Nova lei: táxis e comércio na Argentina também devem aceitar cartão

by

Como tudo em Buenos Aires, o táxi já foi mais barato, mas ainda assim continua aceitável para os padrões de algumas cidades brasileiras. No entanto, não é incomum brasileiros se queixarem de pequenos golpes, como taxímetro adulterado e a troca de cédulas – você dá uma de nota de 100 pesos, o taxista diz que era de 10, ou troca na hora por uma de 100 falsa e informa que não pode aceitar.

Claro que situações como essas não são uma exclusividade da capital argentina. Em praticamente toda cidade turística, infelizmente há taxistas desonestos. Eu mesmo nunca tive esse problema por lá. Por outro lado, sofri tal golpe em Santiago do Chile. Lamentavelmente, também sei de relatos de amigos em várias localidades mundo afora.

Dá para evitar? Dá. Eu costumo dizer que a melhor alternativa para fugir de golpes envolvendo cédulas e trocos é pagar a corrida de táxi ou qualquer outra compra com o cartão de crédito. E a boa notícia é que já é possível usar o cartão não só no comércio portenho como também nos táxis.

Isto porque o governo argentino aprovou uma lei que obriga que todos os comerciantes e taxistas do país também aceitem pagamentos com cartão de crédito.

Como funciona

A nova lei, de número 27.253, está em vigor desde 1º de abril deste ano e regulamenta que todas as empresas (lojas, hotéis, restaurantes etc) e táxis aceitem cartões para compras acima de 10 pesos (cerca de R$ 1,70), conforme estabelecido pela Administración Federal de Ingresos Públicos, a AFIP, que equivale à Receita Federal na Argentina.

Porém, na prática, apesar de o governo ter fornecido gratuitamente as leitoras de cartões, ainda há muitas empresas e taxistas que não implementaram a medida.

E olha que existe até uma publicidade oficial da AFIP, fixada nos estabelecimentos, com um QR code para denunciar caso a medida seja desrespeitada.

Táxis e comerciantes são obrigados a aceitarem pagamento com cartão de crédito

Também é possível pagar no débito?

Bem, embora o texto da lei se refira apenas ao cartão de débito, como se vê na propaganda acima, a medida é válida tanto para débito e crédito, já que qualquer máquina permite as duas modalidades.

Mesmo com o IOF, vale à pena pagar com o cartão?

Apesar da cobrança de 6,38% do Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF, quando usamos o cartão de crédito no exterior, esse meio de pagamento tem suas vantagens: oferece praticidade, segurança e milhas, proporcionado mais viagens, né?

Sem contar que evita deslocamentos frequentes às casas de câmbio e de a gente ficar andando de um lado para o outro atrás da melhor cotação e fugindo das taxas e comissões. Ao mesmo tempo nos ajuda a controlar melhor as despesas.

Por conta disso, recentemente, eu passei a reconsiderar o uso do cartão de crédito em minhas viagens internacionais, principalmente para gastos mais altos, como diárias de hotéis, passagens, passeios e experiências turísticas.

É tão mais prático e rápido, embora, confesse que eu ainda me assuste quando chega a fatura. Mas daí eu logo me tranquilizo, pois sei que antes de viajar, ao invés de reverter o dinheiro em dólares ou qualquer outra moeda, eu deixei a mesma quantia aplicada a fim de fazer face a esses pagamentos ao retornar de viagem.

Além do que, eu adoro ver o meu saldo de pontos crescendo constantemente, sabendo que vou poder transformá-lo em passagens aéreas.

E você, costuma usar o cartão em viagens internacionais? Ou prefere outra modalidade de pagamento? Deixe seu comentário. Participe e ajude a outros viajantes com suas dicas.

*com informações do Melhores Destinos

Vai a Buenos Aires? Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho e quer nos dar uma força a fim de continuá-lo, vou aproveitar para lembrar que temos uma série de parcerias que lhe ajudam a montar a sua viagem com o melhor custo-benefício.

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já agradeço de coração. Confira!

Para procurar voos baratos para Buenos Aires, acesse nossos parceiros de passagens aéreas PassagenspromoVoopter ou Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve aqui seu hotel ou hostel na capital argentina e tenha uma estada com o melhor preço. No Booking, há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 12 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você quiser viajar o tempo todo conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais de 140 países. Compre aqui.

Procura por passeios e atividades turísticas em Buenos Aires? O Get Your Guide pode lhe ajudar a encontrar e tudo em português. Acesse aqui e confira!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Experimente o nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *