Livro de rua em Fortaleza vira edição de bolso

by

Já há algum tempo, vejo intervenções urbanas bem diferenciadas pela capital cearense. Elas chamaram a minha atenção por terem, além das ilustrações, um viés literário. No entanto, o que eu não imaginava é que se tratava de um livro “impresso” nas ruas de Fortaleza. Aliás, um conceito completamente novo para mim. O livro de rua Cidade Iracema, nome da obra, teve a primeira edição em 2015. Segundo o organizador, Sivirino de Caju, a inspiração veio das técnicas do grafite. A propósito, este livro de rua em Fortaleza é primeiro do gênero no país. Sendo que, em 2020, ganha uma segunda edição. Agora, no formato de bolso.

Em 2015, o livro de rua em Fortaleza Cidade Iracema nasceu em formato de publicação aberta. Cada intervenção medindo 1,80m de largura por 1,20m de altura. No total, foram 50 poemas e 50 ilustrações “impressos” nas paredes e muros da cidade. Ao passo que para serem vistos/lidos, você precisaria, ao invés de virar a página, passar de rua, passar de bairro.

Dessa forma, o percurso poético passeou pelos caminhos nativos da cidade. Por exemplo, rios, lagoas e praias. Contudo, explica Caju, foi inevitável a passagem por outros logradouros fortalezenses. A saber, o centro histórico, redutos de boemia, avenidas engarrafadas e ruas empilhadas de casas das periferias.

“O livro de rua retrata essas paisagens, expressa essas poéticas, legitimando também a literatura como arte de rua“, ressalta Caju.

Com efeito, eu achei a ideia sensacional! Decerto, inspirará um passeio turístico por Fortaleza. Um tour totalmente diferente do convencional.

Afinal, será possível mergulhar no cotidiano da cidade. De modo a ver e sentir as suas belezas. Mas também, seus desafios. Ao mesmo tempo, constrói-se uma conexão mais humana e afetiva com o destino.

A 2ª edição do livro de rua

Agora no formato de bolso, cada intervenção vira literalmente uma página. Contudo, registrada por meio de fotografias e localizações. Prontas para serem redescobertas e revisitadas. A propósito, os trabalhos estão espalhados em mais de 40 bairros.

Desse modo, é uma leitura que pode ser levada com a gente. Enquanto nos deixamos caminhar pelas ruas da cidade. Enquanto vemos, in loco, a criação dos artistas.

Com uma tiragem de 1.000 exemplares, o livro de rua em fortaleza no formato de bolso foi organizado por Sivirino de Caju. Sendo que a coordenação coube a Evenir Moura. Já o design gráfico é de Hector Isaías.

Logo abaixo, eu compartilho um pequeno vídeo, com o intuito de mostrar uma das intervenções artistico-literárias.

Como obter o seu

Para adquirir o seu exemplar, você poderá se dirigir à FreeLancer Discos. O endereço é Av. Emília Gonçalves 1344, bairro Quintino Cunha, Fortaleza, Ceará. O telefone é (85) 98787-9214. Sendo que eles também fazem entrega. É só solicitar. O exemplar custa R$ 25.

Porém, se você vive em outra cidade brasileira e deseja comprar um exemplar do livro de rua em Fortaleza no formato de bolso, basta entrar em contato. Isto pode ser feito pelos perfis do projeto no Facebook e no Instagram.

Na verdade, eu acredito que projetos como esse, um híbrido de gestação da literatura e incorporação das artes visuais, deveriam servir de inspiração para mais cidades.

Por esta razão, eu resolvi indicar e ajudar o projeto. Em contrapartida, aos artistas de rua também. Um trabalho feito com tão poucos recursos.

E aí, gostou da nossa dica sobre o livro de rua em Fortaleza? Então compartilhe. Ao mesmo tempo, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui.

Para isso, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Do mesmo modo, quando for viajar lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

1 Response
  • Teresa Monteiro
    setembro 18, 2020

    Anchieta adoro o seu blog. Essa Ideia do livro de rua é maravilhosa. A arte é indispensável a uma vida mais civilizada. Continue informaram alegrando e inspirando.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *