O que dá para fazer em Foz do Iguaçu em quatro dias

by

Foz do Iguaçu se não resume a uma visita às Cataratas brasileiras. Fato! Engana-se quem pensa que não há muito o que fazer na cidade e arredores. Ao contrário tem tantas atividades, que dá para preencher tranquilamente uma semana de viagem. Você pode ler mais sobre as atrações e como planejar a sua viagem aqui.

“Ah, mas eu não tenho esse tempo todo”, você poderá estar argumentado. Vou confessar uma coisa: nem eu tive quando visitei o destino. Por isso, a razão desse post. Aqui, você vai encontrar um roteiro de quatro noites e três dias inteiros em Foz, para cobrir o básico, ou seja, aquilo que não deve ficar fora da sua programação.

Acompanhe, a seguir, as minhas sugestões do que fazer na cidade a cada dia da sua estada, incluindo as atrações que você poderá visitar, seguindo uma sequência lógica de deslocamento, como chegar até elas priorizando o transporte público (o que vai baratear a sua viagem) e onde comprar os ingressos antecipadamente, a fim de viajar com todos os passeios garantidos.

Antes, eu recomento a leitura do post Foz do Iguaçu: o que você precisa saber e como planejar a sua viagem, a fim de poder concretizá-la e viabilizar o roteiro a seguir.

Como a grande maioria dos passeios é realizada a céu aberto, é importante levar óculos escuros, protetor solar (dependendo da época do ano, o sol e o calor são intensos), roupas leves, tênis e repelente.

Outra coisa: para ter acesso ao Paraguai e à Argentina é necessário portar seu RG (Carteira de Identidade) ou Passaporte no prazo de validade. Vacina contra febre amarela não é necessária.

Primeiro dia

O primeiro dia em Foz, na verdade, deverá ser reservado (e eu recomendo que seja assim) à sua chegada, deslocamento ao hotel, check-in e descanso para encarar os três dias que estão por vir. Isto foi o que eu fiz, visto que desembarquei na cidade já a noite. Então, não tinha muita escolha.

Pesquise e reserve aqui o seu hotel ou hostel em Foz do Iguaçu. Em minha opinião, para quem não vai estar de carro, pela localização e facilidade de transporte e opções de alimentação, ficar no centro da cidade é a melhor escolha.

Precisa de transfer do aeroporto para o hotel? Há opções de privativo e compartilhado.

No entanto, se você chegar até a hora do almoço, existem algumas atividades que já poderá incluir no seu roteiro. Para os mais aventureiros, que tal encarar uma trilha mais kayak ou Stand Up Paddle no Rio Iguaçu entre o Brasil e Argentina

Outra sugestão é o Passeio das Águas, para conhecer Foz do Iguaçu de outro ângulo, percorrendo de barco os Rios Paraná e Iguaçu, onde é possível contemplar os maiores monumentos arquitetônicos da Tríplice Fronteira: vista panorâmica da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a Ponte da Amizade, que une o Brasil ao Paraguai, e também a Ponte da Fraternidade, que faz a ligação do Brasil com a Argentina. No trajeto, dá para ver ainda o Marco das Três Fronteiras e a Ilha Acaray. 

Se tiver disposição, que tal curtir a noite em Puerto Iguazú, na Argentina? Você poderá jantar em restaurantes locais, desfrutando dos autênticos cortes de carnes argentinas e depois passear pela feirinha da cidade, que é um dos pontos turísticos da região. 

Segundo dia

Acorde cedo, tome o seu café e pegue o rumo da Avenida das Cataratas para visitar o Parque das Aves e, logo em frente, o Parque Nacional de Iguaçu para ver as Cataratas, assim como fazer o passeio do Macuco Safári .

Para chegar a essas atrações, a opção mais barata é o transporte público tome o ônibus 120 e desça em frente ao Parque das Aves, depois da visita, é só atravessar a rua e vai estar em frente ao Parque Nacional do Iguaçu, onde poderá ver as cataratas sob dois ângulos: pela trilha panorâmica (inclusa no ingresso do parque) ou chegando bem pertinho delas de barco, por meio do passeio do Macucu Safári, comprado a parte, embora aconteça dentro do parque nacional.

Preciso comprar os ingressos antecipadamente? Apenas o Macuco Safári, já que tem um limite de pessoas por dia e para que você possa fazer no mesmo dia da sua visita ao parque.

Para as demais atrações poderá comprar as entradas nas bilheterias. Se quiser comodidade para visitar as cataratas, você poderá combinar um transfer com ingresso antecipado.

Caso queira uma experiência mais imersiva no Parque das Aves, aposte no Backstage Parque das Aves, onde poderá participar de seções de treinamento das aves, além de alimentá-las.

Veja no vídeo a seguir como foi o nosso passeio do Macuco Safári. Acredito que você também vá querer viver a experiência!

À noite, se ainda tiver disposição, que tal curtir a famosa Noite Italiana de Foz? Saiba mais aqui.

Terceiro dia

Depois da agitação do dia anterior, minha sugestão é recuperar as energias em uma visita ao Templo Budista de Foz do Iguaçu. A entrada é gratuita, o lugar emana uma paz muito grande e o seu maior destaque são as esculturas no jardim e um pátio com 108 budas celestiais idênticos que rendem belas fotos. Para chegar peque o ônibus de linha 103 que sai do Terminal de Transportes Urbanos (TTU).

De lá, você pode se dirigir para a Usina de Itaipu. Para isso tome novamente o ônibus 103 até o TTU e sem pagar passagem, embarque nos ônibus 101, 102 ou 104 (Vila C Norte, Vila C Sul e Vila C), que levam à Usina.

Uma vez em Itaipu, poderá almoçar no Porto Katamarã, fazer o tour pela usina (Visita Panorâmica ou Circuito Especial) e, ao final, curtir o pôr do sol no Passeio de Catamaram

À noite sugiro curtir o Rafain Churrascaria Show, onde poderá jantar no sistema de buffet e ainda assistir um show que mostra a cultura da América Latina.

Quarto dia

Acorde cedo e passe a manhã fazendo compras em Ciudad del Este, no Paraguai. Dá tranquilamente para ir e voltar de transporte público. O ponto inicial da linha é em frente ao Terminal de Transporte Urbano, o TTU, na avenida Juscelino Kubitschek, no centro de Foz.

Passa ônibus a todo instante. A passagem custa R$ 5,50 o trecho (valor de outubro/2018). Se quiser mais conforto, poderá contratar um tour de compras no Paraguai.

Ao retornar a Foz, passe a tarde no Complexo Dreamland, onde poderá visitar o Museu de Cera, As Maravilhas do Mundo, o Parque dos Dinossauros e o Bar de Gelo.

Não pense que é um programa para crianças. Eu gostei bastante e recomendo. Vale à pena comprar o combo Passaporte Diversão Foz, que combina ingressos para todas as atrações do complexo. O ônibus 120, que sai do TTU, leva até o complexo Dreamland.

Na galeria de fotos a seguir eu reuni alguns registros dos momentos vividos nas atrações do complexo.

Tente sair do Dreamland antes do pôr do sol, para poder apreciá-lo do Marco das Três Fronteiras. A vista do rio na tríplice fronteira é impressionante ao cair da tarde. Para ganhar tempo, sugiro tomar um táxi ou um Uber.

No local, você vai encontrar uma cidade cenográfica que reproduz com perfeição o que seria uma missão jesuíta. Depois que escurece, um show de luzes toma conta do local, assim como há uma apresentação folclórica homenageando as culturas brasileira, argentina e paraguaia.

Terminado o espetáculo, poderá jantar no restaurante local e se despedir de Foz do Iguaçu em Grande estilo. Para voltar ao seu hotel, devido a hora, recomendo tomar um táxi ou um Uber.

Mais de quatro dias em Foz do Iguaçu

Se você tiver disponibilidade para mais alguns dias em Foz, existem outros passeios para enriquecer a viagem, veja alguma sugestões:

Visita ao lado argentino das Cataratas  e Gran Aventura, a versão portenha do Macuco Safári.

Iluminação noturna de Itaipu

Salto de Paraquedas

Tour de helicóptero

Conhecer as Minas de Wanda e as Ruínas Jesuítas de San Ignácio, localizadas a 60 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu, na Argentina.

Para conferir todos os passeios possíveis em Foz do Iguaçu clique aqui.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião aí nos comentários. E se você curte o nosso trabalho, que tal nos dar uma força para poder continuá-lo e manter o blog sempre atualizado? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *