Três celebrações natalinas curiosas na América Latina

by

Como todo bom desbravador, estou sempre a correr atrás de novidades. E como estamos na semana do Natal, resolvi compartilhar com você lugares onde as tradições natalinas diferem, de alguma forma, daquelas que estamos acostumados. Embora em toda a América Latina a noite de Natal seja bem parecida, há lugares com algumas peculiaridades. Descubra, a seguir, três celebrações natalinas curiosas no nosso continente.

Primeiramente vamos ao Chile, onde, no Natal, se deseja Feliz Páscoa. É comum ouvir o chileno dizer “Pascua” (Páscoa) em vez de “Navidad” (Natal). Isso ocorre porque ambas as datas, que comemoram o nascimento e ressurreição de Cristo, levam o nome de Páscoa.

Dessa forma, a fim de diferenciar o Natal da Páscoa, que ocorre em abril, aquela é chamada de “Pascua de Resurrección” e as crianças dizem “Pascua de Conejitos” em referência ao coelhinho da Páscoa.

Vai viajar nesse período de festas? Então, não esqueça do seguro viagem! Ele é garantia de proteção e tranquilidade para você e a sua família, ainda mais em tempos de pandemia. Leitores do Blog Andarilho têm 15% de desconto na compra clicando aqui.

Dia de las Velitas

Agora, desembarcamos na Colômbia, onde, na época do Natal, temos o “Caminho iluminado”. A saber, no dia 7 de dezembro, “Día de las Velitas” (foto de capa), as famílias saem às ruas para acender muitas velas pequenas com o intuito de iluminar o caminho da Virgem Maria.

O objetivo é que ela venha abençoar as suas casas. A propósito, o cenário de diversas luzes brilhando pelas ruas é algo extraordinário.

Outro ponto interessante é que, apesar da influência do Papai Noel, as crianças tradicionalmente esperam receber presentes não do bom velhinho, mas sim do Menino Jesus.

Um pouco mais acima, chegamos ao México. Ali, temos as “posadas”. A saber, esta tradição é, na verdade, uma série de encontros que acontecem nos 12 dias que antecedem o Natal.

No período, os mexicanos recebem amigos, parentes e vizinhos para orações, danças, celebrações e o convívio junto ao presépio e ornamentos coloridos.

Ao mesmo tempo, as pessoas também se reúnem para participar de gincanas, incluindo a brincadeira de quebrar pinhatas, ou pichorras, com doces dentro.

E aí, o que você achou dessas três celebrações natalinas curiosas na América Latina? Conta para a gente nos comentários. E se gostou desse post, compartilhe!

E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente nosso conteúdo. Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que mais podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Com informações da revista Vamos/Latam.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *