Certificado de Vacinação Covid-19: viajante já pode emitir

by

Para quem já completou o ciclo de imunização contra o coronavírus, é possível obter um Certificado de Vacinação Covid-19. O documento é emitido eletronicamente pelo Ministério da Saúde. Nesse sentido, basta acessar o site ou o aplicativo (Android ou iOS) do Conecte SUS. Além do português, você também pode optar pelo certificado em inglês ou espanhol.

O certificado serve como comprovação legal de conclusão do esquema vacinal. Pode ser útil, por exemplo, para viagens internacionais. Ou seja, para aqueles países que permitem a entrada de brasileiros mediante a apresentação de comprovante de vacinação.

Contudo, explica o Ministério, o certificado, não tem validade internacional. Na verdade, isto ficará a critério de cada país decidir sobre a sua aceitação.

Dessa forma, recomenda-se que quem pretende viajar para fora do Brasil, consulte, antes, as informações mais atualizadas. O ideal é fazer isso junto à embaixada do país de destino. Assim como deve-se ficar atento se existem outras exigências, como testes e quarentenas.

Principalmente, em se tratando da vacina que a pessoa tomou. A saber, no caso dos países-membros da União Europeia são aceitos os imunizantes da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Janssen.

A Coronavac ainda está sendo analisada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês). Afinal, este é órgão regulador que equivale à nossa Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Pesquisando voos? Pois, encontre aqui as melhores ofertas para viajar pagando em até 12x iguais.

Mas se o que precisa é encontrar uma hospedagem, então compare preços e reserve agora opções incríveis em vários destinos com opção de cancelamento grátis!

Certificado de vacinação: acesso

Para ter acesso ao Conecte SUS, primeiramente, é necessário ter um login na plataforma Gov.br. Ele é o portal de serviços digitais do governo federal. Quem ainda não se cadastrou pode fazer na hora, seja acessando o site ou o aplicativo.

Uma vez feito o login, ao clicar no ícone Cidadão, a pessoa terá acesso a uma série de serviços. Isto inclui o histórico de utilização do SUS. Na opção do menu Vacinas, deve constar as doses contra covid-19 que foram tomadas.

Para emitir o Certificado de Vacinação contra Covid, deve-se marcar a opção Certificado de Vacinação. Em seguida, o sistema fornecerá então um código de 16 dígitos e um QR Code para validação do documento. Este poderá ser baixado em formato PDF em três línguas: português, inglês e espanhol.

No aplicativo Conecte SUS, o procedimento é similar. Depois do login, por meio do cadastro na plataforma Gov.br, o usuário deve clicar na opção Vacinas. Esta estará na página inicial. Deve-se então selecionar a vacina contra covid-19 e a opção Certificado de Vacinação.

A propósito, o aplicativo dá também a opção de baixar uma versão em PDF do comprovante.

Pretende viajar? Pois saiba que independentemente do motivo ou do destino, jamais se deve embarcar sem um seguro-viagem! Dessa forma, faça aqui a sua cotação e contrate agora o seu seguro com 15% de desconto.

Certificado internacional

Atualmente, a Anvisa só emite Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para a febre amarela. Doença para a qual já há acordos internacionais, mas não para Covid-19. Portanto, não existe efetivamente documento que se preste a tal exigência para a Covid-19.

Gostou da dica? Então, que tal compartilhar esse post? Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Com informações da Agência Brasil.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *