Uma visita a Robben Island: a prisão que manteve Mandela por 18 anos

by

Se você me perguntasse sobre um ponto turístico na Cidade do Cabo onde tivesse a chance de saber mais sobre a história da África do Sul, eu não pensaria duas vezes em responder: Robben Island. A 30 minutos de barco do continente, esta ilha foi uma prisão durante muitos anos e recebeu presos importantes, como o grande ídolo sul-africano, Nelson Mandela, que ali passou 18 anos de sua vida.

A ilha e a prisão foram abertas ao público no início de 1997, sendo, reconhecidas, em 1999, como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

É um passeio interessante? Eu acho, ainda mais que não dá para pensar em África do Sul sem associar o país aos horrores do Apartheid, regime em que os brancos viviam segregados de pessoas de cor e com todas regalias sobre os demais.

Em 1961, Robben Island tornou-se prisão de segurança máxima para ativistas políticos. Dessa forma, muitos daqueles que criticavam esse sistema e lutavam por melhores condições de vida para os negros acabaram sendo detidos no local.

Uma vez na atração, é possível saber, da boca de ex-prisioneiros (o que torna a visita mais rica), o que motivava as prisões, como era a vida no cárcere, os trabalhos forçados aos quais eram submetidos e como era o tratamento dispensando aos presos de cor em detrimento de outras etnias como os brancos.

Se der sorte e seu guia tiver convivido mais de perto com Mandela, poderá saber curiosidade sobre o grande líder e seus ensinamentos.

No entanto, eu só recomendo visitar Robben Island se você tiver ao menos cinco dias pela Cidade do Cabo, pois as atrações são muitas e este passeio tem duração média de quatro horas. Dependendo do horário em que for feito pode comprometer todo o seu dia, como aconteceu comigo.

Os passeios partem diariamente da Torre do Relógio (Nelson Mandela Gateway), no Waterfront, em quatro horários (9h, 11h, 13h e 15h).

Como visitar Robben Island

Os passeios para Robben Island Os passeios partem diariamente da Torre do Relógio, no Waterfront Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Como visitar Robben Island

Barcos que fazem o trajeto Cidade do Cabo/Robben Island

Como é uma atração muito concorrida, no dia que destinei a conhecê-la, eu só consegui lugar no tour das 11h, retornando à Cidade do Cabo somente às 15h, a tempo somente de almoçar e seguir para curtir o por do sol em Signal Hill.

Assim, eu recomendo comprar seus ingressos antecipadamente on-line (Você pode consultar disponibilidade e adquirir o ingresso aqui), antes de viajar, pois eles se esgotam rápido na alta estação e em feriados.

Enquanto espera o embarque, na fila mesmo, não deixe de conferir a exposição existente no interior do Nelson Mandela Gateway sobre a prisão e o Apartheid.

Outra coisa: mesmo com o ingresso em mãos, chegue cedo. Ao menos 30 minutos antes, e ser um dos primeiros a entrar no barco, pois se o sol estiver forte, você garante assento na área coberta e com ar-condicionado.

Se bem que eu preferi me sentar no deck, pois até chegar à ilha, à medida que vamos nos distanciando do continente, temos vistas incríveis da Cidade o Cabo e da Table Mountain. Portanto, máquinas e celulares à postos!

Como visitar Robben Island

À medida que o barco se afasta da costa,oferece lindas vistas da Cidade do Cabo

Precisa de hotel, hostel ou apartamento na Cidade do Cabo? Veja aqui as melhores opções! Muitas têm cancelamento grátis.

Pesquise aqui voos para a Cidade do Cabo e outros destinos sul-africanos

Consulte neste link passeios e excursões na Cidade do Cabo

Contrate agora seu seguro viagem e visite a África do Sul com toda a proteção!  Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada na África do Sul. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Alugue um carro para explorar a  região do cabo

Como é a visita a Robben Island

O passeio é dividido em duas etapas: a primeira é um tour de ônibus ao redor da ilha e a segunda uma visita ao interior de um dos prédios da prisão.

Logo que o barco chega, somos direcionados para os ônibus que nos aguardam. Cada um possui seu próprio guia e fazem trajetos diferentes para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo lugar, porém todos visitam os mesmos locais.

Como visitar Robben Island

Chegando ao porto de Robben Island

Como visitar Robben Island

Os ônibus que fazem o tour pela Ilha

O ônibus circula por quase toda a ilha e ao longo do caminho o guia vai explicando a história de cada ponto de interesse.

Entre aqueles visitados estão a igreja, o cemitério, um farol do século XIX, a pedreira onde os presos faziam trabalhos forçados (inclusive Mandela), a vila onde viviam os oficiais e encarregados pela ilha, a escola, o hospital, as prisões, entre outros.

Como visitar Robben Island

A vila e o farol ao fundo

Como visitar Robben Island

As prisões em Robben Island

Como visitar Robben Island

A pedreira onde os prisioneiros faziam trabalhos forçados

O ônibus faz uma parada na beira da praia, onde há uma lanchonete e banheiros e de onde é possível avistar de longe a Cidade do Cabo e tirar altas fotos.

O lugar é muito bonito. Há inclusive quem vá casar nesta ilha, conforme o guia contou. E não é nada barato, viu?

Como visitar Robben Island

A vista da Cidade do Cabo desde Robben Island

Já a segunda etapa da visita é um passeio guiado pelo interior da maior das quatro prisões da Robben Island, a prisão de segurança máxima.

Como eu adiantei, neste momento, os guias são ex-presidiários que viveram anos no local e que hoje trabalham na ilha, contando aos visitantes tudo que acontecia no dia-a-dia da prisão.

Como visitar Robben Island

Ex-prisioneiros conduzem o tour dentro da prisão de segurança máxima

Entre os locais visitados estão os pátios internos, o refeitório, uma cela grande onde vários presos dormiam juntos e o corredor da seção B, onde ficava a cela de Nelson Mandela, a qual nos é mostrada.

Como visitar Robben Island

Cela comunitária

Como visitar Robben Island

Cela de Nelson Mandela

A explicação chega a detalhes como era a alimentação dos prisioneiros de cor e dos brancos, onde eles dormiam e o tratamento dispensado a um e a outro.

Ao fim da visita, saimos da prisão e vamos a pé direto para o barco. O único inconveniente é a fila de espera para entrar na embarcação, pois ficamos sob o sol.

Não há sombra e se a sua visita terminar no período da tarde como a minha, por volta das 15h, e ainda for no verão, o calor é insuportável!

Outra coisa, o inglês dos guias tem um sotaque carregado. Às vezes, eles falam tão rápido que se nos distrairmos perdemos o fio da meada.

De qualquer forma eu gostei do passeio a Robben Island pela beleza da ilha e pela aula de história contada pelos próprios personagens.

Veja no vídeo abaixo os melhores momentos da minha visita a Robben Island:

Leia mais sobre a África do Sul

África do Sul: passo a passo para planejar sua viagem à Cidade do Cabo

Brasil-África do Sul: como é voar com a TAAG

O que ver e fazer na Cidade do Cabo: as melhores atrações para incluir no roteiro

Cidade do Cabo em 10 dias: roteiro detalhado para facilitar a sua viagem

A incrível experiência de mergulhar com o tubarão-branco na África do Sul

Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo

Como é e onde fazer um safári na Cidade do Cabo

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel

Confira pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *