Doze dicas essenciais para alugar um carro para viajar

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Uma coisa é certa: nada se iguala à liberdade de alugar um carro em uma viagem. Não há horários, nem a necessidade de comprar passagens com antecedência, tem-se flexibilidade nos roteiros e espaço suficiente para acomodar compras e bagagem. Para quem viaja com crianças e idosos, então, não há meio de transporte melhor.

E para famílias ou um grupo maior de amigos que viajam juntos, um veículo grande é o meio mais prático e econômico de se deslocar em um destino.

No entanto, antes de alugar um carro para viajar, alguns fatores devem ser levados em conta, a fim de que a sua experiência ao volante seja a melhor possível. Da pesquisa de tarifas à devolução do veículo, veja o que você deve ter em mente se quiser rodar algum destino dirigindo por conta própria.

Confira, a seguir, doze dicas incríveis para alugar um carro para viajar!

1. Avalie o destino antes de optar pela locação

Dirigir pode não ser uma boa opção em grandes centros urbanos. Estacionamentos são caros e o trânsito na maioria das vezes é pesado. Dessa forma, priorize a locação de um veículo para explorar determinadas regiões, onde alugar um carro faz toda a diferença para chegar aonde não há transporte fácil e barato e você queira ter mais liberdade para ire vir.

Assim, planeje-se para pegar o carro quando estiver saindo de uma metrópole em direção a outros destinos. Por exemplo, de uma capital no litoral brasileiro para uma zona de praias ou de Roma para a região da Toscana, na Itália.

2. Planeje seu roteiro

Viagens que exijam que você dirija mais de 150 ou 200 quilômetros por dia por dia são bem cansativas. Afinal, você está viajando para relaxar, certo? Com isso em mente, defina um roteiro que inclua paradas para descanso ou cidades interessantes que peçam um ou mais dias para conhecer.

3. Reserve o carro com antecedência

Da mesma forma como você faz com a reserva do hotel ou a compra da passagem aérea, a reserva do carro com antecedência é fundamental, principalmente em períodos de maior demanda, como férias escolares no destino e feriados. Nessas épocas, o ideal é programar a reserva do carro com ao menos um ou dois meses de antecedência.

Já na baixa temporada, você pode se programar para reservar com aproximadamente uma semana de antecedência.

4. Conheça os requisitos para alugar um carro

Normalmente as regras são: ter acima de 21 anos (destinos domésticos) ou acima de 25 anos (destinos Internacionais); possuir carteira de habilitação emitida há no mínimo dois anos (definitiva) e dentro da validade; ser habilitado na categoria do veículo escolhido; possuir um cartão de crédito em nome do titular da reserva, vinculado a uma instituição financeira e com saldo suficiente para que a locadora possa realizar o bloqueio do caução.

Verifique antecipadamente com a locadora se é necessária a carteira internacional, exigida em alguns países, como Itália e Grécia. Ela deve ser solicitada no Detran do seu Estado e vence junto com a sua carteira de habilitação nacional. Nos Estados Unidos, México e Canadá não é necessária a carteira internacional. Embora eu sempre recomende, pois ela é emitida não só em português.

5. Compare preços online

Ao invés de efetuar reserva diretamente em uma locadora, faça pesquisa em comparadores de preços, que permite ao viajante buscar tarifas de diversas empresas no Brasil e no exterior, além de fazer a reserva online. A Rentcars.com, nossa parceira e empresa que eu uso quando alugo um carro, compara preços entre mais de 100 locadoras em 140 países, oferecendo valores excelentes.

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6. Escolha o melhor tipo de quilometragem

Para escolher entre quilometragem controlada ou livre, é preciso calcular quanto você pretende rodar na viagem. A primeira custa menos e é indicada para quem vai se deslocar pouco.

Já o viajante que quer se deslocar bastante deve optar pela quilometragem livre. Ele paga um pouco mais, mas se livra de gastos extras se exceder o limite.

7. Seguros que você deve contratar ao alugar um carro

É recomendável ter no mínimo seguro que cubra roubo, furto e colisão do veículo alugado e também responsabilidade contra terceiros. Este último não costuma ser incluído nas tarifas básicas e nem nos seguros oferecidos pelos cartões de crédito.

Já a cobertura para acidentes pessoais já está assegurada pelo seguro de viagem.

Assistência 24 horas para casos de pane geralmente faz parte de tarifas econômicas, mas é importante verificar com a locadora.

8. Pague a locação ainda no Brasil

Em viagens para fora do país, alugue o carro ainda no Brasil, a fim de fugir da cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que é de 6,38% sobre o valor da locação do veículo feita no cartão de crédito. Além disso, você paga em reais e evita variações cambiais.

9. Avalie o estado do veículo antes de sair dirigindo

Verifique junto com o funcionário da locadora as condições do carro alugado, como eventuais danos na lataria, estado do estepe, calibração dos pneus. Observe também se o tanque está cheio. Dar uma volta no quarteirão antes de sair rumo à estrada é uma boa opção de sentir o veículo.

10. Retirada e devolução do carro

É muito importante se programar bem para retirar e devolver o veículo no horário escolhido. Algumas locadoras até permitem alguns poucos minutos de atraso, mas o melhor é não precisar usá-los.

Confira os horários de funcionamento da loja e, se possível, compareça 30 minutos antes do horário previsto para retirada e devolução do carro.

Essa dica não serve apenas para você economizar, mas também para garantir a disponibilidade do veículo. Na alta temporada, alguns destinos têm uma grande demanda e o grupo de carros escolhido pode ser mais concorrido.

11. Pegue e devolva na mesma loja

Ao contrário do que se pensa, não é só pegar e devolver o veículo em cidades diferentes que pode encarecer a locação. Antes de fazer a reserva, verifique se será cobrada taxa extra em caso de devolução em uma loja diferente – na mesma cidade – daquela onde foi a retirada.

12. Ocorrências no trânsito

Em caso de acidente, informe imediatamente à locadora para que o veículo seja substituído e a seguradora, acionada. E não se esqueça de realizar o Boletim de Ocorrência para apresentá-lo à locadora no prazo de 24 horas.

As empresas têm política de atendimento até 24 horas após o incidente e passado este período o seguro será inválido.

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