Estados Unidos aumentam restrição para emitir vistos

por

Tudo indica que a burocracia para obtenção de visto para quem viaja aos Estados Unidos deve aumentar. É que a mesma medida que bane cidadãos de 7 países muçulmanos de viajarem àquele país também atinge os viajantes de todos as nações que precisam de autorização para entrar na Terra do Tio Sam.

O Ato do Executivo para Proteger a Nação Contra a Entrada de Terroristas Estrangeiros nos EUA, expedida na sexta-feira, dia 27 de janeiro, pelo presidente Donald Trump, revogou a isenção da entrevista para a obtenção de visto, o que pode afetar tanto quem tira o documento pela primeira vez como para quem precisa renová-lo.

O que muda

Segundo matéria publicada nesta terça-feira, 31 de Janeiro, pelo Jornal do Comércio de Porto Alegre, a partir de agora, pessoas com mais de 14 anos de idade e menos de 80 vão ser obrigadas a fazer entrevista para a obtenção do visto. Antes, brasileiros entre 14 e 15 anos e entre 66 e 79 anos eram dispensados desse processo ao fazer o documento pela primeira vez.

Ao mesmo tempo, o prazo para isenção de entrevista quando se trata de renovação de vistos vencidos cai de menos 48 meses para menos 12 meses.

As isenções seguem valendo para solicitantes de vistos diplomáticos e oficiais de governos estrangeiros e organizações internacionais.

Pelo que apurei essas informações ainda não estão publicadas no site da embaixada americana, a revogação da isenção de entrevista está apenas na ordem executiva.

Mas, segundo um porta-voz da Embaixada dos EUA no Brasil ouvido pelo Jornal do Comércio, as mudanças estão confirmadas.

A Globalvisa, uma agência de intermediação de vistos, também confirma essas mudanças em sua página na internet.

Dessa forma, mais do que nunca a antecedência para solicitação de visto para viajar aos EUA deve ser observada. Com mais gente precisando agendar entrevistas, o processo certamente será mais lento.

E mais: quem estiver com visto chegando perto do prazo de vencimento (menos de 12 meses) é melhor iniciar o processo o quanto antes que venham novas regras.

O Blog Andarilho vai ficar acompanhando as novidades e, caso ocorram mais mudanças, manteremos você atualizado.

E para acompanhar tudo que acontece no blog siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

1 resposta
  • Jim
    Fevereiro 4, 2017

    I could not resist commenting. Well written!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *