Biblioteca reúne raridades da literatura mundial em Fortaleza

by

Quem acompanha o nosso trabalho, sabe como defendo viajar” pela própria cidade onde vivemos. Afinal, cada destino possui características únicas e por estarmos acostumados a elas, não conseguimos enxergá-las ou, mesmo que tenhamos ciência dessas particularidades, simplesmente não damos a mínima.

E os motivos para que isso aconteça são muitos: pegamos trânsito, quase não andamos a pé, estamos sempre a adiar uma visita ao que há de novo, ficamos o tempo todo com o olho na tela dos nossos celulares, enquanto fazemos repetidamente, todos os dias, os mesmos trajetos.

Por essa razão, tentar mudar, de alguma forma, essa rotina, vai fazer como que descubramos coisas bem interessantes e curiosas, que jamais imaginávamos existir.

Locais que certamente serão motivo de orgulho após uma visita e os quais, tenha a certeza, teremos a maior satisfação em indicar para quem nos visita.

O que você diria de poder ver de pertinho, em Fortaleza, uma edição de “Dom Quixote” ilustrada por Salvador Dalí ou o livro “Menino de Engenho”, de José Lins do Rego, com desenhos originais de Cândido Portinari?

Pois estas e muitas outras raridades da literatura mundial encontram-se à disposição do público na Biblioteca de Acervos Especiais da Universidade de Fortaleza, a Unifor.

Eu já sabia que a instituição é uma grande fomentadora da apreciação das artes. Possui um acervo riquíssimo de obras de artistas cearenses e também de expressão nacional e internacional, distribuídas nos três andares de sua Reitoria.

Também vem promovendo há muitos anos exposições de peso, a exemplo da Unifor Plástica, cuja a 19ª edição se encerrou recentemente.

No entanto, quando eu recebi o convite para visitar a Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor, também localizada na Reitoria (no primeiro andar do edifício), confesso que eu jamais esperava encontrar um espaço como este em Fortaleza.

Onde poderia me debruçar sobre um acervo contendo tesouros do quilate do que, até então, eu só tinha visto fora do Brasil.

Ao ver as primeiras obras, a associação foi quase que imediata a, por exemplo, o Archivo General de las Indias, em Sevilha (Espanha), atração para os amantes de história, com documentos dos séculos XV ao XIX, relacionado, entre outros temas afins, à descoberta das Américas, incluindo aí o diário de Colombo.

Daí, foi quase que automático pensar que muitas vezes cruzamos fronteiras, atravessamos oceanos, para ver coisas que, guardadas a devidas proporções, estão bem ao nosso lado e nem sabemos.

Dividida em dois espaços, embora não muito grandes, para a surpresa dos visitantes ali estão expostos nada mais nada menos que oito mil volumes, divididos por assuntos como literatura, artes, biografias, direito, história do Ceará, entre outros.

Sem contar que ao percorrer os corredores da Reitoria, você vai se deparar com pinturas e esculturas de cair o queixo, dignas de museus renomados mundialmente. E olha que sei o que estou afirmando, afinal, modéstia à parte, eu já estive nos principais.

Atrações em Fortaleza Ceará

Os corredores da Reitoria da Unifor exibem parte do acervo da Instituição de ensino Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Como é a visita e o que você vai encontrar

Uma vez na biblioteca, a visita, que é guiada, começa pelo espaço dedicado aos livros que pertenceram à coleção particular do paulista Francisco Matarazzo Sobrinho.

Mais conhecido como Ciccillo Matarazzo, ele foi um dos maiores mecenas da história do Brasil e fundador do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e ainda criador da Bienal Internacional de São Paulo. Já deu para sentir, o que lhe espera, não é?

Atrações em Fortaleza Ceará

Coleção particular do paulista Francisco Matarazzo Sobrinho

Só nesta área, estão mais de três mil exemplares. Raridades como a primeira edição, datada de 1750, da “Opere Varie di Architettura”, de Giovanni-Batista Piranesi.

Esta obra traz a série completa de 16 gravuras dos cárceres da Roma Antiga, onde figuram enormes subterrâneos e escadarias monumentais. O artista é considerado o maior gravador do Século XVIII. Impressionante!

Atrações em Fortaleza Ceará

Primeira edição, datada de 1750, da “Opere Varie di Architettura”, de Giovanni-Batista Piranesi

Atrações em Fortaleza Ceará

A obra traz a série completa de 16 gravuras dos cárceres da Roma Antiga

Outro destaque é o livro “Menino de Engenho” (me fez lembrar os tempos de escola), do brasileiro José Lins do Rego, sendo que com um grande diferencial: ilustrações originais de Cândido Portinari. Dá para imaginar o que é este trabalho? Só vendo com os próprios olhos. Indescritível!

Tem também a primeira edição, que data de 1835, da “Malerische Reise in Brasilien”, do ilustrador alemão Moritiz Rugendas. O volume é composto por 100 litografias que retratam características físicas, hábitos e costumes da população brasileira à época.

Ainda entre os tesouros ali expostos: o álbum “Miserere”, do artista Georges Rouault, com 58 litografias de grandes dimensões e “As vidas dos Pintores, Escultores e Arquitetos”, de Giorgio Vasari, pintor e arquiteto italiano conhecido, principalmente, por suas biografias de artistas de sua terra natal.

Para completar, não deixe de pedir para ver algumas exemplares da coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos, entre eles o livro Macunaíma. A coleção é formada pelos 23 volumes confeccionados à época, o que a torna completa.

Macunaíma é um dos livros da da coleção da Sociedade dos Cem Bibliófilos

A entidade, criada em 1943 no Rio de Janeiro, tinha como objetivo realizar edições de livros com alta qualidade gráfica.

Cada edição tinha somente 120 exemplares, dos quais 100 eram distribuídos entre os integrantes da sociedade, entre eles Ciccillo Matarazzo, e os demais enviados para as principais bibliotecas do país e do exterior.

Para você ter uma ideia da importância da Sociedade dos Cem Bibliófilos, Dom Pedro de Orleans e Bragança era um dos membros.

“Há livros de história em que as ilustrações são feitas em pigmentos de ouro”

Revelou ao blog a a curadora responsável pela Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor, Cecília Bedê. “Estes livros contém algo de artístico, com uma ilustração ou encadernação mais antiga e trabalhada com iluminuras. Livros com aquarela feita à mão, com gravuras originais. Isto é, todo o acervo está voltado para a arte”, completa.

Já no segundo espaço da biblioteca está presentes livros raros como Dante con L’espositioni di Christoforo Landino (1578); Geschichte in Brasilien (sobre o governo de Maurício de Nassau), de Gaspar Barleus (1659) e o Arquivo da História do Ceará, organizado pelo jornalista e fotógrafo Thomaz Pompeu Gomes de Matos.

E, por favor, não esqueça de pedir para ver o livro de Dom Quixote ilustrado por Salvador Dalí. Confira algumas ilustrações na galeria abaixo:

 

O que dizer desta obra? É de tirar o fôlego! Acostumado com as obras de Dalí penduradas em paredes em museus pelo mundo, ver tão de pertinho ilustrações do grande mestre espanhol, em forma de livro, e aqui na minha terra, é emocionante.

“Visitar a Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor e se debruçar sobre o seu acervo é como descobrir tesouros sucessivamente, um após o outro”

Faz questão de destacar o professor Thiago Braga, chefe da Divisão de Arte, Cultura e Eventos da Unifor.

“A diferença é que esse tesouros não estão escondidos, tudo está ao alcance de quem se dispuser a explorá-los. O valor artístico e histórico da obras aqui reunidas se deve não só ao talento de seus autoeres ou editores, nem apenas ao período em que foram produzidas, mas principalmente à beleza e riqueza do conteúdo que apresentam”, emenda.

De fato, não tem como não concordar com suas observações. Por todos esses motivos, seja você apreciador, ou não, da arte e da literatura, não deixe de conhecer a Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor.

Tenha a certeza de que você vai sair diferente do que entrou. Alguma coisa vai lhe chamar a atenção e algum aprendizado há de ficar. Vá por mim!

Para saborear

E, ao final da visita, vale uma parada no café que fica no térreo da Reitoria, por trás do seu edifício.

Rodeado de plantas e bem aconchegante o local é um ótimo espaço para refletir e trocar uma ideia sobre o que viu na biblioteca ou simplesmente relaxar.

Atrações em Fortaleza

Café do Espaço Cultural da Unifor

Conta com WiFi gratuito e ótimos cafés e comidinhas. Experimente o capucino gelado. Refrescante e delicioso!

Como visitar a biblioteca

Para conhecer a Biblioteca de Acervos Especiais da Unifor você não paga nada. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados é necessário agendar.

O telefone para contato é (85) 3477.3823 e o e-mail é acervosespeciais@unifor.br.

A Unifor fica localizada na Avenida Washington Soares, 1321, bairro Edson Queiroz e conta com estacionamento gratuito.

Se você é de fora e está na cidade, uma corrida de Uber da Avenida Beira-Mar, região da maioria dos hotéis, até a universidade custa entre R$ 15 e R$ 20.

Enfim, mais uma prova de que o turismo no Ceará não se resume a sol e praia!

Quer mais atrações diferentes em Fortaleza?

A capital do Ceará tem muito mais a mostrar além do seu litoral, olha só algumas dicas:

Fortaleza: cinco passeios além do básico para viver a capital do Ceará

Fortaleza: Museu da Fotografia leva a fascinante viagem pela história

A história do Ceará contada e cantada

 

E aí, gostou da dica?  Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Também dá para encaminhar por e-mail e mandar pelo WhatsApp (se você estiver usando um celular).

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em visitar Fortaleza? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratos para Fortaleza , acesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel na cidade clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Vai querer alugar um carro para circular pelo Ceará? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

Se você estiver sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

1 Response
  • Bole
    março 8, 2018

    Muito obrigado, Anchieta Dantas Jr.!! TMJ, amigão!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *