O que fazer em um fim de semana no Rio de Janeiro

by

Um dos destinos nacionais favoritos dos turistas, o Rio se destaca por suas belezas naturais, como o Pão de Açúcar, que deixa seus visitantes sem palavras. Mas também conta com diversos museus, parques e passeios culturais tão imperdíveis quanto! E se você tem apenas um par de dias pela cidade, fica até difícil escolher aonde ir em meio a tantas atividades. Para ajudar nessa tarefa, veja, neste post, o que fazer em um fim de semana no Rio de Janeiro. Assim, dará para aproveitar ao máximo o que a Cidade Maravilhosa tem a oferecer.

Principalmente se você é daqueles que chegam ao Rio sem planos ou um roteiro que inclua algo além do Cristo e das praias mais famosas. Assim, vale apostar nas dicas que seguem.

São pontos nem sempre visitados, mas que valem muito serem incluídos em seu itinerário pela cidade. Portanto, confira, agora, cinco sugestões bacanas sobre o que fazer em um fim de semana no Rio de Janeiro.

1. Santa Teresa

O que fazer no Rio de Janeiro
A multicolorida Escadaria Selarón Fotos: Divulgação

Primeiramente, trazemos um dos bairros mais gostosos do Rio de Janeiro, Santa Teresa, que merece ser incluída em um roteiro pela cidade. É o tipo de lugar que nos dá uma referência de como era o Rio de antigamente. Aqui, o turista respira um ar de pura nostalgia.

Comece o passeio pela multicolorida Escadaria Selarón. Esta é uma ora do pintor e ceramista chileno Jorge Selarón, a escada tem 215 degraus e 125 metros, decorados com azulejos de temas variados.

Após visitar a escadaria, recupere o fôlego e vá até o Parque das Ruínas, local do antigo casarão de Laurinda dos Santos Lobo. Trata-se de uma socialite carioca que realizava várias festas badaladas nas primeiras décadas do século XX. Elas serviam como ponto de encontro para personalidades como Tarsila do Amaral e Villa-Lobos.

2. Jardim Botânico

A Palmeira Imperial é o símbolo do Jardim

É considerado um dos jardins mais bonitos e antigos do país. Caminhar dentre as inúmeras belezas naturais que o Jardim Botânico guarda é um refúgio da correria típica de um centro urbano como o Rio.

Além de um ponto turístico importante, o Jardim Botânico é ainda um instituto de pesquisa e um centro de preservação da Mata Atlântica. Observe que são mais de 540 mil metros quadrados de área cultivada e mais de 3.400 espécies de plantas, de diversas partes do mundo.

Símbolo do Jardim, a Palmeira Imperial pode chegar a uma altura equivalente a um prédio de 15 andares. E esta é apenas uma das atrações do lugar. Aproveite para conferir tudo de pertinho e sem pressa.

3. Parque Lage

Atividades no Rio de Janeiro
Um dos destaques da construção é a piscina com água azulada do pátio interno

Localizado aos pés do Morro do Corcovado, pertinho da lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque Lage também é um passeio super agradável. Isto porque une arte e natureza em um só lugar. Aqui, o visitante vai encontrar uma mansão suntuosa, projetada por Henrique Lage para sua esposa, a cantora lírica Gabriela Besanzoni Lage.

Com ares que lembram a arquitetura romana, um dos destaques da construção é a piscina com água azulada do pátio interno. Aliás, este é lugar favorito dos turistas para tirar foto. Vale destacar que este local, que faz parte do Parque Nacional da Tijuca, abriga ainda a Escola de Artes Visuais, que sempre têm cursos e exposições rolando.

4. Lagoa Rodrigo de Freitas

As montanhas ao redor da Lagoa deixam a paisagem ainda mais bonita

Fazer um piquenique, praticar esportes ou apenas relaxar admirando a vista, esses são alguns dos programas que você pode aproveitar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Se você gosta de esportes náuticos, saiba que a Lagoa é muito procurada para remo e canoagem. Porém, se preferir ficar em terra firme, fazer uma caminhada ou pedalar em seu entorno de 8 km, são ótimas opções.

Em seguida, para se refrescar, faça uma parada em um dos vários quiosques, nas proximidades, para tomar uma água de coco.

Rodeada por montanhas que deixam a paisagem ainda mais bonita, a atração fica localizada na zona sul do Rio de Janeiro. Ao mesmo tempo, a Lagoa também é o nome do bairro em que ela está.

5. Museu do Amanhã

O Museu chama atenção pela sua beleza

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã já se tornou um dos principais programas para fazer no Rio de Janeiro no fim de semana.

Ele tem como proposta ser um museu de ciências diferente. No local, o visitante é convidado a se questionar sobre as mudanças que vivemos e o que esperar do futuro.

A exposição principal é dividida em cinco grandes áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhã e Nós. Todas com atrações interativas, oferecendo mais de 40 experiências para os visitantes, com conteúdo em Português, Espanhol e Inglês.

Com um projeto arquitetônico com ares futuristas, o lado de fora do Museu chama atenção pela sua beleza. Tanto que já virou um lugar queridinho para fotos de quem passa por lá.

E aí, o que você achou dessas dicas? Interessantes, né? Dessa forma, prepare o seu itinerário, reserve um dos hotéis no Rio de Janeiro e tenha um final de semana incrível pela Cidade Maravilhosa!

Post patrocinado. Por esse motivo, o blog não se responsabiliza pelas informações e opiniões aqui expressas.

Resolva aqui a sua viagem

1 Response
  • Pousada em Ilha Grande
    novembro 6, 2020

    Dicas muito boas, faltou falar de ILHA GRANDE-RJ, tbm tem lugares lindos aqui para se visitar!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *