião. Esta última foi a minha opção.

As principais companhias marítimas que ligam o continente à ilhas gregas são : Blue Star Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Anek Lines.

Já as companhias aéreas mais utilizadas são as gregas Aegean e Olympic Air.  Pesquise e garanta agora a sua passagem aérea para a Grécia e as Ilhas Gregas.

Abaixo, imagens do trajeto e o momento em que eu estava pousando em Mykonos.

Para se deslocar até o centro da cidade, fica a dica: tanto do porto como do aeroporto, a maioria dos hotéis costuma oferecer transferes gratuitos para os hóspedes. Informe-se ao fazer a sua reserva.

A graciosa Chora, capital de Mykonos

Chora ou Mykonos Town é famosa pela atmosfera cosmopolita, pelas lojas de griffe, pela movimentada vida noturna e pelas casas brancas e igrejas com cúpulas azuis e moinhos de vento.

A capital de Mykonos é, na verdade, um grande labirinto, e eu tenho certeza que você não se incomodar nem um pouco de se perder por ali, diante de ruas e becos tão charmosos, boa parte somente para pedestres.

As casas são todas branquinhas, de janelas azuis (em sua maioria) e bastante floridas, com muitos buganvílias. Confira na galeria de fotos a seguir.

Quando visitar

A melhor época para visitar Mykonos vai entre de maio a outubro, meses mais quentes. Nos outros meses a ilha praticamente fecha as portas, devido aos ventos e às chuvas.

A alta estação se concentra nos meses de julho e agosto, auge do verão europeu, o que se traduz em lugares lotados e preços mais altos.

Então se você quiser fugir desses extremos, procure viajar no meses que se avizinham da temporada: maio, junho, setembro ou outubro.

Quantos dias ficar

Eu fiquei três dias em Mykonos e deu para aproveitar muito bem. Se o tempo e o bolso tivessem deixado, eu teria esticado a estada. Para quem quer curtir com calma, relaxar no azul do Mar Egeu, sem pressa, acredito que mais um ou dois dias estariam de bom tamanho.

Onde se hospedar em Mykonos

Para melhor aproveitar todas as possibilidades da ilha, sugiro hospedar-se em Chora ou nos arredores. Do centro, partem ônibus para todas as praias a cada meia-hora (as passagens são baratas).

Além do que, ali dá para sair para jantar, curtir a balada e voltar com segurança para o hotel.

Eu me hospedei no Poseidon Hotel Suites, a cinco minutos caminhando do centro e com bom custo-benefício. A piscina é linda, meu quarto tinha vista par o mar e o café da manhã mais parecia um almoço de tão farto.

Poseidon Hotel Suites Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Porém, você poderá ver mais hotéis com descontos em Mykonos, incluindo as praias mais distantes. Se as reservas dos hotéis forem feitas com bastante antecedência, os preços parecerão bastante convidativos.

Como circular pela ilha

Em Chora, o melhor é fazer tudo a pé. Para chegar às praias longe da cidade, você poderá tomar um dos ônibus que partem do centrinho ou, para ter mais liberdade, poderá alugar um carro ou mesmo um quadriciclos. Pesquise preços e alugue aqui. Táxis são raros Mykonos.

As melhores praias de Mykonos

As praias mais disputadas são Platys Gialos, mais próxima à Chora, sendo a indicada para famílias relaxarem sob sol e aproveitarem um banho de mar; Paradise, pelo agito, com DJs esquentando ainda mais as suas areias da tarde ao anoitecer – experimente o Tropicana Club -; e Super Paradise, eu diria mais chique e exclusiva, com preços correspondentes ao que oferece. Esta tem também área para nudismo.

Além dessas que eu visitei, com tempo, poderá esticar a Ornos, Kapari, Psarou, Aggia Ana, Paraga, entre outras.

Onde ver o pôr do sol

Não deixe de curtir o pôr do sol em Little Venice, área de Chora onde a água bate nas construções. Guarda uma leve semelhança com Veneza, recebendo então esse nome, fazendo uma alusão à cidade italiana.

Sentar em um dos seus inúmeros cafés ou bistrôs para um bom vinho, ou um coquetel, a olhar os famosos moinhos de vento é o que há.

Também vale ver o entardecer atrtavessando a baía e se posicionando justamente onde estão os tais moinhos. Enfim, encontre o seu lugar e desfrute de belas vistas!

Para curtir a noite

Ao anoitecer, deixe-se levar pelos sabores dos diversos restaurantes que pipocam no centrinho de Chora. Em seguida, não perca a pose caindo em uma das badaladas pistas de dança dos bares e discos. Um “must have to go”!

A balada começa no Skandinavian Bar e Disco, há anos é considerado um dos melhores do mundo. Ocupa um quarteirão inteiro no centrinho de Chora e é composto por dois pequenos bares e um pátio ao ar livre, além de uma discoteca no andar de cima.

Está situado no meio de um cruzamento de pedestres e é o ponto de encontro social das Cíclades. Este é o lugar de reunião padrão para conectar-se com pessoas que você encontrou na praia e quando todos começam suas festas noturnas.

Outra opção é circular pelas ruelas e becos da cidade. Há muitos lugares para se divertir. O entra e sai dos bares é constante.

Dica esperta! No centro de Chora, para ingressar nos locais onde se dança, não é preciso pagar entrada. Outra barbada, é que uma vez nas discos da cidade, você pode consumir no bar local ou simplesmente adquirir sua bebida nos pequenos mercados das redondezas pagando a metade do preço e retornar para dançar! Não, eles não se importam com isso, se é o que você está imaginando.

Já tarde da noite, a pedida é retornar à Praia Paradise. Ali está a Cavo Paradiso, disco onde costumam tocar os DJs mais famosos do mundo. Conhecida por disputar com Ibiza festas pra lá de eletrizantes.

A casa fica em um local incrível, no alto de uma encosta, de frente para o mar. O ambiente é realmente um espetáculo. Uma piscina emerge no meio da pista de dança.

Por essas e outras, é que em Mykonos a cena excede a vida noturna de muitos outros destinos, onde as noites não terminam nunca. Tem como não se apaixonar por um lugar como esse?

Passeios em Mykonos

Com tempo, além de percorrer as praias e curtir o agito, se você gosta de mitologia grega e história antiga, vale muito a pena dar um pulo no Sítio Arqueológico de Delos, que fica na Ilha de Delos, bem ao lado de Mykonos.

Delos é considerada o centro das Ilhas Cíclades e, segundo a mitologia grega, o local de nascimentos dos gêmeos Ártemis e Apolo, filhos de Zeus com uma mortal. Ali encontramos o Templo de Apolo.

Para visitar o sítio arquerológico, existem várias excursões de meio dia saindo de Mykonos. Uma das mais procuradas pode ser reservada aqui. Veja mais opções de passeios em Mykonos a seguir.

 

E aí, está esperando o que para viajar? Aproveite as nossas dicas e resolva aqui mesmo a sua viagem. Saiba como a seguir. Dessa forma, você vai nos ajudar a manter esse trabalho, não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *