Autorização de viagem para menores será feita online

by

Informação importante para quem tem filhos menores de 16 anos e precisa que eles viagem sozinhos. A fim de facilitar a obtenção do documento o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) instituiu a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV). A saber, a novidade entra em vigor no prazo de 60 dias. Ou seja, a partir de 2 de agosto de 2021, será possível obter a autorização de viagem para menores pela internet. Por enquanto, ela só valerá para viagens nacionais. Contudo, há a intenção de estender o procedimento para viagens internacionais. Porém, isto ainda não tem data definida.

A AEV está disponível na plataforma e-Notariado, do CNJ, entidade representativa dos mais de 9 mil notários do país. De acordo com o informado no site da Agência Nacional da Aviação Civil, a Anac, a versão eletrônica possui o mesmo valor do documento físico.

Pesquisando voos? Pois, encontre aqui as melhores ofertas para viajar pagando em até 12x iguais.

Como obter a autorização

Para obtenção da autorização de viagem para menores eletronicamente, os pais vão fazer uma videoconferência com o cartório, que vai reconhecer a firma (assinatura) para a autorização. Antes, era necessário fazer o procedimento presencialmente.

Em seguida, após o reconhecimento de firma, o cartório vai gerar um QR Code que atesta que os pais autorizaram o menor a viajar.

Esse QR Code pode ser apresentado em uma impressão ou mesmo na tela do celular à Polícia Federal e às empresas de transporte no momento do embarque. Aliás, uma boa notícia é que documento também poderá ser validado sem a necessidade de conexão com a internet.

Além disso, a autorização terá o prazo a ser indicado pelos pais ou responsáveis da criança ou adolescente, sendo válida por dois anos.

Ademais, se os pais quiserem, poderão cancelar a autorização pela internet —mesmo que o menor de idade esteja com o QR Code, ele não terá mais validade. O modelo físico também ainda seguirá disponível.

Você ou alguém da sua família precisa viajar? Pois saiba que independentemente do motivo da viagem ou do destino, jamais se deve embarcar sem um seguro-viagem! Dessa forma, faça aqui a sua cotação e contrate agora um seguro com 15% de desconto.

Autorização de viagem: regras

Viagens nacionais

Menores de 12 anos só podem viajar com o pai, mãe ou parente de até terceiro grau (avós, tios e irmãos maiores de 18 anos) com a certidão de nascimento da criança. Caso contrário, é necessária autorização dos responsáveis.

Apenas maiores de 12 anos podem viajar desacompanhados.

Viagens internacionais

Menores de 18 anos que viajarem só com o pai ou com a mãe precisam de uma autorização do outro. Já com qualquer outro parente ou conhecido, deverá ter a autorização do pai e da mãe.

Gostou da novidade sobre a autorização de viagem para menores? Então compartilhe! Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Assim, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *