Centro histórico da Cidade do México: roteiro a pé

by

Quando eu comecei a planejar minha viagem ao México, uns dias na Cidade do México eram uma certeza. Aliás, eu não entendo como ir a esteu país e não visitar a sua capital. Afinal, ela é a mais antiga das Américas. Uma metrópole que transpira história, cores e tradições. Acredite: tem quem passe direto para Cancún, deixando escapar o banho de cultura que ela proporciona. Principalmente, quando nos deparamos com o Centro Histórico da Cidade do México.

Primeiramente, a cidade foi fundada como Tenochtitlán, em 1325 pelos Astecas. Por quase 200 anos, ela correspondeu ao centro do Império Asteca ou Mexica.

Tanto que, em 1519, quando o conquistador espanhol Hernán Cortez chegou ao que hoje é a Cidade do México, aquela já era a maior metrópole do planeta.

Portanto, de imediato,os espanhóis se encantaram. Assim sendo, logo após derrotarem os nativos, estabeleceram, ali, a capital de sua mais importante colônia nas Américas.

Desde então, a Cidade do México passou a exercer uma notável influência intelectual em toda a América hispânica. Com efeito, até hoje, um dos maiores centros urbanos do mundo.

Por isso, fica o convite para você explorar comigo o Centro Histórico da Cidade México. Revivendo dessa maneira, toda essa história. Sobretudo, porque dá para fazer tudo a pé e em apenas um dia. Vem comigo!

Pesquisando voos para a Cidade do México? Então, compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

Cidade do México e seu centro

O Centro Histórico da Cidade do México é o seu coração. Germinado em torno da enorme Praça da Constituição, ou Zócalo, a região atrai turistas pela beleza das construções emblemáticas. A saber, alguns monumentos remontam à era Asteca.

Aliás, essa praça foi erguida pelos conquistadores espanhóis sobre o local onde antes estava o centro político e econômico da antiga cidade de Tenochtitlán.

Além disso, o local é tão grande, que alcança o posto de maior praça pública do Ocidente. Assim como de terceira maior praça do mundo.

Estão localizados no Zócalo, o Palácio Nacional (sede do governo do México), a Catedral Metropolitana da México e o prédio do Antigo Palácio del Ayuntamiento (Prefeitura). E ainda vários edifícios comerciais, onde restaurantes oferecem uma vista maravilhosa para a praça.

Zocalo com o Palacio Nacional ao fundo
Zocalo com o Palacio Nacional ao fundo

Juntamente com estes edifícios, é possível visitar em curtas caminhadas todas as atrações do Centro Histórico da Cidade do México. Isto inclui o Museu del Templo Mayor, onde estão as ruínas do que antes era a cidade de Tenochtitlán.

Para chegar ao Zócalo, dependendo de onde estiver hospedado, dá para ir caminhando. Caso contrário, basta tomar a Linha 2 (azul) do metrô, descendo na estação Zocalo.

Quer compartilhar a sua viagem ao México? Então, adquira agora um chip internacional para o seu celular. A propósito, ele vem com internet 4G ilimitada. Além disso, nossos leitores têm desconto exclusivo de 10% e parcelamento em 12 vezes no cartão com o cupom blogandarilho.

Centro Histórico: roteiro a pé

Zócalo: o coração da Cidade do México

Ao chegar ao Zócalo (1), primeiramente caminhe admirando a dimensão e as contruções do entorno. Em seguida, é hora de entrar nas atrações.

Eu comecei a visita pela Catedral da Metropolitana da Cidade do México (2). Este templo de 59 metros de altura e 110 metros de largura foi construído pelos espanhóis. Por ordem do conquistador Hernán Cortés. Em síntese, ele reúne mais de 400 anos de história.

Catedral Metropolitana da Cidade do Mexico
Catedral Metropolitana da Cidade do Mexico

A saber, a edificação conta com quatro fachadas e dois imponentes campanários, que fazem ressoar 25 sinos. Ao passo que o interior tem dois grandes altares, dezesseis capelas, uma cripta e cinco naves. A entrada é gratuita.

Logo ao lado,vemos o Templo Mayor (3). Resquício de Tenochtitláan e importante templo do Império Asteca. O ingresso custa 70 pesos mexicanos. Eu não entrei. Na verdade, fiquei satisfeito com o que pude ver do lado de fora.

Templo Mayor Cidade do Mexico
Templo Mayor

Saindo de lá, em poucos passos, chega-se ao Palácio Nacional (4). É o edifício mais importante do México. Ao mesmo tempo, está recheado de obras de arte.

O palácio é aberto à visitação e o auge do da visita são os maravilhosos painéis do artista mexicano Diego Rivera. Pintados entre 1929 e 1951, esses tesouros em forma de arte contam detalhes da história do México. Ademais, a visitação é gratuita e a entrada é pela lateral esquerda do prédio, na Calle (rua) Modena.

Outro edifício que vale admirar a fachada é o Palácio dos Correios. A atração tem entrada gratuita.

A esta altura já deverá ser hora do almoço (cuidado com os restaurantes pega-turistas ao redor do Zócalo. Nem sempre se paga o melhor preço e a comida também pode não agradar).

A Calle Madero e a Casa dos Azulejos

Depois de matar a fome, siga caminhando pela Calle Francisco Madero (uma rua para pedestres) até a Casa dos Azulejos (5). A edificação, hoje um restaurante e casa de chá, é um palácio barroco do século XVIII. O conde da família Valle de Orizaba foi o responsável por sua construção.

O edifício se destaca por sua fachada, coberta em três lados por azulejos azuis e brancos do estado de Puebla. O passeio pelo interior é obrigatório, mesmo que não você não faça uma refeição.

O Palácio de Bellas Artes

Mais alguns passos e chegamos ao maravilhoso Palácio de Bellas Artes (6). Ao entrar, o destaque fica para as escadarias e para os painéis de Diego Rivera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros e Rufino Tamayo. Assim como também de Jorge González Camarena, Manuel Rodríguez Lozano e Roberto Montenegro.

Aos domingos a visitação é gratuita. Nos outros dias, custa 60 pesos mexicanos mais 30 pesos mexicanos para fotografar.

Museu de Berlas Artes Cidade do México
A majestosa cúpula do Museu de Berlas Artes

Se você desejar ver a Cidade do México de cima, poderá subir na Torre Latinoamericana (7), em uma das esquinas do Palácio de Bellas Artes. O ingresso custa 130 pesos. Eu decidi não subir.

Na verdade, me deram a dica de ir ao último andar da loja Sears. Ela fica logo em frente ao Palácio de Bellas Artes. Lá em cima há um café com terraço. Rende uma bela vista. Além disso, não paga para entrar. Vai lhe custar no máximo um café!

A propósito, em uma das laterais do Palácio de Bellas Artes está o Parque Alameda Central. Bastante arborizado, pode ser um bom lugar para descansar antes de concluir o tour pelo Centro Histórico da Cidade do México.

A Plaza Garibaldi e o show de mariachis

Como já deverá ser fim de tarde, finalize o passeio pelo Centro Histórico da Cidade do México na Plaza Garibaldi (8). Ela está a 10 minutos de caminhada do Palácio de Bellas Artes.

Todos os dias, o lugar reúne dezenas de mariachis, cantores tipicamente mexicanos. Eles dão um show para quem passa. Desse modo, não esqueça de dar uma gorjeta.

Nesta praça, também fica o Museu da Tequila e do Mezcal (9). Ele é pequeno, porém oferece um tour onde é contada a história da bebida e como acontece a produção.

Museu da Tequila
Museu da Tequila

Em seguida, admire a enorme estante de tequilas. Todavia, ao final do passeio, todos os visitantes recebem uma dose da bebida e podem curtir o restaurante com vista para a praça. O ingresso custa 90 pesos mexicanos.

Outros passeios e atividades

Onde ficar na Cidade do México

Eu fiquei hospedado no bairro Reforma, bairro próximo ao Centro. Em resumo, a região conta com toda a infraestrutura para o turista. A saber, é repleta de restaurantes, supermercados e transporte público.

Além disso, desde a Reforma, chegamos facilmente aos marcos mais importantes da Cidade do México. Inclusive caminhando.

Assim sendo, eu optei pelo Hotel Plaza Revolución. As suítes são confortáveis, o ambiente é tranquilo e, acima de tudo, a localização é perfeita e o preço muito justo. Clicando aqui, você poderá saber mais sobre ele. Assim como ver tarifas atualizadas e fazer a sua reserva. Recomendo!

Entretanto, se você preferir, poderá conferir aqui outras opções em hotéis, hostels ou apartamentos na Cidade do México.

Seguro de Viagem para o México

A propósito, quando estiver visitando o México, aconselho fortemente que você contrate um seguro viagem. Em outras palavras, não dê chance ao acaso e viaje tranquilo. Aliás, leitores do Blog Andarilho têm desconto exclusivo de 15% clicando aqui.

Gostou do nosso post sobre o Centro Histórico da Cidade do México? Então compartilhe!

E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente nosso conteúdo. Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que mais podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

1 Response

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *