Uruguai: turista continua isento de imposto em hotéis, locadoras e restaurantes

by

Excelente notícia para quem está de viagem marcada para o Uruguai. O desconto de até 22% em impostos para turistas estrangeiros em diárias de hotéis, contas de bares e restaurantes e no aluguel de carros, mediante pagamento com cartão de crédito ou débito internacional e ainda pré-pago, foi prorrogado até 31 de outubro de 2019. O benefício fiscal aos turistas não residentes, que já vem sendo adotado pelo governo uruguaio há alguns anos, havia se encerrado em 30 de abril deste ano.

Para ter direito ao benefício, o viajante não precisa fazer nada. No caso de bares e restaurantes, na hora do pagamento, a maquininha reconhece quando o cartão é internacional e aplica o desconto do IVA (equivalente ao nosso ICMS), que vem então discriminado no recibo entregue ao consumidor.

Já no que se refere à locação de carros, o desconto só vale quando o pagamento for feito no Uruguai. Locações pré-pagas fora do país não recebem a devolução porque a cobrança não é efetuada em uma máquina de cartão uruguaia.

Nos hotéis, no entanto, o que ocorre não é a devolução, mas a isenção, o que significa que, ao contrário do que acontece nos restaurantes, a conta não vem com IVA incluído. Isto porque se você for estrangeiro e estiver há menos de 60 dias no Uruguai, não terá o IVA acrescentado.

Para isso, o hotel vai conferir, no momento do check-in, o carimbo de entrada no país em seu passaporte ou no cartão de imigração que lhe foi entregue, caso estiver viajado com o seu RG (Carteira de Identidade).

O bom dessa história é que não há problema em pagar a hospedagem antes de viajar: o IVA não está previamente incluído na diária em sites como o do nosso parceiro Booking.com (veja opções de hospedagem no Uruguai aqui).

Mas atenção: se você perder o cartão de entrada no país ou já estiver no Uruguai há mais de 60 dias, o IVA de 10% será acrescentado à sua conta.

Veja aqui como planejar sua viagem ao Uruguai e o roteiro que eu fiz.

Outros países sul-americanos que dão o benefício

Na América do Sul, apenas o Brasil, entre os maiores destinos turísticos do continente, não oferece desconto de imposto de hospedagem a visitantes estrangeiros.

Além do Uruguai, que dá isenção de 10% do imposto sobre a hospedagem, na Argentina, você também tem a isenção de 21% para para pagamento com cartão internacional; de 19% no Chile; 18% no Peru para qualquer meio de pagamento; de 19% na Colômbia, válido apenas para viajantes a lazer utilizando qualquer meio de pagamento.

No entanto, entre essas nações,  o Uruguai está indo mais longe e devolvendo o imposto sobre outros serviços utilizados pelos turistas estrangeiros, como bares, restaurantes e locadoras de carros.

E aí, gosta das nossas dicas e do trabalho que realizamos? Então que tal nos dá uma força para continuá-lo. A seguir eu lhe mostro como.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *