Café de sombra: atrativo ganha centro no Ceará

by

Atrativo turístico e gastronômico da região do Maciço de Baturité, o café de sombra, que originou a Rota Verde do Café no Ceará, acaba de ganhar seu primeiro Centro de Referência. Com isso, a experiência de quem visita a região se torna ainda mais completa. A inauguração aconteceu em 14 de abril deste ano. Aliás, data em que se comemora o Dia Mundial do Café, o que não poderia ter sido mais apropriado.

De acordo com os idealizadores, o objetivo do primeiro Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará é desenvolver um ambiente de inovação, visando a divulgação e revitalização do fruto, oferecendo suporte aos cafeicultores. Assim como, é claro, promover o turismo da região.

A saber, a iniciativa é da Prefeitura de Baturité, Sebrae Ceará e da Associação Comunitária União Serrana do Uirapuru.

Visita ao Centro de Referência do Café

Centro de Referencia Cafe de Sombra no Ceara Macico de Baturite
Centro de Referência Café de Sombra Maciço de Baturité Foto: Divulgação

A visita ao Centro de Referência do Café de Sombra do Ceará pode ser feita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O espaço fica localizado na na CE 356, na Zona Rural de Baturité. Para mais informações basta ligar para (85) 33471570.

Uma vez no local, será possível vivenciar o processo de revitalização do café, conhecer sobre a importância dos bancos de mudas, a essência dos cafés especiais e os benefícios do cultivo do café de sombra.

A propósito, a torra de grãos e a aquisição do café da Serra também serão atrativos do Centro. Bem como a degustação de um cafezinho plantado e produzido na região, acompanhado de quitutes regionais na Cafeteria do Centro.

Além disso, para os cafeicultores ou admiradores, haverá literatura, palestras e oficinas interativas sobre o café de sombra.

200 anos do Café de Sombra

O Centro de Referência também chega em boa hora, afinal, em 2022, a Serra de Baturité comemora 200 anos de presença do café de sombra em seu território, uma história que trouxe migrantes, divisas, desenvolvimento e mudou os rumos da região.

Por conta disso, um Selo Comemorativo de 200 Anos marcará este momento muito especial em que prevalece a revitalização do plantio sustentável associado ao turismo, o fortalecimento desses grãos no mercado do café especial e a expansão da Rota Verde do Café.

Ademais, o selo ajudará ainda no processo (em andamento) de reconhecimento para obter a Indicação Geográfica (IG) e a consolidação de municípios da Serra de Baturité enquanto apoiadores do café de tradição.

Gostou da novidade? Então que tal compartilhar esse post? Ao mesmo tempo, como queremos você sempre por aqui, cadastre-se para receber gratuitamente o nosso conteúdo. Ademais, quando você for viajar, lembre-se da gente. Dessa forma, veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem!

Garanta aqui o seu seguro-viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 35% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com até 15% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *