União Europeia, Zona do Euro, Espaço Schegen? Entenda a diferença

by

Em todos esses anos escrevendo sobre viagens, tendo contato com muitos viajantes, eu ainda percebo certa confusão quando o destino é a Europa. A diversidade do continente não se restringe apenas à quantidade de países e culturas, mas também na relação política e econômica entre seus territórios e na circulação de residentes e turistas. Quem nunca ouviu falar em termos como União Europeia, Zona do Euro e Espaço Schengen? Pois bem, eles existem, possuem diferenças e merecem a atenção de quem viaja ao Velho Mundo.

Embora todas essas denominações costumem envolver praticamente os mesmos países, é bom não se enganar na hora de fazer referência a elas e ao planejar a sua viagem. Eu vou explicar o porquê.

Em primeiro lugar, antes de todos esses termos existirem temos a Europa propriamente dita, que é a região geográfica em que estão localizados os países de um dos seis continentes do nosso planeta. É uma classificação mais ampla, correspondente àquela que aprendemos nas aulas de Geografia na escola, e que engloba 49 países no total. O maior e mais populoso é a Rússia e o menor e menos habitado o Vaticano.

O que vem a ser a União Europeia

Já a União Europeia (UE) é um acordo político-econômico entre alguns países desse continente, que tem por objetivo estabelecer um mercado comum entre as nações que o integram. Atualmente, são 28 estados-membros. Dessa forma, não é porque um país está na Europa que ele faz parte da UE.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, Reino Unido (em processo de saída da UE), República Tcheca, Romênia e Suécia

Em tempo, Albânia, Sérvia, Turquia, Macedônia e Montenegro estão em processo de negociação para que possam fazer parte.

Países que fazem parte da União Europeia

Até aqui, nenhuma implicação prática na vida de quem viaja à Europa. No entanto, os dois conceitos a seguir é que são elas e devem fazer parte do seu planejamento de viagem.

Entenda a zona do Euro

A Zona do Euro é um conceito que está intimamente ligado à União Europeia e faz referência à união monetária dentro do bloco, ou seja ao uso de uma moeda comum, e como o nome já diz ao Euro.

Portanto, se você for viajar apenas para países dentro da Europa que fazem parte da Zona do Euro, basta trocar reais por euros antes de sair do Brasil e tudo resolvido.

Ao todo, 19 dos 28 países da União Europeia adotam a mesma moeda: Portugal, Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta e Holanda.

No entanto, se a sua viagem se estender para nações europeias onde o euro não circula, precisará trocá-lo pela moeda local, mesmo que este país faça parte da UE.

Exemplo disso é a Hungria, que é integrante da UE, mas não faz parte da Zona do Euro. Dessa forma, ao entrar no país, você deverá trocar euro por forint, a moeda húngara.

O Euro circula atualmente em 19 países Foto: Divulgação

Schengen: o tratado de livre fronteiras

Por fim, temos o Espaço de Schengen, formado por países europeus que assinaram um acordo, o Tratado de Schengen, sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre as nações participantes, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas divisas.

Atualmente 27 países, incluindo quase todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e quatro países que não são membros da UE (Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça), assinaram o acordo de Schengen.

São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Porém, independentemente de não haver controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação, o equivalente à nossa carteira de identidade. Já para os turistas de países não participantes do acordo, a prova de identidade é sempre o passaporte.

E quanto aos vistos? Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus integrantes do Espaço Schengen quando estiverem em visita a turismo por até 90 dias.

No entanto, são obrigados a possuir um seguro viagem com cobertura médica de no mínimo de 30 mil euros. Se tiver de viagem marcada à Europa, você poderá fazer a cotação e ver planos com desconto por meio dos nossos parceiros Real Seguros ou SegurosPromo.

Já o controle da imigração, com checagem de passaporte e demais documentos, é feito uma vez só, no primeiro ponto de desembarque na Europa. Após ter a entrada liberada é permitido circular de um país a outro que seja parte do Espaço Schengen, sem precisar passar pelo controle de imigração novamente.

Por outro lado, viajando para um país fora do Espaço Schengen, verifique sempre junto ao consulado ou embaixada do seu destino para saber os requisitos de entrada. Leia mais sobre esse acordo aqui.

Como podemos ver, Europa, União Europeia, Zona do Euro e Espaço Schengen, embora tenham a ver com o mesmo continente, são conceitos diferentes e que podem ter implicações na sua viagem. Portanto, fique atento para não se confundir!

Gosta das nossas dicas? Então, que tal nos ajudar a manter o nosso trabalho e o blog sempre atualizado? Saiba como a seguir.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *