Charme à beira-mar no Fortim, litoral do Ceará

by

Localizado entre as badaladas praias de Morro Branco e Canoa Quebrada, o município de Fortim, a aproximadamente 134 km de Fortaleza, normalmente, não costuma entrar no itinerário turístico de quem visita o Ceará. Uma pena! Sabe por quê? suas praias – Pontal de Maceió, Canto da Barra e das Agulhas -, reservam alguns quilômetros quase intocados de litoral, que surpreendem quem ali chega.

Há uns dois anos, eu estive pela primeira vez em Pontal de Maceió e na Praia das Agulhas e me encantei com a beleza natural e o bucolismo do lugar. Mais recentemente, foi a vez da Praia do Canto da Barra.

Localizada na foz do rio Jaguaribe, bem na esquina com o Oceano Atlântico, esta praia é um paraíso ainda desconhecido da maioria dos turistas que visitam aquela área.

A água plana, o vento constante e a imensidão de sua faixa de areia formam uma conjunto paisagístico lindíssimo, resultando também em um dos melhores pontos do Brasil para a prática do kitesurfe. É muito bonito ver o colorido das pipas contrastando com o azul do céu e a água do mar.

Fortim Ceará

Praia Canto da Barra Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

E a boa notícia é que a infraestrutura turística do lugar está ganhando corpo, e isso sem deixar de lado a autenticidade da região.

Pontal de Maceió, por exemplo, já abriga o Vila Selvagem, um dos três hotéis cearenses que ostentam a chancela de Hotel de Charme, segundo o Roteiros de Charme, e ainda conserva ares de uma autêntica vila de pescadores.

Canto da Barra, por sua vez, começa a ver nascer um complexo turístico e residencial que promete dar o que falar: o Praia Canoé. E foi justamente para conhecer o local que eu fui gentilmente convidado pelo empreendimento para ir até lá.

Dos sete equipamentos que farão parte do complexo, três já estão prontos para quem quiser conferir: o beach club, o restaurante e a escola de kitesurfe, integrados ao Jaguaribe Lodge & Kite, o hotel do complexo já em funcionamento (você pode consultar tarifas, disponibilidade e fazer a sua reserva aqui).

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

A belíssima estrutura em madeira de reflorestamento do Praia Jaguaribe Lodge& Kite

Em um outra etapa, um condomínio de casas e de lotes residenciais e ainda uma marina completarão o Praia Canoé.

O bacana é que mesmo que não for hóspede do hotel, poderá usufruir do beach club – que tem quiosques à beira-mar, um bar, um lounge e restaurante. É só chegar e curtir.

O ambiente, todo em madeira de reflorestamento, assim como são os bangalôs que comporão o hotel, é lindo! Atente para as treliças todas trabalhadas da varanda do lounge do beach club e das paredes do restaurante. Um primor! Lembrou-me trabalhos similares aos que vi no Marrocos.

E tudo isso armado em cima de palafitas, com o telhado coberto de palha e muitas almofadas azuis compondo os sofás estrategicamente espalhados pela varanda.

Beach Club Jaguaribe Kite & Lodge Fortim Ceará

Lounge e Beach Club

Apesar da estrutura com elementos tipicamente cearenses, a vibe do local me remeteu ao balneários do sul da Espanha, à beira do Mediterrâneo. Animando o ambiente há música ao vivo e DJs.

Visitei também um dos bangalôs do hotel. O interior é maravilhoso. Veja só as fotos!

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Interior de um um bangalô do Jaguaribe Lodge & Kite

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Banheiro bangalô

Assim como a estrutura do beach club, os bangalôs também estão montados em cima de palafitas, sobre a areia branquinha da praia, interligados por passarelas de madeira, que facilitam a circulação por todos os ambientes.

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Jaguaribe Lodge & Kite

Por meio dessa passarelas também chega-se à belíssima piscina. Conte-me se não é um convite a um mergulho!

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

A piscina

A estrutura da escola de kite também é muito boa. Tem guarderia para equipamentos desportivos e vestiários.

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Escola de Kite

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Guarderia equipamentos desportivos

Jaguaribe Lodge & Kite Praia Canoé Fortim Ceará

Vestiários

O Praia Canoé resulta de uma parceria entre AGC Urbanismo, o grupo espanhol Confide e da CIA Inteligência Imobiliária.

Como chegar

Saindo de Fortaleza, seguir a CE-040 direção Aracati. 15 km antes da cidade de Aracati, pegar a bifurcação para o Fortim. O Praia Canoé fica entre a sede do Fortim e a Praia de Pontal de Maceió, uma entrada sinalizada à direita da estrada.

Como fazer a sua reserva

Você pode consultar preços, disponibilidade e fazer sua reserva no Jaguaribe Lodge & Kite clicando aqui.

O que ver e fazer pelo Fortim

Além de curtir o ambiente maravilhoso do Praia Canoé, quem der uma volta pela região poderá, na maré baixa, seja de buggy ou andando pela praia na direção de Pontal de Maceió, descobrir as cavernas naturais cavadas pela maré.

Mais adiante, na direção do rio Pirangi e Parajuru, passando a vila, um lindo caminho levará você para a pequena Praia das Agulhas.

Ainda entre os atrativos turísticos do lugar, há passeio de barco pela foz do Rio Jaguaribe. O visual é lindo e dá para curtir toda a exuberância do local.

O rio possui uma série de canais, ilhas e uma grande variedades de pássaros, peixes e plantas que dão um toque especial à já majestosa natureza do lugar.

Vale também um passeio pelo pracinha de Pontal de Maceió, que conta com lojinhas de artesanato, alguns restaurantes e bares. Sem contar uma visita à interessante Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no Fortim.

Pra concluir, vejam o vídeo que editei a partir do stories do perfil do Blog Andarilho no Instagram no dia da visita:

Muito legal, né? Portanto, fica a dica para cearenses e turistas! E se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

2 Responses
  • Michele
    agosto 5, 2017

    Parabéns pelo texto! O melhor que eu li sobre o assunto!

  • Florinda Rodrigues
    abril 8, 2021

    Tem algum receptivo que saia de Fortaleza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *