Cinco dicas para fotografar o pôr do sol com o celular

by

Se tem uma imagem que chama a atenção, certamente, estamos falando do pôr do sol. Ainda mais quando o momento é registrado em um ponto turístico famoso. Também emoldurando uma paisagem de tirar o fôlego. E captar o que eu chamo de espetáculo da natureza está cada vez mais fácil. Afinal, com nossos smartphones no bolso estamos sempre com uma câmera fotográfica à disposição. Acredite, esses aparelhinhos fazem maravilhas na atualidade. Ademais, basta seguir essas cinco dicas para fotografar o pôr do sol com o celular e arrasar nas postagens.

As orientações são da Wiko, empresa europeria de smartphones, ainda não conhecida no Brasil. Segundo a fabricante, se nos concentramos nesses detalhes, conseguiremos fazer fotografias incríveis ao entardecer.

Então o que você está esperando? Continue lendo este artigo a fim de conferir essas cinco dicas para fotografar o pôr do sol com o celular.

Quer compartilhar suas fotos enquanto viaja? Então, adquira agora um chip internacional para o seu celular. A propósito, ele vem com internet 4G ilimitada. Além disso, nossos leitores têm desconto exclusivo de 10% e parcelamento em 12 vezes no cartão com o cupom blogandarilho.

1. Usufrua da hora de ouro

A hora de ouro, ou golden hour, é aquele momento que você olha para o céu e se depara com uma mistura de laranjas, vermelhos e dourados rasgando o céu. Desse modo, a esta altura é hora de sacar o celular do bolso com o intuito de captar toda a magia do pôr do sol.

Ao invés de fotografar diretamente o astro rei, que tal registrar a forma como a luz dourada do sol reflete em objetos pequenos. De certo, você conseguirá imagens diferenciadas. Capazes de revelar detalhes de outra forma imperceptíveis. Além disso, se seu smartphone tiver uma lente macro, é hora de usá-la!

2. Lentes sujas? Nunca!

Não limpar as lentes antes de fotografar é um erro que todo geralmente mundo comete. Poré, saiba que devido a toda a luz refletida na imagem, tirar a fotografia com as lentes limpas ou por limpar faz toda a diferença.

Mesmo que tenha limpo há pouco tempo as lentes da câmara do seu smartphone, opte por passá-las por um pano ou mesmo por sua camisa e repare como a fotografia fica mais nítida e as cores muito mais vibrantes.

3. Adicione um toque dramático

Nesse sentido, crie uma silhueta. Ou seja, fotografe um objeto (uma árvore, uma pessoa, um barco, opções não faltam) com o sol por trás para que crie uma sombra do mesmo. Como resultado, você obterá uma imagem bacana com tons de dourado e preto.

Em outras palavras, sua foto não será “apenas” o pôr o sol no horizonte, mas também um outro elemento na imagem. O que agregará valor à fotografia. Veja um exemplo a seguir.

Pôr do sol nas dunas da Praia das Almas, Paracuru, Ceará
Pôr do sol nas dunas da Praia das Almas, Paracuru, Ceará Foto: Anchieta Dantas Jr.

4. Foque o fundo ou a frente

Com o pôr do sol dá para fotografar de diversas formas, coseguindo vários efeitos ao alternar o foco da imagem. Se você der relevo ao pôr do sol, que está ao fundo, terá um resultado completamente diferente do que se focar a frente da imagem.

Reflexo do por do sol sobre as ondas
Reflexo do por do sol sobre as ondas Foto: Pexels por Pixabay

Usar o efeito Bokeh, o popular modo retrato, que desfoca o fundo, aumenta as ossibilidades. Você também poderá aumentar e diminuir a luminosidade e comparar como fica melhor. Em seguida, é só capturar o momento!

5. Use as configurações manuais

Hoje em dia, os smartphones já permitem ajustar manualmente as definições da câmara para conseguirmos os melhores resultados. Assim sendo, você pode modificar a abertura de câmara e aumentar ou diminuir o ISO.

Na fotografia digital, o ISO mede a sensibilidade do sensor de imagem. Quanto menor o número, menor é a sua sensibilidade e, por isso, será necessária quantidade maior de luz para a foto. Por outro lado, ao aumentar o ISO em um ambiente de pouca luz, essa quantidade necessária para uma foto clara diminui.

Das mesma forma, poderá usar recursos como o HDR, que tira três fotografias em diferentes exposições de luz e as combina para encontrar a luminosidade ideal para cada foto.

Se sentir confortável para ajustar manualmente a câmera do smartphone, por que não se aventurar, não é? Além disso, a internet está cheia de tutoriais.

E aí, o que você achou desse artigo? Compartilhe para que seus amigos também aprendam essas cinco dicas para fotografar o pôr do sol com o celular.

Ao mesmo tempo, como sempre temos novidades para mostrar, queremos você sempre por aqui. Portanto, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que podemos fazer por nossos leitores”

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *