Sonha com a Grécia? Descubra qual ilha grega mais combina com você

by

A Grécia foi um dos lugares mais incríveis que eu já visitei. O maior atrativo é a sua história milenar, no entanto, outro forte motivo para conhecê-la são as suas ilhas cinematográficas. Os inesgotáveis arquipélagos gregos são a pura tradução do paraíso. Pode ser no mar Egeu, Jônico ou no Mediterrâneo, pois os três banham o país, a cor será sempre azul.

Ao todo (pasme!) são mais de duas mil ilhas, das quais em torno de apenas 100 chegam a ser habitadas, divididas em seis grupos: Sarônicas, Cíclades, Jônicas, Espórades, do Dodecaneso e do Nordeste do Mar Egeu.

Mas com uma essa vasta coleção de ilhas, cada uma mais bela do que a outra, é impossível visitar todas em uma mesma viagem, o que torna, bem difícil, escolher qual ou quais priorizar em uma primeira visita.

Da única vez que eu estive em território grego, coloquei no meu roteiro, além de Atenas, a sua capital, apenas duas ilhas: Mykonos e Santorini, ambas no arquipélago das Cíclades. Foram dias para jamais serem apagados da memória!

Mas e você, aonde acha que deveria ir? Afinal, cada um tem seu gosto pessoal e estilo. O que foi bom para mim poderá não ser para você. Então, se você não sabe qual ilha vai atender às suas expectativas, eu acho que tenho algo que poderá lhe ajudar.

Nas constantes pesquisas e estudos que faço sobre destinos, acabei me deparando com um artigo do site Culture Trip, startup global especializada em viagens e entretenimento, que afirma que há uma ilha grega para cada tipo de personalidade. Será que eles acertaram na indicação e conseguirão apontar a ilha ou as ilhas para sua viagem à Grécia se tonar as férias dos seus sonhos? Confira!

Pesquisando voos para a Grécia? Compare preços e compre aqui.

Garanta agora a sua hospedagem nas ilhas gregas.

Não esqueça do seu seguro viagem. Ele é obrigatório para entrar na Europa. Cote e contrate aqui

Quer deixar todo mundo babando na redes sociais durante a viagem à Grécia? Garanta agora seu chip para celular com internet ilimitada

Para quem adora agito e sofisticação

Mykonos é o seu lugar! Passe o dia relaxando nas belas praias, com sua bebida na mão e ao cair da tarde dance ali mesmo nas areias ao som de Djs. À noite, essa turma se muda para os bares e boates, principalmente em Chora, a capital, agitando até ao amanhecer.

Mykonos Foto: Evan Roussos por Pixabay

Para a galera mais alternativa

Ios deve ser o seu destino. Vizinha de Mykonos, essa ilha , em bora possua uma grande vida noturna, mantém uma atmosfera bem mais descontraída.

Ios Foto: Olle August por Pixabay

Para os apaixonados

Santorini (foto de capa) é a ilha grega mais indicada. Não é de estranhar que é um dos destinos favoritos para casamentos. O Cenário realmente favorece! As casinhas brancas debruçadas sobre os penhascos, com o mar azulíssimo lá embaixo, torna o lugar incrível!

Não perca o pôr do sol na cidade de Oia (se pronuncia Ia) e as praias Branca e Vermelha (acessíveis de barco), assim como também a praia de Perissa, de pedra vulcânica.

Santorini Foto: Mikele Designer por Pixabay

Para uma jornada espiritual

Eleja Patmos. Essa ilha guarda forte atmosfera religiosa, dominada pelo Mosteiro de São João e a Gruta do Apocalipse, onde o apóstolo supostamente recebeu a revelação do fim do mundo.

Embora se assemelhe às vizinhas, com as construções caiadas de branco e mar azul-turquesa, é bastante calma e perfeita para quem procura umas férias tranquilas e relaxantes.

Patmos Foto: Divulgação

Para os naturistas

Se você é adepto do nudismo, Gavdos é o seu lugar! Ainda não é uma ilha famosa entre os estrangeiros, mas adquiriu fama me meios aos gregos como o destino dos naturistas.

Localizada ao sul de Creta, possui uma pequena população de cerca de 50 residentes permanentes. Enquanto as comodidades são básicas, sua população sobe para mais de 3.500 pessoas durante o verão, a fim de acampar nas muitas praias bonitas.

Gadvos Foto: Divulgação

Em busca da praia perfeita?

Zakynthos é tudo o que poderá querer. De longas praias de areia a baías e enseadas escondidas, a ilha, com um interior verdejante, margens escarpadas e aldeias tranquilas, oferece uma grande variedade de locais para se bronzear e curtir o do pôr do sol.

O mais famoso point da ilha é Navagio Beach (foto).

Navagio Beach, Zakynthos Foto: Pexels por Pixabay

Para os mais tradicionais

Se tudo o que você quer são casas e igrejas ensolaradas com cúpulas azuis brilhantes, bem a cara da Grécia, siga direto a Paros.

Esta pequena joia das Cíclades tem tudo isso. Além de praias intocadas, aldeias pitorescas com ruas estreitas e casas cobertas de buganvílias coloridíssimos!

Paros Foto: Divulgação

Procura história?

Rhodes e Creta são os lugares certos! O primeiro é lar do famoso Colosso, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Rhodes tem uma bela cidade medieval listada na Unesco, onde você poderá admirar essa herança cultural mista. Por lá,tem uma Acrópole onde você encontrará os restos de um templo dedicado à deusa Atena.

Rhodes Foto: Greg Montani por Pixabay

Creta foi onde viveu a civilização minoica. Lembra do minotauro? Pois bem, explore o palácio minoano de Cnossos e as ruínas da antiga cidade minoica de Gournia.

Você pode até mesmo passear na caverna sagrada de Zeus, onde Rhea deu à luz ao deus e o escondeu durante seus anos de infância.

Creta Foto: Albrecht Fietz por Pixabay

Ama arquitetura?

Opte por Corfu. C centro histórico dessa ilha é um paraíso para os entusiastas da arquitetura. Os múltiplos povos invasores deixaram sua marca na ilha, que possui uma rica mistura cultural de influências bizantinas, venezianas, turcas e francesas.

No resto da ilha, com suas praias exuberantes, olivais e planícies, você encontrará aldeias autênticas e uma rica e deliciosa culinária local.

Corfu Foto: Jeff Nott por Pixabay

Para quem quer se desconectar

Aglomerado de ilhas ao largo da costa de Samos e Ikaria, surge Fourni, a principal delas, totalmente intocada e ideal para quem procura se desconectar do mundo.Tem belas praias isoladas, um ambiente acolhedor e uma rede de trilhas.

Fourni Foto: Divulgação

Para os mais chegados em aventura

A ilha de Samothrák (ou Samotrácia), pouco explorada, é super indicada para aqueles que estão à procura de atividades cheias de adrenalina. Penhascos, cachoeiras, formações geológicas acidentadas, escaladas, caminhadas e canoagem são facilmente realizáveis no local.

E não pense que as cachoeiras estão lá apenas para parecer bonitas. Vá todo o caminho até o topo e rappel através deles para voltar para baixo.

O mergulho nas águas azuis é igualmente interessante, especialmente na parte sul da ilha, onde abundam cavernas submarinas.

Samothrák Foto: Divulgação

Uma alternativa é Kythira, um dos segredos mais bem guardados da Grécia. Esta pequena ilha ao largo da costa do Peloponeso é um paraíso verdejante abençoado com a beleza selvagem.

Com colinas escarpadas e picos agudos , perfeitos para caminhadas, cascatas, lagoas azul-turquesa e praias imaculadas, esta ilha pura sedução!

Kythira Foto: Divulgação

Quando visitar as Ilhas Gregas

Antes de decidir quando viajar para a Grécia, é bom ficar atento ao clima. Como a Europa está no hemisfério norte, quando no Brasil é verão lá é inverno e vice-versa.

Portanto, nada de achar que vai pegar praia em pleno o mês de janeiro, pois tudo que vai encontrar é muito frio e chuva. Fora da temporada as ilha praticamente fecham as portas.

Dado às chuvas e aos ventos, os ferries que ligam Atenas às ilhas e circulam entre estas chegam operar em pouquíssimos horários ou até mesmo interrompem o serviço, assim como a quantidade de voos diminui bastante.

Assim, se você quer ver a beleza das Ilhas Gregas e aquele mar azul de tirar o fôlego, a melhor época para ir é entre os meses de maio e outubro. Com a alta estação se concentrando nos meses de julho e agosto, auge do verão europeu, meses em que o calor é insuportável, tudo está lotado e os preços nas alturas.

Para fugir desses extremos, a dica é apostar nos meses que beiram a alta estação: maio, junho, setembro e outubro. Os dias são mais longos que no inverno, faz calor durante o dia, os estabelecimentos estão funcionando, boa parte dos ferries já opera nos mesmos horários do verão e não é difícil achar voos extras.

Como chegar às Ilhas Gregas

De ferry boat

Normalmente, a maneira mais econômica de chegar às ilhas da Grécia é via marítima, partindo de Atenas, a capital do país. Os ferries possuem duas modalidades: os convencionais e os de alta velocidade (High Speeds), mais caros.

No entanto, não é a forma mais rápida de chegar. Para você ter uma ideia, com esse meio de transporte, uma viagem a Mykonos fica em torno de cinco horas e a Santorini de oito horas, se optar pelos barcos mais velozes.

As principais companhias marítimas: Blue Star Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Anek Lines.

De avião

Para deslocamento entre Atenas e as ilhas, as companhias mais utilizadas são as gregas Aegean e Olympic Air. Apenas Mykonos, Corfu, Creta, Rhodes, Santorini, costumam ser regularmente atendidas por via aérea.

Pesquise e garanta agora a sua passagem aérea para a Grécia e as Ilhas Gregas

Para se deslocar entre as ilhas minha dica é usar os ferry boats, pois para viajar entre elas por via aérea tem um inconveniente: geralmente, para ir de uma ilha a outra os vôos incluem uma conexão em Atenas.

Por exemplo: para ir de Mykonos a Santorini, que são ilhas próximas, de avião, você tem que ir primeiro a Atenas, trocar de aeronave e, só então,seguir para a segunda, o que torna a viagem mais longa e mais cara.

Contudo, no verão, existem companhias menores e de baixo custo que costumam operar voos entre as ilhas.

Visto, seguro viagem e vacinas

Os brasileiros que viajem à Grécia a turismo podem entrar no país apenas com o passaporte com validade de no mínimo três meses a contar da data de saída do destino, desde que a estada seja de no máximo 90 dias.

Nenhuma vacina especifica é necessária para ingressas no país, mas por fazer parte do Espaço Schengen, é obrigatório a contratação de um seguro viagem.

Faça agora a cotação e encontre os melhores preços com desconto entre as principais seguradoras do Brasil.

E aí, que ilha ou quais ilhas gregas mais combinam com você? Conta para a gente aí no comentários.

Gosta do nosso trabalho? Então, que tal nos dar uma força para poder continuá-lo? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *