Viagens solo: há mais mitos do que verdades sobre viajar sem companhia!

by

Embora viajar seja uma das melhores coisas da vida, ainda tem quem deixe de fazer a mala e embarcar rumo a novos destinos ou voltar àqueles que já conheceu e gostaria de rever, por uma razão muito simples: a falta de companhia. Confesso que antes de eu criar coragem e ganhar o mundo, as dúvidas eram muitas.

Porém, depois de alguns anos de estrada viajando sozinho, só tenho a agradecer por ter dado o primeiro passo. Como eu aprendi e cresci nesse tempo todo! Então, se surgiu a oportunidade e você não tem ninguém que possa lhe acompanhar, por que não viajar sozinho?

Eu sei que para muita gente só de pensar na possibilidade de viajar só, dá logo aquele frio na barriga e uma quantidade enorme de questionamentos e situações (geralmente as mais negativas possíveis) começam a rondar os pensamentos.

O fato é que há mais mitos do que verdades em viajar sozinho. Para que você se dê a chance e comece a cogitar a ideia e, assim, nunca mais passar as suas férias em casa por falta de companhia para viajar, eu resolvi esclarecer algumas questões. Confira!

Quem embarca sozinho não aproveita a viagem

Puro mito! Dá perfeitamente para curtir uma viagem tanto como se estivesse acompanhado, talvez até mais! Principalmente porque você poderá fazer tudo de acordo com as suas vontades, como decidir a hora de acordar, quando e onde vai almoçar ou o como será o seu roteiro durante o dia. A única recomendação em uma viagem solo é estarmos bem com a gente mesmo!

Viajar sozinho é difícil

Outro mito! É só uma questão de se acostumar. A princípio, pode ser estranho você se ver em lugar diferente sem nenhuma companhia, mas depois que se der conta de que encarar e curtir uma viagem e tomar pequenas decisões são coisas que dependem apenas de você mesmo e de mais ninguém, vai adorar!

Viajar só custa mais caro do que viajar acompanhado

Isso depende do seu perfil de viajante. De fato, alguns gastos ficam menores quando divididos entre dois ou mais viajantes, como a diária de um hotel em um quarto duplo ou triplo, um prato bem servido em um restaurante, uma corrida de táxi ou a locação de um carro.

Porém, outros tantos custos independem de ter ou não uma companhia, como uma passagem de avião ou de ônibus, uma diária em um hostel, uma entrada em uma atração turística, um tour pela cidade, um bilhete de metrô e até mesmo um lanche ou uma refeição cujo prato é servido por pessoa.

E aí, está esperando o que? Planejando, tudo dá certo e cabe no bolso! 90% das minhas viagens eu faço sozinho e garanto que gasto menos do que você imagina!

Mulheres não deveriam viajar sem companhia

Totalmente mito! Aliás, isso é pensamento que se tenha em pleno século XXI? Claro que, viajantes do sexo feminino devem, como em qualquer lugar (mesmo onde vivem) ter atenção redobrada. Mas isso, de forma alguma, as impede de viajar sem companhia. Inúmeras mulheres, de todas as idades, cada vez mais saem pelo mundo desacompanhadas. Eu mesmo já vi e conheci várias!

Nesse caso, a minha única orientação é quanto à escolha do destino. Ou seja, opte por aqueles que sejam seguro para as mulheres – o país, a cidade e as áreas por onde for passear, assim como os horários.

Locais desertos durante a noite, que não inspiram muita segurança, assim como localidades que têm certo histórico de assédio ou de violência devem, obviamente, srem evitados!

Já destinos com uma pegada mais turística normalmente são muito tranquilos, devendo-se ter os cuidados de sempre com os pertences (bolsa, carteira, celular, etc), como em qualquer lugar do mundo.

Para falar a verdade, em qualquer viagem, tanto mulheres como homens devem tomar as mesmas precauções que tomariam ao caminhar sozinhos em sua cidade – com a vantagem de que lugares turísticos costumam ser mais movimentados e, portanto, mais seguros.

Quem viaja sozinho conhece mais gente

A mais pura verdade. Quando estamos sozinhos fica muito mais fácil deixar a vergonha de lado e iniciar uma conversa. Sem ninguém por perto é muito natural estarmos mais propensos a conhecer outras pessoas – tanto outros viajantes como os moradores do local – e isso pode fazer toda diferença em uma viagem. Eu pelo menos adoro e já fiz muitas amizades para a vida toda em várias partes do mundo!

Viajar sozinho pode causar depressão

Mais um mito. Ficar deprimido em nada tem a ver com viagem. Na verdade, viagens nos deixam bem mais felizes! Ou com você acontece o contrário?

E olha, se por acaso você se sentir sozinho, existem muitos recursos para encontrar ou passar o tempo com outros viajantes e arrumar companhia para mais atividades.

Os mais comuns são as tradicionais passeios que podem ser contratados no destino, sempre com guias e muitos turistas participando, grande parte deles, surpreendentemente, também viajando sozinhos.

E em tempos de internet, a tecnologia também serve para ajudar. Por meio de vários aplicativos é possível conhecer pessoas em qualquer lugar do mundo que tenham interesses em comum com você.

Mas vale frisar: em uma viagem solo é sempre bom estarmos bem com a gente mesmo!

Apenas pessoas solitárias e sem amigos viajam sozinhas

Pelo amor de Deus, esqueça isso. Puro mito, e bota mito nisso!

Viajar sozinho, pra mim só significa duas coisas: que não temos alguém – seja marido, esposa, namorado, namorada, amigo, amiga ou um familiar – com a mesma disponibilidade de tempo, e talvez de dinheiro, que a gente; e que somos independentes o suficiente para encarar uma viagem por conta própria e curtir bastante!

Viajar sozinho é desafiador e muito gratificante

Mais uma feliz verdade. Como eu já mencionei, a princípio, a ideia de viajar sozinho pode assustar um pouco, mas depois que percebemos que podemos curtir uma viagem da mesma forma do que acompanhados, ao fim do passeio terá valido à pena!

Primeiro, por termos nos divertido mesmo sozinhos, segundo por termos encarado o desafio de sair por aí por conta própria, sem depender de ninguém.

Leia mais sobre viajar sozinho

Como conhecer pessoas se você viaja sem companhia

Escolhendo um lugar para viajar sozinho

22 dicas valiosas para quem vai viajar sozinho

Os 10 melhores países ara mulheres viajarem sozinhas

Os dez melhores hostels do mundo, em 2019, para quem viaja sozinho

Os dez melhores hostels do mundo, em 2019, para mulheres que viajam só

Monte a sua viagem com a gente

E como eu sempre gosto de lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho. Então que tal dar uma forcinha pra gente?

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *