Confirmado: brasileiros vão precisar de autorização para entrar na Europa

by

Quem acompanha o blog Andarilho deve ter visto que no fim de abril deste ano, eu publiquei que brasileiros e cidadãos de mais 60 países teriam que pagar uma taxa e fazer um cadastro para visitar a Europa.

À época, a Comissão Europeia havia aprovado a criação do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, o Etias na sigla em inglês, mas isso dependia da sua aprovação e adoção pelo Parlamento Europeu, o que aconteceu em sessão na manhã desta quinta-feira, 5 de julho.

Porém, quem já está de viagem marcada pode ficar tranquilo, além de as mudanças na entrada dos viajantes no continente europeu só passarem a valer a partir de 2021, antes, elas precisarão ser formalmente adotadas pelo Conselho de Ministros da União Europeia e publicadas em Diário Oficial.

Como vai funcionar

Uma vez em vigor, os viajantes precisarão preencher um formulário online, que terá validade de três anos, a um custo de 7 euros, ou R$ 31,90 na cotação de hoje. Menores de 18 anos e maiores de 70 estão isentos da cobrança.

Em caso de aprovação, um documento será enviado por e-mail. Além de nome, data de nascimento e nacionalidade, o candidato a turista na União Europeia também terão de informar às autoridades sobre seu histórico criminal.

Dessa forma, condenações por terrorismo, exploração sexual de crianças, tráfico humano ou de drogas, além de estupro e assassinato, terão de ser comunicadas e podem representar a reprovação na autorização de visita ao continente.

Também será necessário informar sobre o histórico de viagens e a permanência em países e áreas de conflito.

E nem pense em omitir nada, pois o novo sistema vai cruzar as informações fornecidas pelos viajantes com bases de dados da Interpol e outras.

Ainda segundo o Parlamento Europeu, a análise e o processamento das respostas será automatizado, e os viajantes devem demorar pouco tempo até terem seus pedidos aprovados.

Para aqueles cujas respostas apontarem algum indício de risco, haverá então uma análise posterior, feita por um agente. Poderão também ser pedidos esclarecimentos adicionais e até uma entrevista.

Além de verificar ameaças à segurança da União Europeia, o Etias também pretende identificar pessoas com potencial de migração irregular para o continente.

Onde a autorização será pedida

Os países que fazem parte do Espaço Schengen e vão pedir o Etias são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Já que for viajar para o Reino Unido não precisará do documento, uma vez que ele está fora do chamado Espaço Schengen.

Brasileiros que possuam passaportes de países europeus não vão precisar da autorização prévia de viagem.

Para mais detalhes,confira um folheto explicativo no site da Comissão Europeia.

* Com informações da Folha

Leia mais sobre a Europa

Saiba que documentos são necessários para sua viagem à Europa

Dez perguntas que a imigração na Europa costuma fazer

Viagem à Europa: o que você precisa saber sobre o Tratado de Schengen

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel

Confira pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *