Constrangimento de viagem: postar exige sensibilidade

by

Escrever sobre viagem não significa apenas relatar experiências ou sugerir roteiros e atividades. Passa também por fazer uma reflexão sobre a nossa conduta. E se tem um sentimento que se tornou (ou ao menos deveria ter se tornado) mais forte com a pandemia do coronavírus, este é a empatia. Mas por que eu resolvi tocar neste assunto? Você já ouviu falar em constrangimento de viagem ou travel shaming, em inglês?

De fato, a pandemia deu início a uma nova era de constrangimento. A saber, as pessoas são constrangidas por usarem máscaras ou por não usarem; por não observar o isolamento e o distanciamento social; e até por causa do vírus, quando alguém recebe críticas por contrair o coronavírus. Agora, temos o constrangimento de viagem.

Ou seja, o simples gesto de publicar fotos de viagens pode desencadear uma série de comentários ofensivos nas redes sociais e prejuízos também a pontos turísticos, restaurantes e hotéis. Quem o faz entende que pode ter havido uma conduta irresponsável do outro lado da tela. Daí a reação contrária.

Independentemente de saber o que seria o constrangimento de viagem, já faz um tempo que eu não posto no Instagram do Blog Andarilho fotos minhas em restaurantes, hotéis, pontos turísticos, ou de qualquer viagem que seja. Até porque desde que tudo isso começou eu evito sair de casa. Esta é uma decisão pessoal. Afinal, me sinto incomodado de fazer isso em meio a toda esta situação em que vivemos.

Ou seja, procuro encarar com seriedade a importância de respeitar o isolamento e o distanciamento social e o sentimento de quem perdeu amigos e parentes. Na verdade, fico imaginando como quem está do outro lado da tela se sentiria ao me ver levando a vida como se nada estivesse acontecendo.

O pessoal versus o coletivo

No fim das contas, postar durante a pandemia exige um pouco de sensibilidade. E a atenção deve ser ainda maior quanto mais pessoas nos seguem. Principalmente aqueles que não nos conhecem e podem interpretar algum post como alienação.

Resumindo, romantizar a pandemia nunca vai pegar bem, mas também não precisa sentir vergonha de estar pessoalmente realizado, desde que atento ao coletivo.

E aí, o que você pensa sobre constrangimento de viagem e as postagens em redes sociais durante a pandemia? Deixe sua opinião nos comentários. Gostou desse post? Então, compartilhe!

Ao mesmo tempo, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Além disso, quando puder novamente viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Por isso, a gente lhe convida para conferir, logo abaixo, o que podemos fazer por você. Por meio dos nossos parceiros, temos várias dicas e conseguimos descontos exclusivos para a sua viagem!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *