Equador é o primeiro país sul-americano a exigir seguro viagem

by

Ele não é famoso como a Argentina, o Chile, Uruguai, Peru e a Colômbia, mas, aos poucos, vem crescendo no interesse dos brasileiros que viajam pela América do Sul. E motivos não faltam! Assim, se você integra essa turma e o Equador está nos seus planos de viagem, saiba que além da vacina contra febre amarela, o país passa a ser o primeiro do nosso continente a exigir um seguro viagem de seus visitantes.

A medida passa a valer a partir de 1º de maio de 2018, conforme decisão do Ministério do Turismo equatoriano, alegando que a exigência da cobertura é uma questão fundamental para o desenvolvimento do setor no país, além de ser mais uma garantia de que o visitante terá seu bem-estar resguardado enquanto estiver na região.

O Decreto Executivo que fundamenta a exigência, o de número 310, foi assinado pelo presidente do Equador, Lenin Moreno, em 31 de janeiro deste ano, passando a ter efeito 90 dias após a sua assinatura, o que coincide com o primeiro dia do mês que vem.

Equador passa a exigir seguro viagem

Decreto Executivo 310

A mudança adotada pelo Equador na documentação necessária para entrar no país faz parte da atualização da Lei Orgânica de Mobilidade Humana.

Essa lei não obriga que seja contratada uma cobertura mínima, somente informa que deverá ser contratada uma apólice de Seguro Viagem, que possua cobertura para assistência médica, para o período completo de estada no país.

Tendência global

O que observo é que aos poucos, os destinos vão, um a um, adotando medidas como esta. Logo, outros países vizinhos poderão incluir também. Então é bom ficar atento.

Até porque isso não é novidade em outros continentes como, por exemplo, na Europa, onde a maioria dos países já faz parte do Tratado de Schengen, que contém a exigência.

A decisão do Equador só traz à tona uma tendência que eu venho acompanhado ao longo dos anos.

O fato é que independentemente da exigência ou não, o Blog Andarilho recomenda sempre que você contrate um seguro viagem, para qualquer viagem internacional, devendo ficar atento ao valor da cobertura.

Saiba como encontrar um seguro viagem bom e barato.

E já que estamos falando em seguro viagem, vale lembrar que a fim de facilitar a vida de nossos leitores, o blog possui uma parceria com a Segurospromo, o maior comparador de preços de seguros viagem do Brasil, contando com mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis.

Nossa parceria também lhe garante um desconto exclusivo de 5%, bastando para isso digitar BLOGANDARILHO5 no espaço cupom de desconto, antes de finalizar o pagamento.

E se o pagamento for feito no boleto, você ganha mais 5% de abatimento adicionais. Já no cartão de crédito, a depender do valor, o seguro viagem pode ser parcelado em até 12 vezes.

Contrate aqui seu seguro viagem com desconto!

Tempo de permanência aumenta

Outra novidade à reboque da Lei Orgânica de Mobilidade Humana no Equador, é que a partir de agora, o tempo autorizado de permanência dos visitantes é de 180 dias, e não mais 90 dias como era antes.

Mas pode ficar tranquilo que nós, brasileiros, continuamos a poder entrar no Equador sem a necessidade de visto e portando apenas o RG (não vale a CNH e nem cédulas de identidade de entidades de classe), mas desde que em bom estado de conservação e foto visível. Porém, pessoalmente, eu recomendo sempre viajar com o passaporte.

Por que visitar o Equador

Cortado pela linha que separa o planeta em dois hemisférios e lhe empresta o nome famoso, o Equador é um país pequeno, discreto, mas, por outro lado, palco de marcos históricos e encantos naturais.

Equador passa a exigir seguro viagem

Alguns passeios se tornaram clássicos como o que leva ao lugar que demarca o centro do mundo
Fotos: Divulgação

Dos resquícios das antigas culturas pré-colombianas à deslumbrante herança arquitetônica dos conquistadores espanhóis; da vertiginosa paisagem andina no continente à riqueza da fauna do Arquipélago de Galápagos, berço da teoria evolucionista de Charles Darwin, é um dos destinos fora do comum na América do Sul.

Equador passa a exigir seguro viagem

Arquipélago de Galápagos, berço da teoria evolucionista de Charles Darwin

E Quito (foto de abertura), a capital, é o ponto de partida estratégico para quem quer explorar o país. A 2.850 metros acima do nível do mar é a segunda capital mais alta do planeta (só perde para a boliviana La Paz, com 3.650 metros).

A cidade tem o privilégio de aliar o visual dos vulcões a um conjunto histórico e arquitetônico ímpar – além de uma autêntica e preservada cultura indígena.

Equador passa a exigir seguro viagem

Centro histórico de Quito

De Quito, vale percorrer os 450 quilômetros da Avenida dos Vulcões (o Equador possui mais de 80, ainda ativos e que conferem um paisagem incrível) até a charmosa cidade de Cuenca, famosa pela arquitetura barroca e suas inúmeras igrejas.

Equador passa a exigir seguro viagem

Cuenca é famosa pela arquitetura barroca e suas inúmeras igrejas

E, desta, mais 200 quilômetros levam até Guayaquil, metrópole litorânea de onde se pega o avião até o arquipélago de Galápagos em meio ao Oceano Pacífico.

Confira aqui todas as nossas dicas e roteiros do Equador.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *