Novo passaporte brasileiro entre os mais belos do mundo

by

Além de ser o documento de identificação mais importante em uma viagem internacional, o passaporte também é uma forma de representar um país. Em outras palavras, fazendo uma analogia, pode-se dizer que ele funciona como uma espécie de “cartão de visita” do cidadão que cruza fronteiras. Aliás, não é à toa que alguns países passaram a dar ênfase no seu visual. Portanto, caso você ainda não saiba, o novo passaporte brasileiro acaba de entrar para o rol de passaportes mais bonitos do mundo. A apresentação do novo documento aconteceu no finzinho de junho deste ano.

Vale ressaltar, que embora esta seja uma opinião pessoal, creio que você há de concordar comigo depois de conhecer a nova versão.

Primeiramente, temos a capa, onde o maior destaque é a volta do brasão da República, substituindo as estrelas do Cruzeiro do Sul. Porém, é internamente onde certamente toda a beleza do novo passaporte brasileiro se encontra. A saber, todas as regiões do Brasil ganharam homenagens nas páginas internas, que passam a ter mais cores, por meio de ícones representativos da fauna, da flora e da cultura de cada lugar.

Contudo, antes de chegar a elas, temos a páginas como os dados pessoais. Aqui, a novidade é que será adicionada uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos do viajante, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento. Ademais, segundo as autoridades, o novo passaporte brasileiro é bem mais seguro contra fraudes.

Essa repaginada no documento acontece sete anos depois da mudança que ocorreu em 2015, quando o nosso passaporte passou a ter um chip, sendo chamado, desse modo, de passaporte eletrônico. Ao passo que sua validade saiu de cinco para dez anos.

No mais, confira no pequeno vídeo que segue o visual do novo passaporte brasileiro:

Dúvidas sobre o novo passaporte brasileiro

Quando entra em vigor?

O modelo atualizado começará a ser produzido em setembro de 2022. A saber, data do bicentenário da Independência do Brasil.

É necessário trocar?

Não é necessário fazer a troca de passaporte. Na verdade, só precisamos fazer isso quando o atual documento estiver próximo do vencimento. Inclusive, a validade continua sendo de dez anos.

Quanto custa o novo passaporte brasileiro?

A taxa para emissão continuará a mesma, atualmente o documento custa R $257,25 para o passaporte comum. Porém, em casos de urgência esse valor muda para R $334,42.

Como pedir o novo passaporte?

O processo para tirar o passaporte não foi alterado. Dessa forma, são necessários os seguintes itens:

  • Documento de identificação: pode ser o RG, uma carteira profissional, com foto, oficialmente reconhecida, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. A propósito, todos os documentos devem ter foto e se o seu nome estiver diferente no documento, leve a certidão de casamento;
  • CPF: não é necessário apresentar se o documento de identificação tiver o número do CPF;
  • Certidão de Casamento: apenas para pessoas que mudaram o nome; e
  • Certificado de Naturalização: caso seja naturalizado brasileiro.

Atenção: documentos como título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar (no caso dos homens) não são mais necessários. Afinal, esses dados são verificados automaticamente pelo sistema da Polícia Federal.

Passaportes bonitos do mundo

Em meio a uma variedade de belas figuras em alto relevo, texturas, e ilustrações que só vemos na luz negra, confira abaixo alguns dos passaportes mais bonitos do mundo. Em seguida, me diga se o novo passaporte brasileiro não merece entrar para a lista!

Finlândia

Passaporte Finlandia

Noruega

Passaporte Noruega

Filipinas

Passaporte Filipinas

Canadá

Passaporte Canada

Nova Zelândia

Passaporte Nova Zelandia

China

Passaporte China

Austrália

Passaporte Australia

Reino Unido

Passaporte Reino Unido

Leia também!

Os passaportes mais poderosos do mundo em 2021

Sede de viajar: a síndrome do passaporte permanente no bolso

Por que você não deve esperar seu passaporte vencer para tirar um novo

Seis dicas para manter o passaporte seguro em viagem

O que achou do novo passaporte brasileiro, gostou da novidade? Então, que tal compartilhar esse post? Ao mesmo tempo, como queremos você sempre por aqui, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo. Ademais, quando você for viajar, lembre-se da gente. Dessa forma, veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem!

1 Response
  • ITALO BORGES
    julho 11, 2022

    O passaporte grego também é Mt lindo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *