Guia para visitar Santorini: como chegar, onde ficar, praias e passeios

by

Seria exagero afirmar que você estará na ilha mais bonita do planeta? Eu acho que não. Não concorda? Tudo bem, vamos considerar, então, com um das mais belas. Mas uma coisa eu lhe asseguro: em Santorini, não importa para onde se olhe, as paisagens são de tirar o fôlego! No meio da imensidão azul do Mar Egeu, a ilha não decepciona, pois se traduz no mais perfeito cartão-postal da Grécia.

Santorini é, na verdade, o que sobrou de uma erupção vulcânica há mais de 3.600 anos, um evento ainda envolto em mitos e lendas. Entretanto, o fenômeno deu ao lugar formas espetaculares, como paredões de até 300 metros de altura, em diversos tons, contrastando com a cor do mar.

Embora, seu solo seja árido, as charmosas vilas, com casas com vista para a grande caldeira – a enorme cratera do que sobrou do vulcão, ainda ativo -, quase caindo no precipício, fazem a diferença nessa ilha.

Além das casinhas brancas de janelas azuis (ao menos a maior parte delas), assim como as cúpulas das igrejas, outro diferencial de Santorini são suas praias de areias negras, para não dizer pedrinhas, devido a origem vulcânica.

Dessa forma, curtir o sol vai pedir uma esteira ou uma toalha. É possível ainda estirar-se em confortáveis cadeiras com almofadas, mas isto pode lhe custar alguns euros.

Com beleza de sobra, exibida mundo afora até no cinema, hoje, o destino atrai milhões de turistas ano após ano. Tem mais: Santorini ostenta o pôr do sol mais famoso Grécia. Portanto, a ilha jamais pode ficar fora do roteiro em uma viagem pelo país, principalmente, se esta for a sua primeira vez.

Nesse post, eu dou as dicas essenciais para você planejar a sua visita a Santorini, a exemplo de como chegar, onde ficar, o que fazer na ilha, entre muitas atividades. Vem comigo!

Tem dúvida quais ilhas gregas vão lhe agradar? Saiba aqui as ilhas da Grécia que mais combinam com você!

Outra coisa: não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Grécia. Você pode cotar, comparar preços e contratar agora o seu seguro.

Quando visitar Santorini

A melhor época para conhecer a ilha vai de maio a setembro, com a alta estação caindo entre julho e agosto, quando Santorini ganha lotação superior à que já recebe nos outro meses.

Fora desse período esqueça! A temperatura não ajuda e hotéis e restaurantes chegam a fechar às portas até a próxima temporada.

Eu estive por lá no fim de setembro e início de outubro e adorei. A temperatura ainda estava ótima e o lugar bem menos cheio. Dessa forma, minha recomendação é visitar Santorini em maio ou junho, ou então em setembro ou outubro.

Como chegar a Santorini

Santorini fica a apenas 45 minutos de avião de Atenas ou em uma viagem pelo mar que pode levar em torno de oito horas, a depender depender do tipo de embarcação – ferries partem do Porto de Piraeus, também na Capital grega.

O aeroporto, chamado Kratikos Aerolimenas Santorinis, ou simplesmente Santorini Airport, recebe voos diários de Atenas e de países como França, Holanda, Alemanha, Itália e Reino Unido, mas estes últimos somente na alta temporada.

As companhias aéreas mais utilizadas para voar a Santonrini são as gregas Aegean e Olympic Air. Você pode comparar preços e garantir aqui a sua passagem aérea.

Já pelo mar, a principal porta de entrada na ilha é o novo Porto de Fira (Thira, em grego), principal cidade do lugar. Diversas companhias marítimas conectam Atenas e outras ilhas gregas a Santorini. As principais empresas são Blue Star Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Anek Lines.

Os barcos são confortáveis e têm banheiros, poltronas, classe executiva, deck, lanchonete e lojas de conveniência. Os preços variam de acordo com a temporada e a distância.

Assim como em Mykonos, grande parte das hospedagens da ilha oferecem transfer gratuito de ou para o porto e o aeroporto. Informe-se com o hotel escolhido.

Cidades e onde se hospedar em Santorini

Como eu adiante, a principal “cidade” e capital de Santorini é Thira Para falar a verdade, suas cidades mais se parecem vilas, de tão pequenas. E, no caso de Thira, o porto e a maioria dos restaurantes, hotéis, bares e mercados ficam lá.

Dessa forma, eu acho a melhor opção para se hospedar, já que a cidade é central e de lá saem ônibus para quase todos os pontos da ilha, além dos preços serem um pouco mais baixos, uma vez que a concorrência e a variedade são maiores. Veja aqui hotéis com desconto em Thira.

Ao mesmo tempo, para curtir a noite na ilha, embora não tão animada quando em Mykonos, é em Thira onde se concentra a maior parte da agitação, com os bares e “discos” da ilha.

Além de Thira, eu destacaria ainda as cidades de Oía (se diz Ia), a 30 minutos de ônibus da primeira, como o mais famoso pôr do sol da ilha; e Firostefani, bem ao ladinho de Thira, mais calma, porém com restaurantes e pequenos hotéis super encantadores!

Se você quer ainda mais sossego, Imerovigli, vila pequena e muito calma, também cheia de hotéis e com vista para a caldeira do vulcão surge como opção. No entanto, tem menos opções de restaurantes e cafés.

Do outro lado da ilha, para quem quer estar mais perto das praias, Kamari é uma boa indicação.

A vila de Oía

No geral, opções de hospedagem não faltam! Com vista para a caldeira a conta se torna bem mais salgada. Mas há hotéis, hostels e pousadas mais baratos se você dispensar esse mimo. Pesquise e reserve agora o seu hotel com desconto em santorini.

Clique em visualizar mapa ampliado no canto direito superior da figura abaixo (ícone [ ]), para ver com mais detalhes a localização das vilas em Santorini:

Quantos dias ficar

Minha estada em Santorini foi de três dias, mas se puder acrescentar mais um ou dois, eu recomendaria, caso queira, além de conhecer as praias, visitar os sítios arqueológicos ou conhecer alguma vinícola local. Não, você não leu errado: Santorini produz vinhos!

Como se locomover

Ônibus saem com frequência de Thira em direção a outras vilas e praias de Santorini. As passagens são baratas (quando eu fui custavam em torno de 2 euros cada). Para ter mais liberdade você também pode alugar um carro. Pesquise locadoras e preços e faça sua reserva aqui.

Dinheiro na ilha

Como em toda a Grécia, a moeda local é o euro. Caixas eletrônicos e casas de câmbio estão espalhados pelas principais cidades e vilas de Santorini, como Thira e Oía. De qualquer forma, aconselho a levar certa quantia em espécie, sacada ainda em Atenas.

O que fazer em Santorini

Caminhar pelas charmosas vilas de Santorini, encantando-se com a arquitetura, as casas branquinhas e floridas, observando cenas do cotidiano e as vistas incríveis que dão para o mar já é um programa e tanto. Mas existem outras atividades imperdíveis na ilha.

Para os interessados em praias, eu recomendo Kamari (excelente estrutura, com muitos bares e bistrôs à beira-mar), Perissa e Perívolos.

Não espere ondas, afinal a ilha é banhada por um mar (o Egeu) e não por um oceano como as nossas praias. A água é bem fria, mas nada que depois de alguns minutos não vá lhe fazer relaxar em meio ao azul cristalino.

Para chegar a Kamari, Perissa e Perívolos, existem ônibus de hora em hora saindo de Thira e vice-versa.

Existem ainda praias mais exóticas como The Red Beach (Praia Vermelha), The White Beach (Praia Branca) e The Black Beach, que valem o passeio. O charme está nas paisagens inusitadas e na cor da areia, o que dá nome às mesmas.

Para acessar Red Beach, pegue um ônibus desde Thira. Já White Beach e Black beach só são acessíveis de barco, que você toma próximo à parada de ônibus de Red Beach.

Outro programa imperdível em Santorini é o tour até a caldeira, ou “ilha do vulcão”. Os barcos partem do porto antigo de Thira e o passeio pode ser estendido até a ilha vizinha, Palia Kameni, que tem águas termais, de cor avermelhada, onde se pode nadar.

Ao todo, o passeio leva três horas. Detalhe: o barco para a cerca de 50 metros de Palia Kameni, o que significa que você terá que nadar essa distância, onde a profundidade é de cerca de dez metros. Ufa! Eu fui. Uma aventura! Chegando lá, as águas são rasas.

Uma coisa interessante é que para descer até o antigo porto de Thira, existe um teleférico (geralmente com muitas filas), baixando pelos 578 degraus (a vista compensa) ou sobre o lombo de mulas (eu não me aventurei).

para curtir o pôr do sol, além da famosa Oia, outro lugar maravilhoso para assistir fica em Thira mesmo, no pátio da Catedral Ortodoxa.

Dicas espertas!

Para curtir a viagem sem preocupação vale contar com um seguro viagem. Além dele ser obrigatório na Grécia, você terá toda a proteção em caso de imprevistos ou situação de emergência. Cote e adquira aqui o seguro viagem com desconto.

E para ficar o tempo todo conectado, mostrando à família e amigos à sua viagem, conte com um chip internacional com internet ilimitada. Adquira previamente o seu chip com desconto.

O que comer

Há excelentes bons restaurantes e cafés espalhados pela ilha, todos servindo boa comida, nutritiva e razoavelmente barata.

Em Fira você encontrará autênticas tavernas onde provará o peixe ao vinho e a bebida nacional da Grécia, o destilado ouzo. Além disso, encontrará bons risotos, saladas e frutos do mar.

Os vinhos de Santorini

Outro destaque em Santorini vai para o vinho. Muita gente não sabe, mas essa ilha, por causa do solo vulcânico, produz uma uva diferente, chamada Assyrtiko.

É um tipo muito versátil, que produz vinhos brancos complexos e até um vinho bem doce de sobremesa, chamado Vinsanto, passando por vinhos aromáticos de coloração escura e vinhos de cor amarelada e com sabor meio cítrico.

Ou seja, é uma uva rara e resistente e que só existe em Santorini. Como o vinho produzido com a Assyrtiko pode envelhecer por anos, ele é considerado um dos melhores vinhos da Grécia!

Portanto, fica a dica de não só provar a bebida, mas, quem sabe, visitar alguma vinícola ou o Santorini Wine Museum (Museu do Vinho de Santorini), que fica na metade do caminho para a Praia de Kamari e sediado em uma caverna natural.

Neste museu, os visitantes conhecem a história do vinho local desde os anos 1.600. Todo o processo da produção da bebida é contado por meio de audioguias e máquinas usadas em diferentes séculos e décadas.

Além do museu, algumas vinícolas que podem ser visitadas são: Santo Wines, Domaine Sigalas, Gavalas Wineries e Estate Argyros.

Para se aprofundar na história

Embora o clássico de Santorini sejam as praias, paisagens com casinhas brancas e o pôr do sol, os viajantes com espírito aventureiro e historiador pode vistar o Sitio Arqueológico de Akrotiri, ruínas de uma cidade que foi destruída pela erupção do vulcão há mais de 3.600 anos.

A população inteira morreu e hoje podemos ver o que restou das casas e construções da época, além de algumas peças esculpidas, como vasos, e pinturas feitas em murais. Akrotiri próximo a famosa Praia Vermelha e para chegar até lá, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus local.

Sitio Arqueológico de Akrotiri

O restante dos artefatos encontrados durante as escavações foi levado para o Museu Pré-Histórico de Thira, que fica pertinho da rodoviária. O museu fica aberto das 8h às 20h.

E para se mergulhar ainda mais na história de Santorini, temos Ancient Thera. A cidade, que era o centro comercial e religioso da ilha, foi construída no século 8 a.C. em cima de uma montanha (365m acima do nível do mar), com uma vista privilegiada, e que servia de ponto de observação de possíveis invasores.

Thera foi uma cidade próspera fundada por colonos dóricos de Esparta e existiu entre 9 a.C. e 726 d.C.

Para chegar, você deve ir de carro ou tomar um ônibus em Thira, sentido Kamari. Quando o ônibus entra na área urbana de Kamari, passa em frente uma igrejinha e, antes de fazer uma curva a esquerda está a placa de início da caminhada. Basta pedir para o motorista parar no caminho para “Ancient Thera”.

Dali, a caminhada não passa de 4,6 quilômetros. Para que quiser encarar o esforço (eu não fui) dizem que a vista compensa.

Nas ruínas é possível ver dois cemitérios, um teatro, mercados, igrejas católicas, templos pagãos e as famosas casas de banho.

Quer reservar antecipadamente seus passeios em Santorini? Confira opções a seguir!

 

Eu amei visitar Santorini, que junto com Mykonos e Atenas, formaram um roteiro perfeito de 10 dias em minha primeira viagem á Grécia. Que venha mais!

Espero que você tenha gostado das dicas. E para nos ajudar a continuar esse trabalho, descobrindo mais lugares e mantendo o blog sempre atualizado, que tal nos dar uma força? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *