Saiba como administrar o seu dinheiro em viagem

by

Uma das muitas questões que sempre me colocam tem a ver com a gestão do dinheiro durante uma viagem. Perguntas como “quanto levar”, “como transportar o dinheiro em segurança”, “onde trocar”, “como evitar as elevadas taxas de saque no exterior” são muito comuns. E como este é um assunto importante no planejamento de qualquer viagem, podendo vir a dar dor de cabeça sem o conhecimento necessário, eu resolvi reunir algumas dicas.

Claro que elas não se resumem por si só, as coisas evoluem, novidades sempre aparecem e, com a prática, vamos aprimorando a nossa forma de organizar e administrar as finanças enquanto viajamos.

Mas antes de tudo, você precisa ter em em mente quanto precisa de dinheiro para se manter durante a sua viagem, definindo um orçamento. Afinal, como você vai gerir algo, se não sabe exatamente o que é ou, melhor dizendo, quanto é.

Então, para começar, você precisa identificar a quantia que necessita para fazer essa viagem, ou seja, o quanto precisará gastar para se alimentar, visitar as atrações turísticas que deseja, se locomover no dia a dia, fazer compras etc.

Se a sua opção for viajar por um pacote de viagens, procure saber se já não há refeições e passeios incluídos.

E atenção: lembre-se de que a viagem deve ser compatível com sua realidade financeira, para que tenha condições de arcar com as despesas.

Daí, some tudo e calcule uma margem para imprevistos. Em torno de 20% sobre o valor total está de bom tamanho. Aprenda aqui como economizar dinheiro para viajar.

O fundamental é ter tudo bem calculado e o mais aproximado possível do custo de vida no local, para evitar que você volte de férias endividado. Leia sobre férias sem dívidas aqui.

Agora que estamos prontos, vamos às dicas de como administrar o seu dinheiro em viagem.

Levar dinheiro ou sacar no destino?

É importante ter em mente que sacar dinheiro em caixas eletrônicos no exterior  exigirá o pagamento de taxas. Além do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, seu banco certamente também cobrará pelo serviço.

No caso do IOF, tanto em compras ou saques no cartão de débito e de crédito, o percentual é de 6,38% sobre o valor gasto/sacado em moeda local.

Além disso, se a operação for de compra, você ainda estará sujeito à variação cambial entre o dia da operação, fechamento e pagamento da fatura,

Com relação à taxa cobrada pelo banco, esta só incide sobre saques e varia de instituição para instituição financeira, a qual pode ser elevada em alguns casos. Dessa forma, é bom se informar antes, caso decida fazer saques no exterior.

Saiba como gerir o seu dinheiro em viagem

Sacar dinheiro em caixas eletrônicos no exterior exigirá o pagamento de taxas Fotos: Divulgação

Já levar dinheiro em espécie sai muito mais barato, pois você só paga o IOF no momento da compra da moeda estrangeira. Nesse caso, o imposto é de 1,1%.

De forma a evitar ao máximo o numero de saques a fazer e a administrar da melhor forma o seu dinheiro, sugiro que leve uma quantia razoável em espécie com você.

E, se possível, leve dois tipos de cartão: um Visa e um Mastercard. Se um não funcionar em um determinado local por alguma razão, o outro poderá ajudar.

Onde trocar dinheiro

Uma das perguntas mais frequentes tem a ver com o câmbio da moeda: antes da partida ou no destino?

A minha resposta é: leve dólares, euros ou libras, dependendo do destino da viagem, e se for necessário fazer a troca por outra moeda, faça quando chegar lá. Normalmente, as taxas de câmbio costumam ser melhores no local onde existe a moeda que procura em maior abundância.

Dica: informe-se se é possível levar reais e fazer o câmbio direto no país que for visitar. Isso evitará que você perca dinheiro com tantas trocas. De real para dólar e deste para a moeda do destino, por exemplo.

Em se tratando de países sul-americanos, como Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia leve reais e troque quando chegar. O real é aceito nas casas e câmbio por lá. O mesmo vale para a África do Sul.

Para fazer o câmbio, você terá várias alternativas de lugares para trocar dinheiro pela moeda local no destino. Poderá fazer isso logo no aeroporto ao chegar, em casas de câmbio oficiais, em bancos ou nos hotéis.

Saiba como gerir o seu dinheiro em viagem

Taxas em casas de câmbio em aeroportos costumam ser mais caras

De forma a conseguir as melhores taxas de câmbio possíveis, sugiro que o faça junto das casas de câmbio oficiais ou bancos.

Se tiver mesmo de trocar dinheiro à chegada ao aeroporto, para ao menos poder apanhar um transporte para o seu hotel, sugiro que troque a menor quantidade possível, já que as taxas costumam ser mais elevadas do que o normal.

Recomendo também que use sempre a moeda local durante as suas viagens. Ao pagar algo em dólares em um país cuja moeda oficial é outra (se isto for aceito), você acabará por desembolsar mais do que o suposto, devido às terríveis taxas de câmbio aplicadas no momento da operação em restaurantes, hotéis e lojas.

Cartões internacionais pré-pagos

Como dito no primeiro ponto, sacar dinheiro em viagem através de caixas eletrônicos poderá implicar em taxas. Hoje em dia existem uma série de opções a nível de cartões internacionais pré-pagos, que oferecem uma alternativa mais econômica ao uso do seu cartão bancário no estrangeiro.

Falo de cartões que podem ser carregados previamente online a qualquer momento para depois serem usados em viagem com taxas mais reduzidas que os cartões habituais.

De qualquer forma, para carregar esses cartões, a cotação do dólar é sempre mais alta que para compra da moeda em espécie e o IOF incidente também é maior: 6,38%.

A única vantagem é que não se está sujeito à variação cambial, visto que a conversão já foi feita no momento da compra e não há mais com o que se preocupar.

Tenha sempre mais de uma opção de pagamento

Uma regra de ouro em viagens internacionais é sempre ter mais de uma opção de pagamento.

Jamais viaje contando apenas com o cartão de crédito, de débito, pré-pago ou somente com dinheiro em espécie. Tente sempre fazer uma mescla para evitar que surpresas façam da sua viagem um pesadelo.

Estabeleça um limite diário de gastos

Se você não fizer isso, dada a empolgação dos primeiros dias de viagem, é capaz de chegar ao fim do passeio com pouco dinheiro e tenha que aproveitar menos.

Ou então terá que recorrer ao cartão de crédito e a saques, os quais fora do Brasil, como eu já mostrei, custam mais caro do que utilizar dinheiro em espécie.

Aplicativos de gestão de finanças

A melhor forma de não se ver sem dinheiro antes da viagem acabar passa por controlar o seu orçamento do início ao fim. Você pode fazer isso manualmente ou apelar para  uma série de aplicativos (apps) que poderão ser bastante úteis nesta tarefa.

Eu ainda não testei, mas já me indicaram um app que pode ajudar bastante. Trata-se do Trail Wallet, que permite a definição de um orçamento diário para a duração da viagem e o registo de todas as suas despesas.

O legal, pelo que vi, é que os gastos podem ser categorizados pelo usuário para que identifique exatamente onde está gastando mais dinheiro.

Além disso, ele é gratuito se utilizado até 25 categorias, a partir daí terá de pagar pelo app, disponível tanto para iOS como Android. Infelizmente, ele só está disponível em inglês.

Saiba como gerir o seu dinheiro em viagem

O Trail Wallet é um app que permite a definição de um orçamento diário para a duração da viagem e o registo de todas as suas despesas

Outro app que recomendo se a sua viagem for internacional, e este eu sempre uso, é o XE Currency, uma dos melhores e mais famoso apps de taxas de câmbio do mundo.

Ele dá acesso acesso à cotação de praticamente todas as moedas internacionais e pode ser usado mesmo estando offline (ele vai se basear na última taxa de câmbio obtida).

É uma ferramenta essencial para verificar se estamos trocando dinheiro com a melhor taxa possível e ajuda também a calcular rapidamente quanto estamos realmente pagando em sua moeda por algo em viagem.

Encontra-se disponível gratuitamente para iOS e Android e a boa notícia é que tem em português.

Dicas de segurança

Sempre informe ao seu banco e à administradora do cartão de crédito que estará ausente do país, desbloqueando seu uso fora do Brasil.

Pode acontecer de o banco achar estranho determinada transação feita com o seu cartão no exterior, bloqueando a conta por razões de segurança.

Além disso, para transportar dinheiro com segurança, leve-o em um porta-dólar sob a roupa.

Uma vez no destino, espalhe e esconda as cédulas e cartões em vários locais, que devem ser mantidos bem trancados, ou coloque o dinheiro no cofre do hotel, para não correr o risco de o perder ou de o roubarem todos e você ficar sem nenhum meio de pagamento.

Por fim, evite andar com muito dinheiro ao deslocar-se na rua, somente o que for realmente precisar ou para fazer o câmbio, e tenha cuidado ao fazer pagamentos em locais públicos.

Viagens nacionais

Para viagens dentro do Brasil,  não temos que nos preocupar com câmbio e nem ter que levar dinheiro em espécie em grandes quantidades conosco, visto que podemos usar cartões de débito e de crédito sem precisar pagar taxas e impostos em território nacional.

Assim, o que recomendo: basta atentar para os pontos segurança e controle do orçamento, definindo um limite de gastos diários e o seu acompanhamento seja por um aplicativo ou através de anotações.

E aí, gostou das dicas? Está empolgado para viajar e já está se planejando? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Monte a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *