Como é e onde fazer um safári próximo à Cidade do Cabo

by

Quando se fala em África, a primeira coisa que vem á cabeça é fazer um safári. E na África do Sul essa experiência jamais deve ficar fora do seu roteiro. O lugar mais famoso do país para vivenciar a vida selvagem é sempre apontado como sendo o Kruger National Park, bem ao norte, já na divisa com Moçambique.

Acessá-lo, requer voar até Maputo, capital do país vizinho, e ainda pegar duas horas de estrada; ou então dirigir por cerca de seis horas direto de Joanesburgo. Ou seja, a logística não é tão simples, exige tempo e os preços das hospedagens neste parque também não são nada convidativos.

Por conta disso, quem vai apenas à Cidade do Cabo, acaba deixando de lado a ideia de fazer um safári, por achar que na região não há lugares que proporcionem essa vivência. Mas é aí que muita gente se engana!

Embora não existam parques nacionais como o Kruger nas redondezas, há as reservas privadas! Tudo bem que estas são menores em tamanho,têm menos animais, estes não vivem sem nenhum contato humano etc etc etc, entre outros “poréns” que comumente se escuta de quem critica esse tipo de propriedade.

Mas quer saber? Isso não invalida em absolutamente nada fazer um safári em uma reserva privada próxima à Cidade do Cabo. Sabe por quê?

Para começar, me responda uma coisa: o seu principal interesse não é ver os animais, principalmente os Big 5 (leão, do elefante, do búfalo-africano, do leopardo e do rinoceronte)?

Se a sua resposta for afirmativa, saiba que em uma reserva privada você terá a garantia de observá-los mais de perto e vivendo, sim, em liberdade, só que em uma área menor e delimitada.

Ao contrário, em um parque nacional, por serem muito extensos – o Kruger, por exemplo, tem o tamanho do estado brasileiro de Sergipe ou de um país como Israel -, as chances de se deparar com os animais são mais remotas.

Eles não vão estar concentrados em um área determinada, principalmente a depender da estação do ano, e a gente não tem o controle sobre a natureza, né?

Aliás, segundo um amigo me contou, pode-se passar dias rodando e não ver muita coisa além da vegetação.

Em segundo lugar, se você quer ter mais segurança em relação à sua saúde, a região do Cabo é livre de malária, diferentemente do que se encontra no Kruger.

Terceiro, a maioria das reservas privadas tem um lindo trabalho de preservação animal, então grande parte do dinheiro arrecado vai para a manutenção do parque e das espécies que ali habitam.

Por fim, há safáris para todos os bolsos na região do Cabo. Os mais baratos são aqueles que envolvem um passeio de um dia, que foi o que eu fiz em fevereiro de 2018 e pelo qual eu desembolsei 2.820 rands (cerca de R$ 880 na cotação à época).

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Safári em uma reserva privada na região do Cabo Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Neste valor, estava incluído o transporte de ida e volta desde o meu hostel na Cidade do Cabo, drinque de boas-vindas, café da manhã em sistema de buffet, o safári em um carro 4X4, por um período de três horas percorrendo toda a reserva – acompanhado de um guia que explicava tudo sobre os animais – e parada para vinho ou espumante ao fim da aventura (bem no meio da savana africana com vistas incríveis).

Tem mais! É servido um almoço em sistema de buffet e, à tarde, tempo livre para mais alguns drinques e banho de piscina até o horário de ir embora. Como eu fui no verão, achei o “pacote” sensacional!

Onde fazer um safári perto da Cidade do Cabo

Os safáris, ou games como eles chamam por lá, mais perto de Cidade do Cabo são no Aquila Private Game Reserve e no Inverdoorn. Ambas as reservas têm uma área aproximada de 100 km² e trabalham com preservação de animais.

Os bichos que hoje nelas vivem foram aos poucos reintroduzidos na região (por conta da caça, muitos foram extintos), e hoje é possível encontrar os Big 5 por lá, inclusive filhotes.

O Aquila fica a 180 km da Cidade do Cabo, enquanto o Inverdoorn está a 200 km. São mais ou menos de duas a duas horas e meia de viagem.

Precisa de hotel na Cidade do Cabo? Veja aqui as melhores opções!

Pesquise voos para a Cidade do Cabo e outros destinos sul-africanos

Consulte passeios e excursões na Cidade do Cabo

Contrate agora seu seguro viagem e visite a África do Sul com toda a proteção!  Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira seu chip internacional para ter internet ilimitada na África do Sul

Alugue um carro para explorar a  região do cabo

Como fazer um safári na região do Cabo

Se estiver com carro alugado (para alugar um carro na África do Sul, você pode cotar opções e preços com o nosso parceiro, a RentCars), você pode reservar o safári e seguir dirigindo até a reserva.

Caso não esteja motorizado, você pode contratar um passeio com transfer e ir com mais comodidade.

Para uma experiência mais abrangente, ambas as reservas têm opção de hospedagem, permitindo pernoitar e fazer dois safáris em horários diferentes.

Depois de algumas pesquisas, eu optei pelo Aquila. Para consultar preços e contratar safáris no Áquila acesse aqui.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Imagem: Reprodução Google Maps

Aquila Private Game Reserve Fotos: Anchieta Dantas Jr./ Blog Andarilho

Como é fazer um safári no Aquila

O safári no Aquila tem duas opções de saída da Cidade do Cabo, às 6h45 ou às 10h, chegando à reserva às 9h e às 12h, respectivamente.

Uma vez no Aquila, você irá fazer um safári de duas a três horas de duração em um veículo 4×4. O passeio inclui o transfer ida e volta desde o seu hotel, safári guiado, café da manhã (para o tour das 6h45) e almoço.

Ao longo dos anos, o Aquila reintroduziu vida selvagem para a região do Cabo. Hoje, orgulha-se de poder oferecer aos visitantes a oportunidade de ver de perto leão, rinoceronte, búfalo africano, elefante, zebras, antílopes, avestruzes, hipopótamos, gazelas entre outras espécies.

A reserva também educa visitantes sobre a situação de cada animal e faz um exelente trabalho de preservação.

Como eu optei pelo passeio das 6h45, pulei da cama bem cedo e às 6h já estava à espera do motorista que não demorou a parar na frente do hostel em que eu estava hospedado. Depois, ele apanhou mais algumas pessoas em outros hotéis e pegou a estrada.

Pelo caminho, belas paisagens, onde imponentes montanhas contrastam com campos onde uvas são cultivadas nas vinícolas em sua base.

Na metade do trajeto, há uma parada em um posto de combustível para quem quiser usar o toilete e comprar algo para comer ou beber. Quer um conselho: se tiver de comprar alguma coisa que seja água. Não esqueça que ao chegar na reserva, um farto café da manhã estará à sua espera!

Ao chegar no Aquila, somos recepcionados com uma taça de vinho ou espumante. Depois somos convidados a fazer o registro de entrada e em seguida encaminhados ao restaurante para tomar o café da manhã.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Drinque de boas-vindas

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Restaurante da reserva

Há bastante variedade e itens diferentes do café da manhã brasileiro, como por exemplo, feijão, tomate (influência da colonização inglesa) e batatas, além de bolos e doces variados.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Café da manhã

Por volta das 10h embarcamos no carro 4X4 para dar início do safári. Há opção de fazer o safári de quadriciclo ou a cavalo, mas isto deve ser contratado antes, pois o valor é diferente.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Carros 4X$ nos quais os safáris são feitos

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

A beleza natural da reserva

Os primeiros animais que vimos foram rinocerontes e avestruzes. A cada parada o motorista explicava algo sobre cada animal, idade, quantidade existente na reserva, quanto tempo vivem, hábitos e outras curiosidades. Vale lembrar que o safári é conduzido em inglês.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Hipopótamos

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Avestruzes

Logo em seguida foi a vez dos elefantes, zebras, hipopótamos, búfalos africanos, antílopes e gazelas.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Zebras

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Rinocerontes

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Gazelas

Depois, em uma grande área reservada avistamos um leão e algumas leoas. Eles ficam isolados dos outros animais para não valer ali a lei das selvas. Afinal, estamos em um reserva de preservação.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Leões

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Leoa à espreita

Por isso, próximo ao portão que dá acesso a esta área, existe uma cerca elétrica, para que os leões não saiam de seu espaço. Saindo dessa área, nos deparamos com girafas e alguns babuínos.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Girafas e zebras

Para fechar a experiência com chave de ouro, o carro para em um ponto de apoio muito bem estruturado e cercado de uma linda savana, onde descemos e é servido água, vinho branco e espumante à escolha.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

Relaxando após o safári

Dá para ficar ali uns 30 minutos relaxando, bebendo vinho, admirando e fotografando a paisagem.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

O visual da reserva é incrível

De lá, retornamos ao prédio principal da reserva e somos levados ao restaurante para almoçar.

A esta altura, o buffet do almoço já está pronto e é super bem servido. Há várias as opções e podemos nos servir à vontade. O único ponto negativo é que nenhum tipo de bebida está inclusa, nem as não alcóolicas.

Do lado de fora do restaurante um piscina convidativa aguarda quem tiver levado roupa de banho para curtir a parte da tarde. Eu não entrei. Preferi ficar nas espreguiçadeiras ao redor e à sombra dos guarda-sóis.

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

A piscina é rodeada por lindo gramada e espreguiçadeiras à sombra

Como é fazer um safári no Aquila Private Game Reserve

A beleza da paisagem do Áquila Private Reserve

Ficamos ali até 15h30, quando então o motorista já está à nossa espera na recepção. O retorno para a Cidade do Cabo acontece às 16h.

Vale à pena fazer um safári em uma reserva privada?

Embora a reserva não seja tão grande quanto um parque nacional, para quem não tem tanto tempo e dinheiro para se deslocar até o Kruger, vale a pena demais pagar por esse tipo de safári e ver os animais soltos na natureza.

Sim, os bichos estão soltos, são selvagens e em hipótese alguma é permitido descer do carro. Embora há quem compare a um grande zoológico, me alegro em dizer que não é. A experiência é totalmente diferente! Portanto recomendo. Ver todos esses animais em seu habitat é simplesmente mágico!

Para confirmar o que eu digo, confira abaixo o vídeo que fiz com os melhores momentos do safári:

Leia mais sobre a África do Sul

África do Sul: passo a passo para planejar sua viagem à Cidade do Cabo

Brasil-África do Sul: como é voar com a TAAG

O que ver e fazer na Cidade do Cabo: as melhores atrações para incluir no roteiro

Cidade do Cabo em 10 dias: roteiro detalhado para facilitar a sua viagem

A incrível experiência de mergulhar com o tubarão-branco na África do Sul

Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo

Uma visita a Robben Island: a prisão que manteve Mandela por 18 anos

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.

Pesquise aqui sua passagem aérea para a África do Sul

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel

Confira pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em 210 países

Ingressos para passeios e atrações no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

2 Responses

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *