A vida na primeira cidade do mundo que pode vir a ficar sem água

by

Faltando apenas um mês para a minha viagem à África do Sul, realizada em fevereiro de 2018, foi que eu fiquei sabendo dos sérios problemas de abastecimento d’água que a Cidade do Cabo vinha e vem enfrentando. Adiar ou cancelar a viagem àquela altura não dava mais. Primeiro, porque a passagem aérea já estava paga e como foi comprada com tarifa promocional, não permitia reembolso.

Segundo, a vontade de viajar e conhecer o país era tanta, que não me importei com o que lia ou escutava no noticiário internacional.

Até porque, mesmo diante dos baixos índices dos reservatórios de água da cidade, dada à falta de chuva, o governo sul-africano não estava desestimulando a ida de turistas, apenas informando sobre as medidas de contenção.

O fato é que, para muita gente, viajar para um lugar apontado como a primeira metrópole do mundo a vir a ficar sem água poderia ser um problema. No entanto, para mim não era, e encarei o fato como mais uma experiência de vida e aprendizado.

Caso você não tenha conhecimento, as autoridades da África do Sul haviam estimado para 18 de abril desse ano o que eles estavam chamando de “Day Zero” (Dia Zero).

Esta é uma data hipotética na qual o nível dos reservatórios ficaria abaixo de 13,5%. Com isso, o fornecimento de água na Cidade do Cabo seria quase que totalmente interrompido.

Na prática, a grande maioria das torneiras seria fechada e os moradores teriam que realizar a coleta em apenas 200 pontos espalhados pela cidade.

Felizmente, com o nível dos reservatórios aumentando em outros lugares da África do Sul e o sucesso das medidas de racionamento, o governo anunciou o adiamento para 2019.

Mas o engajamento para economizar água continua e os moradores, realmente, não podem baixar a guarda!

O fato é que para quem está longe, notícias negativas como esta fazem a realidade de um lugar parecer muito pior do que é. Por isso, eu resolvi escrever esse post tentando mostrar como foi viver e sentir o problema na pele.

Uma espécie de reflexão e alerta para as consequências provocadas pelas mudanças climáticas no nosso cotidiano e os efeitos do poder de destruição que o homem tem tido sobre o planeta.

Como viajante consciente que sou, eu não poderia jamais ter passado pela Cidade do Cabo sem dar essa contribuição.

Acredite: somos felizardos e devemos agradecer a Deus todos os dias por ainda termos água em abundância, um bem tão essencial à vida e que jamais deve ser desperdiçado.

Do jeito como a coisa anda, nenhum país ou cidade estará livre desse risco se não nos precavermos.

A vida na cidade do Cabo com a crise de água

O nível dos reservatórios está, de fato, bem baixo. A Prefeitura é enfática ao afirmar que é preciso limitar o consumo diário a 50 litros por pessoa para evitar medidas mais drásticas.

Felizmente boa parte da população está engajada e, segundo observei, tem sido possível se adaptar a esse dia a dia de economia de água. na Cidade do Cabo.

Água na Cidade do Cabo

Engajamento da população pedindo para as pessoas economizarem água Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

É fato que os moradores têm receio de que os turistas abusem do consumo de água, embora os órgãos de Turismo garantam que a presença dos viajantes não represente perigo.

Além disso, todos os visitantes são informados da situação e encorajados a “economizar água como os locais”.

Cartaz alertando sobre o problema da falta d’água na cidade e pedindo para todos serem conscientes no seu uso

Água na Cidade do Cabo

“Cada gota conta”

Essas mesmas entidades pedem ainda que os turistas não mudem seus planos de viajar à África do Sul, ressaltando a importância do Turismo para a economia local.

E embora o temido “Dia Zero”, tenha sido descartado por enquanto, quem estiver indo para lá é bom que saiba que as medidas que promovem o consumo inteligente de água foram mantidas e todos devem cooperar.

Tomando banho durante a crise da água

É claro que não se trata de uma situação fácil e ela exige mudanças na rotina. Contudo, não é o fim do mundo.

Para nós, brasileiros, acostumados a tomar vários banhos por dia, uma vez na Cidade do Cabo, o hábito precisa ser revisto.

Seguindo as recomendações de consumo de 50 litros diários, somos orientados a tomar apenas um banho por dia, e com duração aproximada de dois minutos.

Água na Cidade do Cabo

Cartaz no chuveiro pedindo para que o banho seja de no máximo 2 minutos

Confesso que não consegui atingir essa meta no meu primeiro banho na cidade. Mas tratei logo de cronometrar e rapidamente me adaptei.

E como era verão e eu transpirava muito durante o dia, deixei para tomar o meu banho diário sempre à noite, desligando o chuveiro ao me ensaboar para não estragar água.

Água para beber

Embora na Cidade do Cabo a água da torneira seja potável, obviamente que para cumprir o consumo de 50 litros diários por pessoa, beber água da torneira é impraticável.

A água para beber tem que ser a mineral, e nem sempre achamos garrafas em abundância em todos os supermercados. Por vezes, só encontramos nas prateleiras garrafas de água mineral com gás ou em embalagens superiores a dois litros.

Apesar disso, eu não observei nenhum limite para clientes comprarem água e nem abuso de preços diante do aumento da demanda por água mineral. Nenhum comerciante está se aproveitando da situação para lucrar mais.

Reaproveitamento

A necessidade de economizar água na Cidade do Cabo não significa que a casa não deva ser limpa e nem as plantas e jardins devam morrer ressecados.

Para que isto não aconteça, a população está armazenando a água que cai do chuveiro durante o banho e utilizando para essas tarefas.

Onde eu fiquei hospedado, por exemplo, havia sempre um balde de plástico no box nessa intenção, a fim de que nada fosse desperdiçado e assim reaproveitado.

Uso do sanitário

Outra coisa que muda nessa situação é em relação às nossas necessidades fisiológicas.

Em caso de ir ao banheiro fazer xixi, nada de descarga. A ideia é deixar acumular e só usar a descarga uma ou duas vezes ao dia.

Água na Cidade do Cabo

Até tomar conhecimento dessa medida, eu achava estranho entrar no banheiro e me deparar com aquela cena. Mas a consciência e o risco de ficar sem água sempre falam mais alto.

Quando for em outro caso, se é que você me entende, costuma-se acionar a descarga, por conta do cheiro, ou preferencialmente aproveitar os baldes da reserva de água colhida no banho.

Em locais públicos

Quem decide comer fora na Cidade do Cabo também sente os efeitos da crise hídrica.

Muitos restaurantes não oferecem mais a “tap water”, ou a água potável de torneira. Temos que pedir água mineral.

Alguns bares e restaurantes mantém apenas uma torneira funcionando nos banheiros ou a descarga é desligada.

Água na Cidade do Cabo

“Se você realmente precisa usar água, procure a torneira marcada e use moderadamente. Cada gota conta”

Nem mesmo o complexo turístico V&A Waterfront, atração mais visitada do país, está alheio a toda essa situação.

Os estabelecimentos ali existentes só deixam uma torneira funcionando em cada banheiro e priorizam o uso de álcool em gel ou outro tipo de higienizador líquido para limpar as mãos.

Água na Cidade do Cabo

Como acompanhar a questão da água na Cidade do Cabo

Entre as fontes de informação fundamentais para a crise da água na Cidade do Cabo, o perfil no Twitter da South African Tourism, traz novidades sobre as iniciativas que o setor do Turismo vem tomando para lidar com a crise.

Eventualmente, nas redes sociais da Prefeitura da Cidade do Cabo há posts com alguma informação.

Não deixe também de ver as notícias que saem na imprensa, consultar os meios de hospedagem sobre a situação naquele momento e conversar com quem  acabou de chegar.

Devo ir ou não á Cidade do Cabo?

Mesmo em meio a todo esse problema, eu adorei a cidade e, havendo chance, voltaria pra lá correndo.

Para quem tem viagem marcada, eu diria que não cancele seus planos por conta das medidas de economia de água. A não ser que o Dia Zero realmente chegue, aí convém avaliar.

De qualquer forma, a falta de turistas causaria um estrago bem significativo na economia local.

Além disso, eu confesso que não passei nenhum perrengue enquanto lá estive. Tomei banho todos os dias, tentando seguir as regras, assim como não me deparei com a falta de água mineral em restaurantes e supermercados.

Portanto, vá, aproveite, divirta-se, mas, por favor, tenha a consciência de que quatro milhões de pessoas (população da cidade) precisam da água. Portanto, mantenha-se dentro dos 50 litros diários de consumo.

Não haja seguindo a linha “eu não sou daqui e não vim para ficar” e por conta disso vir a prejudicar milhões de pessoas. Lembre-se: ninguém está livre dos efeitos do clima!

Precisa de hotel, hostel ou apartamento na Cidade do Cabo? Veja aqui as melhores opções! Muitas têm cancelamento grátis.

Pesquise aqui voos para a Cidade do Cabo e outros destinos sul-africanos

Consulte neste link passeios e excursões na Cidade do Cabo

Contrate agora seu seguro viagem e visite a África do Sul com toda a proteção!  Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada na África do Sul. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Alugue um carro para explorar a  região do cabo

Leia mais sobre a África do Sul

África do Sul: passo a passo para planejar sua viagem à Cidade do Cabo

Brasil-África do Sul: como é voar com a TAAG

O que ver e fazer na Cidade do Cabo: as melhores atrações para incluir no roteiro

Cidade do Cabo em 10 dias: roteiro detalhado para facilitar a sua viagem

A incrível experiência de mergulhar com o tubarão-branco na África do Sul

Constantia e Stellenbosch: um passeio por regiões vinícolas do Cabo

Como é e onde fazer um safári na Cidade do Cabo

Uma visita a Robben Island: a prisão que manteve Mandela por 18 anos

Monte a sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog atualizado, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração, desejando uma excelente viagem!

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Confira hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  (antigo Ajudajus) e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *