O futuro dos hostels: o que você precisa saber

by

Entre os meios de hospedagem que mais utilizo em minhas viagens estão os hostels. Primeiramente por viajar só, o que me permite economizar na estada. E ainda assim ficar em estabelecimentos bacanas, localizados em zonas nobres e turísticas, gastando pouco. Em seguida, porque é o ambiente ideal para fazer novas amizades. Principalmente, se você viaja sem companhia. Mas por se tratar de um local onde a maioria dos quartos é compartilhado, eu venho me questionando sobre o futuro dos hostels desde que a pandemia começou.

Assim sendo, já faz um tempo que venho tentando produzir este artigo. Com o intuito de tranquilizar quem prioriza esse tipo de hospedagem. Afinal, assim como eu, milhares de viajantes se hospedam em hostels e não trocam por nada a atmosfera descontraída. Aquela mistura fascinante de culturas combinadas, em meio a bate-papos deliciosos, que só um hostel pode proporcionar.

Foi aí que me deparei com este artigo publicado no blog do Hostelworld sobre o futuro dos hostels. A publicação traz ótimas notícias! Os hostels estão abertos e estão evoluindo.

Segundo a matéria, a prioridade é manter os viajantes seguros, sem perder o lado social pelo qual todos nos hospedamos em hostels. Desse modo, o que há de novo no mundo da hospedagem? Confira!

Pesquisando voos ? Então, compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

Quartos compartilhados

A primeira pergunta que não quer calar: os viajantes ainda podem ficar em dormitórios? Sim, podem!

Embora, os dormitórios estejam abertos, você encontra menos pessoas hospedadas neles. Afinal, os hostels estão seguindo as regras de distanciamento social local.

Dessa forma, você pode reservar um dormitório de oito camas e o número máximo de hóspedes permitido é quatro.

Além disso, alguns hostels restringem os dormitórios a casais ou grupos que viajam juntos. Porém, isso depende das diretrizes do governo local. Você também pode informar se viaja em grupo no momento da reserva
No entanto, se você prefere ter um espaço próprio, sem deixar de ter a sociabilidade de um hostel, não se esqueça de que muitos deles possuem quartos privativos. Assim como banheiros nessa condição.

Os hostels estão limpos?

Conforme a publicação, antes do boom dos hostels entre os viajantes, existiu um pouco de trabalho para mostrar que hostels conseguem ser tão limpos quanto hotéis. Talvez até mais, hein? Falo por experiência própria.

Porém, nos últimos anos, esse preconceito com os hostels diminuiu. Afinal, as pessoas entenderam que a maioria dos hostels são muito limpos e muitas vezes sofisticados. Existem até hostels butique, você sabia?

Contudo, a limpeza nunca foi tão importante quanto agora. Dessa forma, como qualquer outro negócio de renome, os hostels capitalizaram a higiene como diferencial.

Assim sendo, você encontrará estações de higienização de mãos, funcionários com máscaras faciais e recepções com telas protetoras.

Igualmente, achará ainda mais produtos de limpeza do que você normalmente encontraria.

Obviamente, cada hostel é diferente e segue as diretrizes do governo local, mas a limpeza está na mente de todos. Portanto, uma preocupação a menos!

Além disso, as avaliações dos hóspedes nos sites de reserva de hospedagem também são um termômetro das condições de hospedagem do local. Nunca deixe de ler.

Pesquisando um hostel pelo Hostelworld? Clique aqui e encontre o que você procura!

Áreas de convivência

Area de convivencia de um hostel Foto free photos por Pixabay
Foto: free_photos por Pixabay

Muita gente escolhe um hostel para se hospedar pelas experiências sociais. Desse modo, outra boa notícia é que a experiência social ainda está no centro da estada nesse tipo de hospedagem.
As atividades em grupo e passeios pela cidade foram adaptadas para torná-los seguros neste novo mundo. Resumindo, higiene e distância!

Pub crawls? Bem, fazer parte desse tipo de atividade depende totalmente de você e do destino. Se for seguro, você vai encontrar a atividade disponível. Se sentir confortável, a opção é sua.
O fato é que os hostels estão usando da criatividade com seus eventos, porque sabem que é por isso que são escolhidos. Tudo é uma questão de adaptação e inovação.

Reservas flexíveis

Os hostels podem ser limpos, seguros e continuarem sendo sociais. Entretanto, com as restrições de viagem em constante mudança, flexibilidade é a palavra de ordem.

Portanto, a única maneira de qualquer um de nós ter confiança para fazer a reserva é se soubermos que podemos cancelar no último minuto ou alterar as datas, se necessário.

Assim, certifique-se das políticas de cancelamento e alteração da reserva antes de confirmar.

Pesquisando hospedagem para viajar? Encontre aqui as melhores opções em hostels, hotéis e apartamentos e casas por temporada com cancelamento gratuito.

Qual é o futuro dos hostels?

Aplicativos para check in online em hostels
Foto: Jess Foami por Pixabay

Ninguém aqui tem bola de cristal, não é? Seja um hostel ou qualquer outro tipo de negócio, fica difícil fazer previsões.

Logicamente, seria maravilhoso que tivéssemos logo uma vacina. Mas, por enquanto, ainda temos que esperar.

Dessa forma, em vez disso, o melhor a fazer é compartilhar o que está sendo feito para a segurança do viajante. Assim como nossas experiências pessoais.

Juntamente com os protocolos de limpeza e distanciamento social, citados, do lado da tecnologia, muitos hostels estão fazendo parcerias com empresas para propiciar mais tranquilidade aos hóspedes.

Já contratou o seu seguro viagem? Não dê chance ao acaso. Mais do que atendimento médico, você estará coberto em muitos imprevistos, como no cancelamento da viagem. Leitores do Blog Andarilho tem 15% de desconto clicando aqui.

Como exemplo, a adoção de aplicativos para fazer check-ins sem contato. Então, para quem não gosta de tocar nas maçanetas das portas e canetas na recepção é uma maneira perfeita e livre de germes de se registrar no hostel.

Alguns permitem, inclusive, baixar a chave no celular antes mesmo de chegar. O app serve para abrir portas, reservar eventos e interagir com outros viajantes.

Por último, mas não menos importante, temos que considerar que esta é uma chance para todos nós redefinirmos e repensarmos como viajamos e o impacto que causamos em nosso planeta. E nas comunidades que visitamos.

Gostou do nosso artigo sobre o futuro dos hostels? Então compartilhe. A informação é a melhor forma de seguirmos em frente.

No mais, como sempre temos novidades para mostrar, gostaríamos de ter você sempre por aqui. Então, cadastre-se para receber, gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, nosso conteúdo.

Ao passo que quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Foto de capa: @canbe_hostels

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *