Cidades mais sustentáveis do mundo para turistas

by

Ao planejar uma viagem, você pensa no impacto que vai ter no destino? Infelizmente, esta é uma reflexão que ainda passa longe da cabeça de muita gente. Afinal, muitas viagens trazem mais reflexos negativos do que positivos para os lugares que visitamos. O fato é que o planeta clama para que cada um faça a sua parte na preservação do meio ambiente. Nesssa direção, algumas cidades têm se antecipado. Têm sensibilizado não só moradores, mas também quem as visita. Quer conhecê-las? Então, vem com a gente percorrer as cidades mais sustentáveis do mundo para turistas.

A lista é da edição britânica da revista especializada em viagens Condé Nast Traveller. Os critérios foram definidos pela própria publicação. No entanto, levam em conta aspectos bem importantes. A saber, crescimento sustentado, meios de deslocamento e alojamentos considerados verdes. Assim como políticas de economia circular.

A propósito, você sabe o que é economia circular? Bem, refere-se a uma nova forma de pensar o futuro e o relacionamento com o planeta. Afinal, o conceito dissocia o crescimento econômico e o bem-estar do consumo crescente de novos recursos.

Desse modo, os materiais circulam no máximo de seu valor. Sendo reaproveitados, integrados e restaurados. Portanto, são reaplicados de muitas formas. Ou seja, diferentemente da economia linear, que tem a prática de “extrair-produzir-descartar”.

Nesse sentido, as cidades dessa lista certamente irão lhe surpreender. Até porque, eu já tive a oportunidade de visitar mais da metade delas. Assim sendo, posso confirmar essa percepção. Ao passo que em relação às outras cinco, só escuto eleogios.

Confira, a seguir, as cidades mais sustentáveis do mundo para turistas. Elas são ideiais para quem quer viajar deixando o menor impacto ambiental possível no local que visita.

Cidades mais sustentáveis

Zurique, Suíça

Zurich Suica Imagem de Julian Hacker por Pixabay
Zurich Foto: Julian Hacker por Pixabay

Graças às suas políticas de educação e consciencialização, esta cidade e a sua economia têm crescido de forma consciente e responsável.

Ali, os turistas são incentivados a caminhar ou utilizar o transporte público. Além disso, muitos dos edificios já seguem políticas rigorosas de sustentabilidade.

Planeje a sua viagem para Zurique: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Bristol, Inglaterra

Bristol Inglaterra Imagem de Mammiya por Pixabay
Bristol Foto: Mammiya por Pixabay

Tradicionalemnte, Bristol tem uma longa história dedicada às questões do meio ambiente. A exemplo da implementação de hortas urbanas e a abertura de uma das primeiras livrarias verdes, na década de 1980.

A propósito, é uma das cidades do Reino Unido com maior taxa de reciclagem. Ao mesmo tempo que, em 2019, foi apelidada de capital vegana do mundo.

Planeje a sua viagem para Bristol: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Estocolmo, Suécia

Estocolmo na Suecia é uma das cidades mais sustentáveis do mundo para turistas
Estocolmo Foto: Giraffew por Pixabay

A capital sueca é uma das cidades no mundo com o maior número de eco hotéis. Bem como possui um grande número de lojas de moda sustentável e artigos em segunda mão.

Saiba que esta é uma das poucas cidades no mundo onde todos os produtos são identificados de acordo com as matérias-primas utilizadas na fabricação. Assim sendo, todos podem saber mais sobre o que compram e consomem.

Além disto, faz parte dos objetivos da cidade estruturar o planejamento municipal. De modo que turistas e residentes possam caminhar ou pedalar entre os principais locais.

Planeje a sua viagem para Estocolmo: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

São Francisco, Estados Unidos

Sao Francisco Estados Unidos Imagem de skeeze por Pixabay
Sao Francisco Foto: Skeeze por Pixabay

O pioneirismo da cidade em muitas questões faz com ela também esteja à frente na sustentabilidade. A saber, a reciclagem é obrigatória por lei e os sacos plásticos foram banidos em 2007.

Ao mesmo tempo, os turistas podem se deliciar com inúmeros mercados de produtos orgânicos e restaurantes de comida sustentável.

Planeje a sua viagem para São Francisco: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Cingapura, Cingapura

Cingapura Imagem de Jason Goh por Pixabay
Cingapura Foto: Jason Goh por Pixabay

A cidade tem implementado inúmeras políticas de sustentabilidade desde 2008. Uma delas é o programa de construção sustentável. Com isso, cada árvore ou planta retirada do solo para construção tem de ser substituída no mesmo local.

Dessa forma, têm surgido jardins deslumbrantes por toda a cidade. Inclusive, no topo de edifícios que servem de “pulmão” à Cingapura, encantando os turistas.

Planeje a sua viagem para Cingapura: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Copenhagen, Dinamarca

Copenhagen Dinamarca Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Copenhagen Foto: ExplorerBob por Pixabay

A capital dinamarquesa tem estratégias bem definidas para se tornar a primeira capital mundial neutra em carbono até 2025. Nesse sentido, reúnes uma série de iniciativas.

Assim sendo, os turistas poderão ver táxis movidos a hidrogénio, banhos termais e saunas construídos a partir de madeira local.

Assim como lojas de moda sustentável e restaurantes de produtos cultivados localmente. Outro exemplo interessante é a central elétrica CopenHill, que converte resíduos em energia.

Planeje a sua viagem para Copenhagen: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Liubliana, Eslovênia

Liubliana na Eslovenia é uma das cidades mais sustentáveis do mundo para turistas
Liubliana Foto: ValentinaLJ por Pixabay

Conhecida pelo encantador centro histórico, Liubliana é também um destino verde. Aliás, a cidade ganhou o título de Capital Verde da Europa em 2016. Portanto, não de admirar que mais de 75% da cidade seja composta por parques e jardins.

Além disso, há 230 quilômetros de ciclovias. E as margens do rio, bem como o centro da cidade, são livres de trânsito. E se você precisar usar um veículo, não se preocupe, pois existe uma frota de táxis elétricos.

Planeje a sua viagem para Liubliana: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Montevidéu, Uruguai

Montevideu Uruguai Imagem de pirizluz por Pixabay
Montevideu Foto: Pirizluz por Pixabay

O Uruguai é lider na América Latina no que diz respeito à políticas amigas do meio ambiente. O país produz 97% da energia a partir de fontes renováveis, principalmente eólica e hidroelétrica.

Ao mesmo tempo, o país faz parte de um programa para se tornar uma das primeiras bioeconomias do continente.

Montevidéu, a capital, está no centro de todas essas iniciativas. Tanto que o Aeroporto Internacional de Carrasco é o primeiro da região a gerar a sua própria energia a partir de fontes limpas.

Planeje a sua viagem para Montevidéu: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Vancouver, Canadá

Vancouver no Canadá é uma das cidades mais sustentáveis do mundo para turistas
Vancouver Foto: David Mark por Pixabay

Esta cidade canadense tem uma das taxas de emissão de gases per capita mais baixas da América do Norte. Ao passo que ela ganhou fama pela variedade de atividades ao ar livre. Razão pela qual sempre foi procurada por amantes da natureza.

A propósito, mais de 125.000 árvores foram plantadas desde 2010. Assim como mais de 50% dos percursos no centro da cidade são feitos a pé, de bicicleta ou transporte público.

Alguns hotéis plantam os seus próprios legumes. Também abrigam colmeias no topo dos seus edifícios. Desse modo, não tem como não fazer parte da lista de cidades mais sustentáveis do mundo para turistas.

Planeje a sua viagem para Vancouver: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Viena, Áustria

Viena na Austria é uma das cidades mais sustentáveis do mundo para turistas
Viena Foto: Andreas N por Pixabay

Na capital austríaca, cerca de metade dos terrenos são, atualmente, parques ou jardins. Isto corresponde a uma média de 120 metros quadrados de espaço verde por habitante.

Viena é também a região que menos energia consome em todo o país. O que é notável, especialmente para uma grande cidade.

Porém, o que chama a atenção é a água pública, que vem diretamente da fonte dos Alpes. Assim como existem diversas fontes espalhadas pela cidade. Dessa forma, cada um pode encher a sua própria garrafa.

Planeje a sua viagem para Viena: passagem aérea, hospedagem, seguro viagem, passeios, chip para celular.

Conforme adiantei no início deste artigo, da lista de cidades mais sustentáveis do mundo para turistas, eu já estive em seis. São elas: Zurique, Estocolmo, Copenhagen, Liubliana, Montevidéu e Viena. Todos fantásticas! Desse modo, recomendo a visita.

E você, também conhece alguma cidade da relação? Então, deixe a sua opinião nos comentários. Além disso, se você gostou desse artigo, compartilhe!

Ao mesmo tempo, como temos muito mais para mostrar, queremos ter você sempre por aqui. Para isso, cadastre-se agora para receber, gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Finalmente, quando for viajar, também se lembre do Blog Andarilho. Assim, veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *