Descubra se o seu celular funciona no exterior e não passe aperto

by

Na era do 4G da telefonia móvel, e a poucos passos da próxima geração, estamos tão acostumados a estar o tempo todo conectados que torna-se bem difícil (eu diria até impossível) ficar longe da tela do smartphone quando estamos viajando. A lazer ou a trabalho, o celular é um excelente companheiro de viagem. E para que ele não nos deixe na mão, principalmente quando estamos no exterior, é preciso saber se ele vai funcionar fora do Brasil.

Esse é o tipo de questionamento que ninguém faz, porque temos a mania de achar que a tecnologia não vai nos deixar na mão quando mais precisamos, e adivinha o que acontece? Ela deixa!

Prematuramente, nesses casos, logo depositamos a culpa no chip, seja ele o da nossa operadora habilitado para roaming internacional, um chip pré-pago adquirido ainda no Brasil para uso no exterior ou mesmo comprado de uma operadora local.

Mas a coisa não é bem assim. Antes de sair condenando o serviço de telefonia móvel contratado, você já se questionou se o seu aparelho está desbloqueado e se é compatível com a rede 3G e 4G do país que vai visitar?

Para quem não sabe as frequências emitidas pelas operadoras mundo afora nem sempre são as mesmas utilizadas por sua operadora no Brasil, e, assim, podem não ser adequadas para o seu aparelho.

Um bom exemplo foi o que aconteceu nos Estados Unidos (EUA). Em agosto de 2017, o país alterou suas frequências e, desde então, alguns modelos de telefone fabricados no Brasil não mais navegam em 4G em território norte-americano por não terem as bandas de LTE agora disponíveis.

Tem mais: algumas operadoras dos EUA deixaram de operar com o 3G. Então, se você vai viajar para lá, só vai ter internet móvel se o seu aparelho possuir pelo menos uma dessas três bandas de 4G/LTE: 2, 4 ou 12. Por isso, para não descobrir na hora do aperto se seu telefone vai funcionar no exterior leia as orientações a seguir.

Sai do Brasil com internet garantida no celular. Consulte aqui planos e preços e adquira logo o seu chip.

Seu telefone é desbloqueado para uso no exterior?

Antes de embarcar, o primeiro passo é saber se seu aparelho é desbloqueado para uso no exterior. Pode parecer impossível nos dias atuais, mas isso ainda acontece.

É muito comum que o viajante chegue ao país de destino, colocar um chip pré-pago para uso internacional ou um chip adquirido localmente e, ao ligar o celular, ele não ser identificado pelo aparelho. Imagina que problemão e que dor de cabeça, hein?

Para isso não acontecer, saiba que é fundamental que você verifique antes de viajar se seu telefone está desbloqueado e vai funcionar em outros países.

Caso você não tenha certeza, vale a pena ligar para a operadora e perguntar. Isso normalmente é feito na central de atendimento ao cliente. Explique para onde vai e eles saberão lhe orientar.

Uma boa pedida, antes de embarcar, é colocar nele outro chip qualquer, para ver como o telefone reage. Se não funcionar você já sabe que tem algo errado.

Saiba as frequências de rede alcançadas pelo seu celular

Como eu mencionei no início desse post, em muitos casos o problema para o celular não funcionar fora do Brasil nem é o chip, mas sim as frequências emitidas pelas operadoras não serem adequadas para o seu aparelho.

Isso pode acontecer mais do que você imagina, normalmente porque os serviços entre os países são muito distintos. Está surpreso? Pois é verdade, o que acaba causando muitos problemas e deixando muita gente incomunicável.

Dessa forma, para saber se o seu celular vai funcionar ou não na frequência do país ou países que vai visitar, analise o modelo do seu telefone e pesquise.

Para obter informações mais precisas sobre as bandas do seu smartphone, a consulta pode ser feita no manual do telefone ou no site do fabricante, em características e configurações do modelo. Veja este exemplo:

Especificações bandas e frequências do Smartphone

Também é possível obter essas indicações verificando o IMEI, combinação numérica única designada para cada telefone, uma espécie de identidade. O IMEI vem informado na caixa, no manual do telefone ou pode ser descoberto nas configurações, acessando sistema e o item que fala sobre o dispositivo. Depois é só entrar em sites especializados em configurações de celular e obter as frequências.

Já para saber as frequências nos países que vai visitar e se o seu modelo atende aos sinais, você pode consultar o site Kimovil.com, que compara especificações de diversas marcas de telefone e possui um verificador de frequências e compatibilidade com várias localidades.

Pronto! Analisando se o seu telefone está desbloqueado e tem as frequências compatíveis com os lugares que vai visitar, você evitará dor de cabeça com comunicação ao chegar ao destino da sua viagem.

O que achou das nossas dicas? Deixe sua opinião ou questionamento no espaço reservado aos comentários. Gosta do nosso trabalho e quer nos ajudar a manter o site sempre atualizado? Veja como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *