São Paulo de bicicleta: sete tours gratuitos para conhecer a cidade

by

O uso da bicicleta tem se destacado como meio de transporte para conhecer cidades mundo afora, especialmente entre uma nova geração de viajantes, dispostos a interagir com o ambiente e experimentar, com mais intensidade, o que o destino tem a oferecer. Soma-se a isso, o fato de ser mais sustentável e do bem que faz à saúde.

E um destino, aqui mesmo no Brasil, tem despontado nessa direção: São Paulo. A prova é tanta que a capital paulista chega em 2019 com nada mais nada menos do que sete roteiros turísticos pedalando, a fim de atender turistas ou mesmo paulistanos que queiram admirá-la sob outro ponto de vista. Eu, pelo menos desconheço outra cidade brasileira com tantas opções!

Pesquise e reserve aqui seu voo para São Paulo, pagando em até 12X iguais.

Reserve agora seu hotel na cidade. Há várias opções de cancelamento grátis.

Realizados todos os sábados e domingos, dependendo da rota, o mais legal é que os tours são gratuitos e o empréstimo das bicicletas também! Para participar basta escolher o roteiro, fazer a inscrição no site e levar dois quilos de alimentos não perecíveis no dia do tour. Os donativos são repassados para duas instituições que auxiliam centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Tem mais: a iniciativa é super democrática, acolhendo todo mundo. Tem opções para crianças, jovens, adultos, idosos, para quem tem mobilidade reduzida, pessoas portadoras de deficiências visuais e auditivas e até para quem não sabe pedalar. Sensacional, hein?

O roteiro mais recente, iniciado no dia 13 de abril deste ano, tem seis quilômetros de extensão e percorre o chamado Centro Novo de São Paulo, com 21 paradas nas principais atrações da região.

Do Vale do Anhangabaú a Estação da Luz, passando pelo Museu da Língua Portuguesa, o Parque da Luz, as Galerias Olido e do Rock, o Sesc 24 de Maio, o Copan e muito mais, ele acontece sempre aos sábados, saindo da Praça das Artes em quatro horários: 9h, 11h, 13h e 15h. E fique tranquilo, pois segundo a gente apurou, todo o trajeto é feito em rotas planas para ninguém ficar com a língua para fora de tanto pedalar.

E a coisa é organizada, viu? Cada passeio é formado por grupos de no máximo 15 pessoas, acompanhados por dois monitores que, por meio de um equipamento de áudio, contam a história, a cultura e as curiosidades de 21 pontos turísticos encontrados pelo caminho.

Tudo apresentado em português, inglês (para atender também o turista estrangeiro) e em libras (com um tablet acoplado à bike). Idosos e pessoas com mobilidade reduzida também podem participar, pois o projeto conta com um trem de triciclos.

E, como eu já adiantei, não há necessidade de levar bicicleta porque rola empréstimo para os participantes, além de equipamentos de segurança, como capacetes e coletes de identificação.

A rota Centro Novo de São Paulo veio para se juntar às demais já existentes: Parque Ibirapuera (aos sábados), Rota Faria Lima (aos sábados), Centro Velho (aos domingos, podendo participar idosos e quem tem mobilidade reduzida), Avenida Paulista (aos domingos, incluindo apresentação em libras), Vila Madalena (aos domingos, com bicicleta elétrica) e Bike Kids (aos domingos). Para saber os trajetos, horários e demais informações sobre cada rota acesse aqui

Por trás de todos esses passeios está a associação Bike Tour SP, fundada em 2013, que tem o patrocínio de diversas empresas, incluindo fabricantes de bicicletas, empresas de acessórios, hotéis, instituições financeiras e do governo municipal e estadual.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *