Omã: um dia em Khasab, conhecida como a Noruega Árabe

by

Se tem um país para o qual eu jamais havia imaginado viajar este seria o Omã. Pelo menos em um horizonte tão próximo. Mas eis que ele entrou para o rol dos próximos destinos a visitar, desde que eu decidi fazer um cruzeiro pelo Golfo Pérsico. Junto com Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, duas cidades omanis estavam no itinerário: Khasab e Muscat, sua capital.

E quer saber: foi um grata surpresa. Lugar bonito, com um povo muito gentil, detentor de uma atmosfera de paz e tranquilidade, onde a personalidade e a cultura árabe permanecem mais vivas do que nunca. Resultado? Eu gostei de cara!

E foi a pequena e curiosa Khasab, antiga vila de pescadores, também conhecida como a “Noruega Árabe” (mais adiante eu explico o motivo), que me deu as boas vindas a este sultanato localizado na Península Arábica, vizinho dos Emirados Árabes Unidos, do Iemen e da Arábia Saudita.

Khasab fica no Estreito de Ormuz, na Península de Musandam a 500 quilômetros de Muscat, demarcando a divisão do golfo pérsico com o golfo de Omã, sendo de grande importância política para a região, pois mais da metade do petróleo das arábias passa por lá. Do outro lado do estreito estão o Irã e o Paquistão.

Mapa do Omã e localização de Khasab e Muscat Imagem: Google Maps

Mas, obviamente que a localidade também tem atributos turísticos, caso contrário, os navios de cruzeiro que navegam por aquela área não a incluiriam no roteiro.

Apesar de desconhecida para a grande maioria dos viajantes, ao desembarcar, eu descobri que a região de Khasab é um dos destinos turísticos mais populares da Península Arábica para os habitantes dos Emirados Árabes Unidos.

A beleza natural quase intocada das suas montanhas e as águas tranquilas das praias chamam a atenção quando nos aproximamos da costa. Ao desembarcar, algumas atividades aguardam os turistas que ali chegam.

O que fazer em Khasab

O maior atrativo é fazer um passeio de dhow (foto de abertura), barco de madeira tipicamente decorado com almofadas e tapetes, que desliza em meio aos majestosos fiordes que despontam ao largo de Khasab. Essa peculiaridade do seu relevo é que lhe confere o apelido de “Noruega Árabe”.

Durante o percurso não será difícil ver golfinhos saltando e acompanhando as embarcações, enquanto admira-se a beleza da paisagem ao redor.

Os majestosos fiordes ao largo de Khasab Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Ao mesmo tempo, sob a água, existe um mundo colorido, onde vivem várias espécies marinhas, propiciando a prática de snorkel, passeios de caiaque e até mesmo mergulho com cilindro.

Já em terra, as montanhas e penhascos saltam aos olhos dos visitantes, assim como as águas cristalinas que banham as suas praias. E a poucos quilômetros do porto, está o Centro de Khasab, a maior cidade e capital da Península de Musandam, com menos de 20 mil habitantes.

Eu fui apresentado à região pela Dolphin Khasab Tours, uma agência local que gentilmente topou uma parceria com o Blog Andarilho e colocou um guia à minha espera no porto, para quando eu desembarcasse do navio.

A bordo de um confortável veículo 4X4 com ar-condicionado (o calor é grande por ali), visitamos a praia principal, subimos as montanhas para admirar a vista e onde eu aprendi mais sobre a origem do lugar, como os antepassados viviam, com eram as edificações e também pude ver desenhos feitos nas rochas, os quais, tudo indica, eram uma forma de comunicação. É muito comum a gente ver muita cabras circulando.

Das montanhas, seguimos em direção ao pequeno centro de Khasab, onde predomina um comércio variado, onde encontramos de tudo, embora destaquem-se vestuário, alimentos e alguns restaurantes simples.

Caminhando pelas ruas vemos um pouco dos hábitos locais e observamos mulheres omanis com lenços pretos na cabeça assim como homens com suas túnicas brancas e chapéus bordados.

O principal ponto turístico do lugar é a mesquita principal, também no centro, embora só possamos admirar a fachada, já que não é permitida a entrada de quem não é muçulmano.

No caminho de volta ao porto, fizemos mais uma parada. Visitamos o Forte de Khasab, também conhecido como Castelo de Khasab, construído no início do século XVII pelos portugueses como parte da tentativa de dominar o estreito o estreito de Ormuz, quando, então, colonizaram Khasab. As forças portuguesas ali permaneceram até 1624, altura em que foram expulsos pelos omanitas.

Mas não pense que você vá encontrar qualquer indício da nossa língua por ali. O idioma do Omã é o árabe, embora encontremos quem fale inglês.

O forte está localizado praticamente em frente ao hipermercado Lulu, que atualmente domina a paisagem da zona portuária de Khasab.

Como resultado dos trabalhos de restauro empreendidos entre os anos de 1990 e 2007, a fortaleza está muito bem preservada. Em minha opinião, conhecer o forte é uma das atividades obrigatórias para quem visitar Khasab.

Atualmente, no interior do castelo há uma exposição sobre a história de Musandam, um modelo de uma casa de verão sobre estacas, uma Bait Al Quful (local para armazenamento de tâmaras) e divisões onde estão expostos documentos antigos, joias, roupas, móveis e utensílios domésticos.

No centro do forte, há ainda uma torre cilíndrica, em cujo interior se exibe um interessante filme e artefatos relativos ao quotidiano omanita.

Enfim, eu adorei conhecer Khasab e recomendo demais a hospitalidade e os serviços prestados pela Dolphin Khasab Tours se você passar pela região.

Além desse city tour que eu fiz e do passeio de dhow pelos fiordes, eles também levam os visitantes para mergulhar, praticar snorkel, andar de caiaque ou pescar. É só escolher o que deseja fazer no tempo que você tiver na cidade.

Para contatá-los visite o site, envie um e-mail para sales@dolphinkhasabtours.com ou chame no WhatsApp pelo número +968 99566672. O pessoal da agência é bastante solicito e se comunica muito bem em inglês.

O que achou da nossa dica? Já tinha ouvido falar de Khasab, a Noruega Árabe? Deixe sua resposta nos comentários desse post.

E se você gosta do nosso trabalho, que tal nos ajudar a manter o blog sempre atualizado e com conteúdo de qualidade? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo por meio dos nossos parceiros Viajanet  ou PassagensPromo.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hoteis.com.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela SegurosPromo ou Real Seguros.

Compre aqui seu chip internacional com 10% OFF e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Deseja fazer um cruzeiro? Veja agora as melhores ofertas para navegar pelo Brasil e o mundo pagando em 12X sem juros.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *