A incrível experiência de mergulhar com o tubarão-branco na África do Sul

by

A África do Sul é o destino certo para quem, assim como eu, adora experiências diferenciadas e o contato direto com a natureza. Durante minha viagem ao país, tive a chance de fazer o mergulho com tubarão-branco, um dos programas mais incríveis que existe por lá. Ou seja, já deu para você sentir como eu gostei, né? Mas antes de ir, é natural que existam muitas dúvidas e um certo medo. O mergulho é seguro? Não é perigoso? Custa caro?

De fato, todos esses questionamentos rondavam meus pensamentos antes de eu fechar a compra do passeio, ainda aqui no Brasil. Mas depois que vivi e sobrevivi (brincaderinha) ao mergulho, fica a dica: deixe o medo de lado e embarque nessa com tudo!

Em poucos lugares do mundo, por um preço tão acessível e sem colocar sua vida em risco, você terá a chance de estar cara a cara com o predador dos sete mares!

O mergulho é feito em uma gaiola bastante segura, atrelada a um barco, e o tempo todo monitorado por especialistas.

E o melhor lugar para ver os tubarões brancos na África do Sul é Gansbaai, uma vila de pescadores a cerca de duas horas e meia de carro da Cidade do Cabo. Portanto, uma atividade super conveniente para fazer em um passeio de um dia.

Mergulho com o tubarão-branco na África do Sul

A vila de pescadores de Gansbaai Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

E se você quiser observar os tubarões sem ter que entrar na gaiola, também pode. Tem empresas que dão desconto para quem se compromete antecipadamente a não mergulhar.

Agora vamos combinar: poder sentir a adrenalina de estar dentro d’água do lado deles e ainda em segurança, não é todo dia, né? Dessa forma, vá por mim: entre na gaiola. Você não vai se arrepender!

Precisa de hotel na Cidade do Cabo? Veja aqui as melhores opções!

Pesquise voos para a Cidade do Cabo e outros destinos sul-africanos

Consulte passeios e excursões na Cidade do Cabo

Contrate agora seu seguro viagem e visite a África do Sul com toda a proteção!  Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira seu chip internacional para ter internet ilimitada na África do Sul

Alugue um carro para explorar a  região do cabo

Como reservar e quanto custa

Várias agências em Gansbaai operam o mergulho com o tubarão-branco e todos os dias elas pegam e deixam de volta viajantes hospedados na Cidade do Cabo para viver a aventura. Você pode consultar opções de passeios e reservar o seu aqui.

Na verdade todas as empresas trabalham da mesma forma, você só deve se preocupar em confirmar antes se a operadora escolhida tem autorização e é certificada para a atividade pelas autoridades sul-africanas.

Quando fiz o mergulho, em fevereiro de 2018, eu paguei 2.400 rands (moeda sul-africana), o equivalente a cerca de US$ 178 mais a taxa de IOF (6,38%), devido ao pagamento ter sido feito com cartão de crédito.

Esse valor inclui o transporte de ida e volta em veículo próprio da operadora, café da manhã, as roupas para mergulhar, toalhas, o barco, lanches a bordo, o almoço e um certificado ao final da aventura.

O deslocamento até Gansbaai

A aventura começa bem cedo. Hospedado na Cidade do Cabo, você terá que estar pronto às 3h30, horário em que a maioria dos tours pega a gente no hotel e parte em direção a Gansbaai. A viagem até lá leva cerca de duas horas e meia e é feita em uma van.

Mas o horário exato de saída é combinado com o viajante na véspera do mergulho, pois tudo vai depender das condições do tempo e do mar. De qualquer forma, o mergulho acontece sempre pela manhã.

Preparativos

Ao chegar em Gansbaai, em torno de umas 6h, um café da manhã, em sistema e buffet, nos espera na recepção da operadora de mergulho escolhida.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Café da manhã antes do mergulho

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Você pode repetir a comida quantas vezes quiser

A essa altura, se você é do tipo que enjoa no mar, já deverá ter tomado um remédio para combater esse mal, pois o barco balança bastante.

Não costumo sofre enjoos, mas para não desperdiçar o passeio e nem o meu dinheiro, já que eu não teria uma segunda chance, eu tomei. Vai que… né?

Após o café da manhã, ainda nas dependências da empresa, assinamos um termo de responsabilidade, assistimos a um vídeo e recebemos as instruções sobre como é o mergulho.

Também somos orientados sobre como devemos nos posicionar dentro da gaiola, a fim de nos manter seguros, e só então seguimos para o barco, que zarpa por volta das 9h.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Gaiola em que o mergulho é feito

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

O barco que leva ao mergulho com o tubarão-branco

A viagem de barco e o mergulho

O mergulho é feito em um local em alto mar batizado de “shark alley” (beco do tubarão), pois se trata de um ponto no meio do nada situado entre duas ilhas que abrigam colônias de focas e pinguins, animais que fazem parte da cadeia alimentar dos tubarões.

O trajeto é bem curto. Não demora mais de meia hora para chegarmos ao local.

Daí, a equipe a bordo começa a se movimentar. A gaiola em que iremos mergulhar é posicionada e amarrada ao barco, assim como a “isca” para atrair os tubarões é preparada.

Eles são atraídos por uma mistura de restos e óleo de peixe que é jogada no mar, além de uma cabeça de peixe amarrada na ponta de uma corda, que é recolhida toda vez que o tubarão se aproxima.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

os tubarões são atraídos por uma mistura de restos e óleo de peixe que é jogada no mar

O objetivo não é alimentá-los, mas sim atraí-los. Não se pode dar de comer aos tubarões para não interferir no ciclo natural.

Enquanto isso, roupas de neoprene, sapatos do mesmo material, máscaras e um cinto de pesos, que é amarrado nas nossas cinturas, nos são entregues para que já estejamos preparados para entrar na gaiola assim que os tubarões se aproximarem.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Vestido com a roupa de neoprene, pronto para entrar na gaiola

Não se preocupe com os seus pertences. Os bancos onde vamos sentados funcionam como armários ao levantar o assento.

Mas recomendo que você já vá preparado, com roupa de banho por baixo da que estiver vestindo, para colocar rapidamente a roupa do mergulho por cima. Não há vestiário no barco, apenas banheiro.

Entrando na água e encarando os tubarões

A gaiola cabe de seis a oito pessoas de uma vez. Uma vez dentro dela, é expressamente proibido colocar qualquer parte do seu corpo para fora, assim como câmeras subaquáticas ou qualquer objeto, como os famosos “paus de selfie”.

Para garantir de que eu veria mesmo os animais, eu me candidatei para ir somente no segundo grupo, quando certamente os tubarões já estariam circulando o barco, atraídos pela isca.

Nesse momento eu não sei se eu estava mais com medo de entrar na água e encarar os bichos ou por causa do frio. A água é muito gelada.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Entrando na gaiola

Cada grupo fica entre 20 e 30 minutos dentro da gaiola (mas você pode pedir para sair na hora que quiser). O nosso corpo todo fica submerso e só a cabeça permanece para fora. Por isso, não é preciso nenhum equipamento de mergulho. Na verdade nem saber nadar é necessário.

Quem está dentro da gaiola não consegue enxergar o tubarão se aproximando, é quando então que o funcionário da operadora de mergulho que está segurando a corda (com a cabeça do peixe pendurada) grita de cima do barco “down, down!” (desçam, desçam!). Daí você prende a respiração, abaixa e voilá! Dá de cara com o tubarão bem perto da gaiola.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Grupo dentro da gaiola

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Tubarão se aproximando da gaiola

Se você não consegue ficar sem respirar por mais de dez segundos, nem se preocupe, pois é esse o tempo máximo para que o tubarão desapareça da sua vista. Como eles são rápidos, viu?!

Quem não tem coragem de entrar na água, mesmo assim deve encarar o passeio. Sabe por quê? Sinceramente falando, a visão de cima do barco é bem melhor.

Tudo bem que não tem a adrenalina de estar dentro d’água e cara a cara com o tubarão. Mas é que de dentro da embarcação dá para ver os tubarões por mais tempo e com mais clareza, principalmente se visibilidade da água não estiver boa, como aconteceu no dia do meu mergulho.

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Tubarão saltando, visto do barco

De volta ao barco

Ao sair da gaiola, não se preocupe com o frio. Eles providenciam toalhas limpinhas e quentinhas, casaco e lanche, incluindo uma bebida quente.

Já em terra firme, assistimos ao vídeo do dia (à venda após o passeio), seguido de almoço e entrega de um certificado, atestando que vivemos a experiência e sobrevivemos!

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

O buffet do almoço continha dois tipos de massas e saladas

O que ver e fazer na Cidade do Cabo

Certificado entregue após o mergulho

Depois se dá o retorno à Cidade do Cabo, onde chegamos por volta das 17h30.

Veja a seguir o pequeno vídeo que eu fiz com os melhores momentos do mergulho daquele dia:

Leia mais sobre a África do Sul

África do Sul: passo a passo para planejar sua viagem à Cidade do Cabo

Brasil-África do Sul: como é voar com a TAAG

O que ver e fazer na Cidade do Cabo: as melhores atrações para incluir no roteiro

Cidade do Cabo em 10 dias: roteiro detalhado para facilitar a sua viagem

Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo

Como é e onde fazer um safári próximo à Cidade do Cabo

Uma visita a Robben Island: a prisão que manteve Mandela por 18 anos

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.

Pesquise aqui sua passagem aérea para a África do Sul

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel

Confira pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em 210 países

Ingressos para passeios e atrações no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *