Sem filas: turistas brasileiros agora têm Tax Free digital em Portugal

by

Está aí uma boa notícia para os turistas brasileiros que visitam Portugal! A partir deste mês, quem viajar para terras lusitanas e fizer umas comprinhas por lá poderá solicitar o Tax Free – a devolução parcial dos impostos embutidos nos valores de compras – de forma digital, acabando, assim, com a necessidade de pegar filas junto às autoridades tributárias nos aeroportos do país.

Quem já precisou pedir o reembolso do Tax Free no Aeroporto de Lisboa, por exemplo, sabe como a gente perde tempo, devendo chegar com bastante antecedência do embarque para cumprir todos os trâmites. Veja a seguir como é atualmente e como passa a ser com o novo processo.

Como é hoje

Depois de passar no balcão da companhia aérea para fazer o check-in, é preciso se dirigir com a bagagem para um posto de atendimento da aduana para conferência das notas fiscais e dos itens adquiridos, obtendo, por sua vez, o carimbo das respectivas notas.

A fila costuma não ser pequena e exige que cheguemos ao aeroporto com bastante antecedência se quisermos, de fato, o reembolso.

Mas não para por aí. De posse das notas carimbadas, só depois de passar pelo controle de Raio X, é que efetivamente vamos receber a devolução do imposto, ao comparecer ao posto de pagamento do Tax Free.

Como vai funcionar

Chamado eTax Free, o novo processo permite que os turistas façam a validação instantânea do reembolso do IVA (imposto sobre as mercadorias compradas em solo português) nos diversos quiosques eletrônicos disponíveis nos aeroportos de Portugal (Lisboa, Faro e Porto).

Na verdade, esse processo se inicia ainda no momento da compra nas lojas associadas à rede Global Blue, principal empresa na gestão de operações Tax Free no mundo, quando a gente apresenta o passaporte e obtém o formulário que dá o direito ao reembolso posteriormente.

Daí, ao chegar em um dos quiosques eletrônicos da empresa nos aeroportos, o viajante escaneia seu passaporte e o cartão de embarque e a informação é enviada automaticamente à autoridade tributária portuguesa.

Se o pedido for aprovado pelo órgão, uma luz verde acenderá no quiosque e então basta seguir até o balcão da Global Blue, que fica logo depois ao controle de Raio X, para receber o valor do reembolso.

Em caso de sinal vermelho, vai ser necessário se dirijir primeiro ao balcão da alfândega portuguesa para a inspeção da bagagem, para só então ser liberado e poder receber a devolução do imposto.

Brasileiros estão entre os principais compradores

De acordo com a Global Blue, viajantes do Brasil, Angola, Moçambique, China e Estados Unidos são os que mais contribuem para o turismo de compras em Portugal.

E nesse rol, o brasileiro é o segundo que mais consome por lá, atrás apenas do angolano, e gasta em média US$ 276 por compra. Os chineses, por sua vez, lideram o valor da compra média, com US$ 788.

E você, já fez alguma vez Tax Free em Portugal? Conte aí nos comentários a sua experiência e o que achou da novidade!

Vai a Portugal? Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho e quer nos dar uma força a fim de poder continuá-lo, vou aproveitar para lembrar que temos uma série de parcerias que lhe ajudam a organizar a sua viagem com o melhor custo-benefício.

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já agradeço de coração. Confira!

Para procurar voos baratos para Portugal, acesse nossos parceiros de passagens aéreas PassagenspromoVoopter ou Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve aqui seu hotel ou hostel e tenha uma estada com o melhor preço. No Booking, há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 12 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você quiser viajar o tempo todo conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais de 140 países. Compre aqui.

Pretende viajar de trem em PortugalReserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já os seus bilhetes!

Procura por passeios e atividades turísticas? O Get Your Guide pode lhe ajudar a encontrar e tudo em português. Acesse aqui e confira!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Experimente o nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *