Viajar nos deixa mais inteligentes? A ciência afirma que sim

by

Existem milhares de formas de gastar dinheiro, mas, definitivamente, nem todas são capazes de elevar o nosso QI. Além do investimento em educação, viajar é outra modalidade que traz resultados que vão além da diversão, do descanso e alívio do estresse. Você sabia que viagens nos deixam mais inteligentes? É o que aponta um número crescente de estudos científicos. Segundo a ciência, quem viaja mais faz parte do grupo das pessoas mais inteligentes do mundo!

Embora viaje bastante, eu não me considero mais inteligente do que a média  (longe disso!), mas tenho que reconhecer que tantos anos de estrada, passando por quase todos os continentes e tendo contato com diferentes culturas, me trouxeram muitos benefícios cognitivos, como maior capacidade de adaptação a diversas situações e ambientes, rapidez de raciocínio e na solução de problemas.

Há estudos, inclusive, que falam sobre impactos positivos das viagens até sobre a nossa carreira. “Quanto mais viajamos e mais culturas conhecemos, mais lições e pontos de vista se leva para as ofertas de emprego que surgem no caminho profissional de cada um”, atestam os especialistas no comportamento humano.

O mais recente desses trabalhos é uma pesquisa realizada pelo professor de comportamento organizacional do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD), William W. Maddux. Ele chegou à conclusão que os indivíduos que tiram um tempo para viajar e se envolver com novas comunidades terão um maior número de ofertas de trabalho, graças às aprendizagens multiculturais.

Em uma matéria publicada pela Forbes, ele explicou que o seu estudo prova que há um elo de ligação entre a capacidade de uma pessoa se adaptar a novas culturas e a vontade que se tem em reconhecer boas perspetivas sobre uma determinada questão.

“Quando indivíduos são expostos a um mesmo ambiente multicultural, é a sua abordagem psicológica e o envolvimento com diferentes culturas que determina o crescimento da sua capacidade de integração e o aumento das oportunidades profissionais”, afirma.

E a pesquisa de Maddux não é a única que atesta os benefícios cognitivos das viagens. Outro estudo, um pouco mais antigo, de 2009, do Journal of Personality and Social Psychology (Revista de Personalidade e Psicologia Social), descobriu que os estudantes que viviam no exterior eram 20% mais propensos a resolver uma tarefa informática do que aqueles que simplesmente ficaram no seu país de origem.

Ao mesmo tempo, mais uma pesquisa, esta de 2015, mostrou que pessoas que simplesmente olharam para uma fotografia de natureza durante 40 segundos, melhoraram significativamente o seu desempenho na tarefa seguinte, apenas imaginando viajar para um destino natural. Impressionante, né?

E os benefícios oriundos de viajar não se limitam apenas ao campo do conhecimento. Quem viaja mais também se mostra mais criativo e mente aberta, sendo consequentemente mais bem-sucedido no que faz.

De acordo com a ciência, quando viajamos, nossos sentidos se tornam completamente revitalizados. Isto porque, deixamos pessoas próximas e a nossa casa de lado e nos forçamos a não apenas a explorar um mundo totalmente novo, mas também a nos conhecer mais interiormente e a descobrir mais sobre nós mesmos.

Veja como viajar expande a nossa mente

Nosso cérebro fica mais poderoso

Viagens ajudam a alimentar o cérebro para funcionar em um nível mais alto. Há um estudo que mostra que os aposentados que viajam têm taxas 75% maiores de estimulação mental e 82% maior capacidade de “fazer coisas”, contra 57% dos que não viajam.

Os autores desse estudo recomendam que “as empresas incentivem o uso do tempo de férias como forma de melhorar a saúde e o bem-estar no local de trabalho”.

Ficamos mais criativos

Observar a grandiosidade e a beleza estética da Torre Eiffel (Paris) ou da Sagrada Familia (Barcelona), por exemplo, não se configura apenas como diversão. Na verdade, enriquece a nossa própria imaginação. Quanto mais tempo passamos em outros países, mais criativos podemos nos tornar.

A adaptação a novos cheiros, gostos e paisagens cria novos caminhos neurais, que possibilitam outras formas de pensar e um maior fluxo de criatividade.

Compreendemos melhor a realidade

Viajar para novos lugares desenvolve nosso senso de realidade. Com novas experiências, ampliamos a compreensão do mundo ao redor e de culturas diferentes, o que pode levar a todos os tipos de benefícios, incluindo sucesso profissional, a exemplo do que mostra o estudo do professor Maddux, anteriormente citado, que prevê um maior número de ofertas de trabalho após um tempo em contato com ambientes multiculturais.

A memória aumenta

Visitar outros países, com diferentes idiomas, ajuda a aumentar a nossa capacidade de atenção e memória de curto prazo.

Tornamo-nos mais fortes ante as vulnerabilidades

Se você já chegou a um país no qual nunca esteve, com conhecimento zero do idioma, da cultura ou das normas sociais, e tem que se esforçar para descobrir como se virar nesse destino, então você sabe o que é vulnerabilidade.

Pode ser assustador no início, mas é a capacidade de pensar e lidar com uma situação que faz a gente perceber o quão forte e capazes nós somos.

Então o que você está esperando? Está na hora de marcar a sua próxima viagem! Não sabe por onde começar? Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer para lhe ajudar.

Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho e o site sempre atualizado.

Monte a sua viagem com a gente

Aqui você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *