Turismo sustentável: 5 dicas essenciais para viajar

by

O turismo sustentável é um tema que há tempos vem sendo debatido. Porém, ele ganhou ainda mais relevência com a pandemia do novo coronavírus. Quando os destinos de natureza são os mais indicados para viajar. Dessa forma, que tal você aprender algumas práticas a fim de se tornar um viajante mais sustentável?

Aliás, esse exercício é mais fácil do que se pode imaginar. Nesse sentido, o Blog Andarilho bateu um papo com o presidente da Associação Roteiros de Charme, Helenio Waddington. Como a entidade já nasceu com a missão de praticar uma hospedagem de qualidade de forma sustentável, ele certamente tem muito a ensinar.

Assim, confira,a seguir cinco dicas para quem quer começar, desde já, a praticar o turismo sustentável. Vamos lá?

Viajar protegido também é viajar de forma sustentável. Então, jamais embarque sem um seguro viagem. Faça aqui a sua cotação com 15% de desconto!

Dicas de turismo sustentável

  • Priorize empreendimentos que se envolvam com a comunidade – a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente vão além de cuidar da flora e fauna locais. Dessa forma, reserve uma hospedagem que trabalhe com as comunidades do seu entorno. Seja qualificando ou contratando como colaboradores. Assim como priorizando os fornecedores e pequenos produtores locais.
  • Busque conhecer as práticas ambientais dos locais onde se hospeda – as atividades econômicas podem se desenvolver sem ter que agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Observe se serviços que utiliza ao viajar estão atentos a essas práticas.
  • Prestigie os empreendimentos locais – viajar de avião e atravessar o oceano pode ser uma grande aventura. Porém, se olhar com atenção, verá que a sua cidade, estado e país contam com uma grande variedade de destinos que podem ser uma grata surpresa. Assim, você estará estimulando a economia da sua região.
  • Adote uma postura sustentável na sua rotina de viagens – pequenas escolhas individuais acabam gerando um grande impacto ao meio ambiente. A saber, lixo, consumo de embalagens plásticas e desperdício. Dessa forma, repense sua rotina sob a ótica da sustentabilidade. O meio ambiente agradece.
  • Reduza o consumo de plástico em sua estada e refeições – um estilo de vida mais sustentável passa pela redução do consumo de plástico. Assim, sempre que possível, prefira produtos com embalagens mais ecológicas, feitas de materiais recicláveis e que possam ser reutilizadas.

Gostou das nossas dicas sobre turismo sustentável? Então compartilhe! Ademais, como temos muito mais para mostrar, queremos você sempre por aqui. Dessa maneira, cadastre-se para receber gratuitamente, por e-mail ou WhatsApp, o nosso conteúdo.

Ao passo que quando você for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Assim, veja, a seguir, o que podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *