Como obter o Tax Free em uma viagem à Europa

by

O Tax Free, ou Livre de Taxas, traduzindo para o português, é um mecanismo que faz com que o imposto pago pelos turistas em compras fora do seu país de residência, seja descontado do valor total desembolsado. Na Europa, esse imposto se chama IVA, o equivalente ao nosso ICMS, e seu valor pode variar de país para país. Normalmente, ele fica entre 16% e 25%. Mas como fazer para conseguir a restituição do imposto, quais as regras e como proceder?

Para começar, é preciso que você entenda que para ter direito à devolução do imposto a primeira regra é morar fora da União Europeia. Se você for europeu e morar fora da Europa também vale, uma vez que o que conta é o local de residência e não a nacionalidade.

O mais comum em em uma viagem à Europa é visitar vários países, né? Se for assim e você fizer compras em nações diferentes, não se preocupe, pois você poderá juntar todos os comprovantes de compras e entregar na alfândega do último país que visitar e do qual vai sair.

Mas atenção: não são todas as lojas que possuem Tax Free. Para saber quais são, verifique se há uma plaquinha na vitrine (como a da imagem aí embaixo) ou dentro do estabelecimento, avisando que tem, ou pergunte a um funcionário.

Como solicitar tax free na Europa

Placa indicativa de que a loja tem Tax Free Fotos: Divulgação

Além disso, há um valor mínimo de compras, que varia de país para país, para que se possa receber a devolução. Assim, sempre confirme com o vendedor.

Geralmente, o imposto não é recuperado em serviços, como hotéis e restaurante, mas sim em produtos.

O que fazer nas lojas

Em cada loja que tiver o Tax Free você deve pedí-lo. Uma vez feito isto, o vendedor, ou o caixa, lhe dará um formulário específico para ser preenchido.

Não esqueça de sempre levar seu passaporte, já que esse formulário é preenchido onde a compra foi realizada e entre as informações pedidas estão o número de passaporte, o nome do viajante e o país de residência.

Mas não é na loja que o IVA é devolvido. Isto acontece no aeroporto.

A devolução pode ocorrer em dinheiro ou em crédito no seu cartão de crédito, como preferir.

Depois, é só juntar todos os comprovantes e formulários e guardá-los para quando for ao aeroporto embarcar de volta ao Brasil, mostrá-los na alfândega.

Como proceder no aeroporto

Uma vez no aeroporto, basta se dirigir à área da alfândega ou alguma parte específica que tenha indicações de “devolução de imposto”. Na dúvida pergunte no balcão de informações ou ao funcionário da companhia aérea no momento do Check-in.

Lá, você deverá apresentar todos os formulários, bem como os comprovantes de compra (notas ficais).

Muitas vezes, dependendo do agente da Alfândega, é pedido para que o viajante mostre os produtos. Então a dica é deixar uma mala só com os itens que adquiridos e para os quais há devolução do IVA.

Como é uma parte burocrática e geralmente existem folas, a dica é chegar no mínimo com três horas de antecedência do horário do seu voo.

Como solicitar tax free na Europa

Posto de atendimento do Tax Free nas áreas de embarque dos aeroportos europeus

Depois de tudo revisado, os agentes vão carimbar os comprovantes de compra e os formulários e informar como será o procedimento para receber o valor do imposto de volta.

Normalmente, a orientação é procurar, depois do controle de Raio X, os balcões de Tax Free onde você, então receberá a restituição do IVA em espécie ou em crédito no seu cartão de crédito.

Leia mais sobre a Europa

Brasileiros vão precisar de autorização para visitar a Europa

Saiba que documentos são necessários para sua viagem à Europa

Dez perguntas que a imigração na Europa costuma fazer

Viagem à Europa: o que você precisa saber sobre o Tratado de Schengen

Vai á Europa? Monte a sua viagem com a gente

Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Reserve pelo Booking.com o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Contrate agora o seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional e use seu celular à vontade na Europa. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Compre aqui ingressos para passeios e atrações turísticas na Europa

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Alugue agora um carro para viajar pelo continente

Confira no Hotel Urbano hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

Pesquise passagens aéreas baratas: Passagenspromo, Voopter ou Max Milhas

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *