Atenas: o que você precisa saber para descobrir a capital da Grécia

by

Berço do pensamento político, filosófico e maior inspiração artística e literária para a civilização ocidental, a Grécia é, sem dúvida, um dos destinos turísticos mais desejados do mundo. E não apenas por conta de toda essa bagagem histórica e cultural, mas também pelas belezas naturais e suas ilhas cinematográficas. Aliás, sempre que faço referência a esse país, eu não canso de falar que foi uma das viagens mais vibrantes que eu já fiz.

E, obviamente, a melhor porta para adentrar esse universo é Atenas, a sua capital. Muitas vezes, a cidade acaba negligenciada por aqueles que buscam apenas as paisagens das ilhas, mas vá por mim: Atenas é capaz de agradar pessoas de todas as idades. Sabe por quê? Nesse post, eu vou lhe dar motivos suficientes para você visitá-la e ainda deixarei todas as dicas para você curtir o melhor do lugar.

A capital grega se estende desde os pés da Acrópole, chegando às águas do mar Egeu e ainda às planícies da Ática.

Cercada pelas montanhas Parnitha, Pendeli e Hymettos, tem como montes mais proeminentes os da Acrópole e Lykavittos – este último o mais alto, e que são duas das principais referências na cidade e de onde se tem belas vistas.

Com mais de 3.400 anos de história, ali encontramos monumentos incríveis, museus interessantíssimos, bairros pitorescos, diversos mercados, povo gentil, culinária saborosíssima e praias. Isso mesmo! Em Atenas, também dá para curtir um solzinho e tomar um bom banho de mar.

Assim que eu pus os pés na capital grega, ainda me lembro da emoção que senti ao avistar, lá no alto, a Acrópole toda iluminada, ainda no caminho para chegar ao hostel onde eu me hospedaria. Parei e suspirei, quase me beslicando para ter a certeza de que eu não estava sonhando.

E se visitar a Grécia também é o seu sonho, esse post é para você. Descubra a seguir, como chegar, quando ir, quantos dias ficar, melhores áreas para se hospedar, as maiores atrações e diversos passeios que poderá fazer.

Chegando a Atenas

Não existem voos diretos partindo do Brasil para Atenas. Voar até o destino significa fazer conexão em alguma capital européia.

Saindo de São Paulo, por exemplo, dez companhias aéreas operam voos com troca de aeronave na Europa. O percurso pode ser percorrido em cerca de 14 horas, considerando as condições meteorológicas, quantidade de paradas e trocas de aeronave que ocorram ao longo da viagem.

Já do Nordeste, desde cidades como Fortaleza, Recife e Salvador, consegue-se chegar a Atenas com conexões em Lisboa, Paris, Amsterdã ou Madri. Ao todo quatro companhias partindo dessas cidades operam a rota.

Pesquise, compare preços e encontre aqui as melhores ofertas de voos para Atenas, saindo da sua cidade.

O Aeroporto de Atenas é o Eleftherios Venizelos. É um equipamento bem moderno, apesar de inaugurado em 2001, e fica a 33 quilômetros a sudeste da capital grega.

Como ir do aeroporto à cidade

Apesar da distância do aeroporto, se você não quiser, não precisará gastar com táxi ou transferes para acessar as regiões de Plaka e Monostiraki, onde ficam os principais pontos turísticos, hotéis e hostels de Atenas.

Principalmente se estiver sozinho ou em dupla. Isto lhe custaria em torno de 50 euros. No entanto, é o que recomendo estando com muita bagagem, em grupo ou simplesmente se deseja mais conforto. Pesquise aqui transfer com desconto em Atenas.

Porém, o metrô, em apenas 40 minutos, lhe leva por dez euros à Praça Syntagma, a principal da cidade, de onde você pode trocar de linha, tomar um táxi a um valor mais acessível para qualquer parte de Atenas, ou até caminhar até onde vai se hospedar, dependendo da distância.

Outra opção é tomar o ônibus X95 (24h por dia) que também sai do terminal aeroportuário e lhe deixa na Praça Syntagma, em um trajeto que pode durar uma hora, a um custo de 6,5 euros, de onde, como eu adiantei, poderá pegar o metrô, um táxi ou caminhar até o hotel.

Dica esperta: uma vez na capital grega, não deixe de conferir as estações de metrô. Elas são um show à parte! Quando das escavações, muitas antiguidades e resquícios arqueológicos foram encontrados. Expostos, eles tornaram as estações verdadeiros museus. Abaixo seguem imagens registradas na estação Syntagma.

Quando viajar

Lembre-se que a Grécia está no hemisfério norte e as estações do ano ocorrem diferentemente do Brasil. Se aqui é verão, lá é inverno e vice-versa.

Se você quiser combinar a sua visita a Atenas com as Ilhas Gregas, que eu recomendo fortemente, já que vai estar lá mesmo, a melhor época é de maio a outubro, que compreende a primavera, o verão e o início do outono.

A alta estação é o verão, nos meses de julho e agosto, quando tudo estará lotado, o calor é grande e os preços sobem na mesma proporção. Dessa forma, maio e junho ou setembro e outubro são os meses mais indicados para fugir do agito e dos valores exorbitantes dessa estação.

No entanto, se você pretende ir apenas a Atenas, dá para visitar a cidade nos dias mais frios, isso se você vai pela mais pela riqueza histórica do que pelas praias do entorno da capital grega. E quem realmente gosta de frio, neva no país e dá até pra esquiar nas regiões montanhosas da Grécia continental.

Visto, seguro viagem e vacinas

Os brasileiros que viajam à Grécia a turismo não precisam de visto, podem entrar no país apenas com o passaporte com validade de no mínimo três meses a contar da data de saída do destino, desde que a estada seja de no máximo 90 dias.

Nenhuma vacina especifica é necessária para ingressas no país, mas por fazer parte do Espaço Schengen, é obrigatório a contratação de um seguro viagem.

Faça agora a cotação e encontre os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Use o código BLOGANDARILHO5 no campo cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto e mais 5% se o pagamento for via boleto bancário.

Quantos dias ficar

Reserve no mínimo três noites e dois dias inteiros para aproveitar o que a cidade tem a oferecer. Mas, como eu falei, vale aproveitar a ida a Atenas para explorar, também, as famosas e belíssimas ilhas gregas.

Mykonos e Santorini, por exemplo, são facilmente acessadas por ferryboat ou avião. Para mim, dez dias foram suficientes para desfrutar com tranquilidade os três destinos.

Onde se hospedar em Atenas

Como em qualquer outra cidade, a região que concentra os principais pontos de interesse é onde devemos nos hospedar. Eu sempre tento ficar próximo deles. Não há nada melhor do que conseguir fazer praticamente tudo a pé ou então ter fácil acesso ao transporte público, como o metrô.

Em Atenas, as atrações mais procuradas ficam basicamente em uma mesma área, nos arredores da Acrópole, nos bairros Plaka (onde me hospedei) e Monastiraki. Em ambas temos fácil acesso ao metrô e muitas das vias são fechadas para carros. Portanto, uma delícia e seguro para caminhar. Veja abaixo fotos da região:

Além disso, é onde estão muitos restaurantes, bares e principalmente lojinhas com tudo que possa interessar ao turista. Um plus é que muitos hotéis desses bairros têm vista privilegiada da Acrópole, seja de dia ou de noite.

Outro local que eu recomendo em Atenas é o bairro Syntagma, onde fica a praça de mesmo nome, que é colado em Plaka e não muito distante da Acrópole. Além de estar próximo de diversos outros templos e pontos turísticos, é onde fica o Parlamento Grego.

Em qualquer dos três, você poderá fazer quase tudo a pé em Atenas com segurança e ainda terá fácil acesso ao transporte público.

Veja aqui todas as opções de hospedagem em Atenas, muitas com desconto e cancelamento grátis!

Como se locomover

Por reunir uma grande quantidade de atrações muito próximas umas das outras, Atenas é uma cidade muito fácil de ser explorada a pé.

Quando cansar, o metrô é uma excelente opção. Oferece bom serviço e três linhas que levam o visitante aos principais pontos da cidade. O bilhete único custa 1,40 euros e o funcionamento é das 5h30 à meia-noite. Veja o mapa do metrô de Atenas a seguir:

Táxis são uma boa opção para acessar lugares específicos e também para se locomover durante a madrugada.

As tarifas costumam não ser tão caras, mas uma dica é observar se o taxímetro está zerado ao entrar no veículo. Ter sempre anotado o nome da rua ou local pretendido no alfabeto grego é fundamental.

Como se comunicar

O idioma oficial do país é o grego, porém o visitante que fala inglês não terá a menor dificuldade em se comunicar. Além disso, placas com instruções no alfabeto ocidental foram instaladas por toda a cidade desde os Jogos Olímpicos de 2004, o que facilitou bastante a vida dos turistas.

No entanto, eu sempre recomendo a qualquer viajante ter internet sempre à mão no celular, sem depender de WiFi. Isso facilita a locomoção por meio de GPS, a pesquisa de informações sobre as atrações, bares, restaurantes, transporte público, táxis e muito mais. Além de poder estar em contato constante com familiares e amigos.

Para isso, a gente aqui do Blog Andarilho sempre viaja com o chip do nosso parceiro EasySim4U, que tem internet ilimitada na Grécia e em mais 210 países. Com o cupom ANDARILHO10 nossos leitores têm 10% de desconto. Acesse aqui e garanta agora o seu!

Dinheiro e cartões

A moeda na Grécia é o Euro, facilmente encontrado para compra em qualquer banco ou casa de câmbio no Brasil.

Cartões de crédito são amplamente aceitos e é muito fácil encontrar caixas eletrônicos para fazer saques direto da sua conta bancária em moeda local. Só atente para as tarifas cobradas pelo seu banco.

Fuso horário na Grécia

A grécia está cinco horas à frente do Brasil.

As principais atrações de Atenas

A Atenas moderna está dividida em áreas, sendo que a Praça Syntagma – com o parlamento bem em frente -, é o seu epicentro, com mais quatro bairros em seu redor. Tudo o que vale a pena ser visto situa-se a poucos minutos a pé deste ponto.

Praça Syntagma e o Congresso Nacional

As principais atrações históricas resumem-se em oito. A maior é a Acrópole, ícone não só de Atenas, mas da Grécia, e que fica a 150 metros acima do nível do mar e pode ser vista praticamente de toda a cidade.

Foi construída em 450 a.C. e foi dedicada à deusa Atena, padroeira da cidade. A maior parte de suas edificações está em ruínas. Entre os monumentos mais preservados estão o Propileu, o Erecteion e, claro, o Partenon, símbolo da Grécia.

Em seguida vem a Ágora Antiga (1), coração da antiga Atenas, o centro das atividades política, comercial, administrativa, social, religiosa e cultural, e ainda a sede da justiça; o Teatro de Dionísio (2); o Teatro de Heródes Árticos (3); a Ágora Romana (4), edificada mais tarde pelos romanos; a Biblioteca de Adriano (5), o Templo de Zeus (6) e o Arco de Adriano (7).

Obviamente, não espere ver todos esses monumentos completamente em pé e em bom estado de conservação, já que a maioria data do século cinco antes de Cristo. Mas acredite, é impressionante estar lá. Quase um ao lado do outro, é possível conhecer todas em um mesmo dia.

Para visitá-las comece pela Acrópole, pois com o ingresso para a mesma é possível acessar as demais sem pagar nada mais por isso. Caso contrário, você corre o risco de pagar cada uma separadamente. O bilhete é válido por três dias, o que significa que pode percorrer tudo com calma.

Além dos locais históricos clássicos de renome, a cidade abunda em monumentos bizantinos, medievais, do século XIX, e possui alguns dos melhores museus do mundo – neste quesito eu citaria o Novo Museu da Acrópole (com objetos descobertos no local) e o Museu Arqueológico Nacional (o mais abrangente sobre a civilização grega grega).

Novo Museu da Acrópole

Ainda na lista do que fazer em Atenas, vale assistir a troca da guarda em frente ao Parlamento, que acontece a cada hora (o uniforme dos guardas é uma atração a parte) e percorrer também os Jardins Nacionais logo ao lado; assim como o estádio olímpico Panathinaiko, que fica por trás.

Esse estádio é um dos mais antigos do mundo, datando de 566 a.C. Os bancos de madeira da antiguidade foram substituídos por mármore branco cerca de duzentos anos mais tarde, com capacidade para até 50 mil pessoas.

No final do século XIX, a estrutura foi escavada e restaurada para o renascimento dos jogos em 1870 e 1875. Esse estádio também foi usado em 1896, na competição que ficou conhecida como os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna.

Quer reservar antecipadamente passeios em Atenas e arredores, veja abaixo algumas sugestões:

Compras e vida noturna

Plaka e Monastiraki combinam arquitetura grega e otomana, em ruas estreitas, repletas de lojinhas, cafés, bares e restaurantes. Enfim, são bairros com vida intensa para ir de dia e de noite.

A culinária grega

Quem caminha pelas ruas de Atenas sente de primeira os aromas de cordeiro, iogurte, alho, limão e outros itens da deliciosa culinária grega.

Na hora da fome, não deixe de provar o gyros (1), espécie de sanduíche no pão pita com carne fatiada com molhos e complementos a escolher; e ainda a moussaka (2), provavelmente o prato grego mais famoso. Trata-se de tipo de lasanha, mas sem massa, que leva berinjelas, carne de cordeiro, molho branco e outras iguarias.

A salada grega (3)  também não pode ficar de fora! Além de folhas e legumes, inclui as apetitosas azeitonas (4) produzidas na Grécia e pedaços de queijo feta (de cabra).

Para beber, a Grécia lhe presenteia com boas cervejas e excelentes vinhos. Outra bebida tradicional é o ouzo, típico licor da terra. Experimente também o cremoso iogurte grego e o mel, todos uma delícia!

Como esticar a viagem às ilhas gregas

De ferryboat

Normalmente, a maneira mais econômica de chegar às ilhas da Grécia é via marítima, partindo de Atenas, a capital do país. Os ferries possuem duas modalidades: os convencionais e os de alta velocidade (High Speeds), mais caros.

No entanto, não é a forma mais rápida de chegar. Para você ter uma ideia, com esse meio de transporte, uma viagem a Mykonos fica em torno de cinco horas e a Santorini de oito horas, se optar pelos barcos mais velozes.

As principais companhias marítimas são: Blue Star Ferries, Hellenic Sea Ways, Sea Jets e Anek Lines.

De avião

Para deslocamento entre Atenas e as ilhas, as companhias aéreas mais utilizadas são as gregas Aegean e Olympic Air. Apenas Mykonos, Corfu, Creta, Rhodes, Santorini, costumam ser regularmente atendidas por via aérea.

Pesquise preços e garanta agora a sua passagem aérea para a Atenas e as Ilhas Gregas.

Para se deslocar entre as ilhas minha dica é usar os ferryboats, pois para viajar entre elas por via aérea tem um inconveniente: geralmente, para ir de uma ilha a outra os vôos incluem uma conexão em Atenas.

Por exemplo: para ir de Mykonos a Santorini, que são ilhas próximas, de avião, você tem que ir primeiro a Atenas, trocar de aeronave e só então seguir para a segunda, o que torna a viagem mais longa e mais cara.

Contudo, no verão, existem companhias menores e de baixo custo que costumam operar voos entre as ilhas.

Na dúvida entre quais ilhas visitar na Grécia? Pois dá uma lida nesse post que ele pode te ajudar!

Gosta do nosso trabalho? Então, que tal nos dar uma força para poder continuá-lo? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

3 Responses
  • Daniele Santos
    julho 29, 2019

    Amei o post, super informativo e completo, ainda vou realizar meu sonho de ir para Grécia.

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 29, 2019

      Obrigado, Daniele!

      E quando for viajar lembre da gente e venha fazer as suas reservas por meio dos links e banners dos nossos parceiros aqui no blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

    • Anchieta Dantas Jr.
      agosto 11, 2019

      Que bacana, Daniele! Que bom que gostou das nossas dicas. E quando for fazer suas reservas de hospedagem, seguro viagem, chip internacional e compra de passagem aérea, por favor, não deixe de usar os links e banners dos ossos parceiros aqui no blog. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *