Saúde do viajante: como montar uma farmácia portátil para viajar

by

Entre os muitos temas relacionados a viagens discutidos aqui no blog, está a saúde do viajante. Isto porque, da mesma forma que cuidamos do nosso bem-estar no dia a dia, não podemos deixar de fazê-lo enquanto estivermos longe de casa. Até porque, independentemente do destino escolhido, doenças existem e ninguém está livre delas, e por esse motivo, é importante se prevenir.

Então, antes de embarcar, é fundamental sabermos como está a nossa saúde, tomando os cuidados necessários e levando conosco um kit de medicamentos que melhor se adapte ao tipo de viagem e à região que vamos visitar.

Pois é, caso você ainda não tenha atentando para isso, não basta comprar as passagens, reservar os hotéis, fazer a mala e partir, sua saúde também deve fazer parte do planejamento da viagem.

Consulte seu médico antes de viajar

Para começar, se você não costuma fazer check-ups regularmente e não está por dentro de suas condições de saúde, marque com a devida antecedência uma consulta com o seu médico, a chamada “consulta do viajante”, de modo a fazer uma avaliação do seu estado e saber as precauções a tomar.

Nessa consulta, seja o mais específico possível e caso seja identificada a necessidade de você levar algum medicamento que dependa de receita médica para comprá-lo, peça ao seu médico que prescreva a medicação com o nome genérico ou princípio ativo.

Falo isso por duas razões: primeiro porque dependendo da quantidade transportada, pode ser que você precise provar, ao entrar em outro país, que realmente toma aquele medicamento; segundo porque, se for necessário comprá-lo no destino, vai ser mais fácil adquiri-lo, o que vai variar é a marca.

Para quem não sabe, existem países que exigem prescrição médica para certos tipos de remédios, embora os compremos facilmente sem receita aqui no Brasil.

Assim, se você não tiver levado o produto ou não puder ser atendido por um profissional de saúde lá fora, não terá como se tratar.

Viajante prevenido vale por dois

Por este motivo tenho mais duas recomendações a fazer: nunca embarque sem um seguro viagem, a fim de que possa ter atendimento médico no exterior sem gastar uma fortuna, e leve sempre com você o um kit básico de medicamentos.

Esse kit, que chamo de farmácia portátil para viajar, deve incluir, por exemplo, medicamentos para eventuais gripes, dores, mal-estar, problemas estomacais e intestinais e, é claro, os que toma por indicação, acompanhados das devidas receitas, especificando o princípio ativo ou o nome genérico do remédio.

Para saber mais sobre seguro viagem confira o post Seguro viagem: devo ou não fazer um?

Viaje protegido evite perrengues. Contrate aqui seu seguro viagem! Usando o cupom de desconto BLOGANDARILHO5, você ganha 5% de abatimento.

Farmácia portátil para viajar

E para lhe ajudar a montar a sua farmácia portátil para viajar, a gente traz, com a ajuda da euroClinix Brasil, especialista no tema, uma relação de medicamentos que não podem faltar na bagagem. Confira!

  • Analgésicos e antitérmicos. Aqui incluem-se remédios à base de paracetamol. Estes são usados para tratar dores gerais, febres, síndromes gripais e resfriados.
  • Antidiarreicos e reguladores da flora intestinal.
  • Anti-histamínicos para combater alergias e rinites.
  • Anti-inflamatórios em forma de pomada e comprimidos. Poderão ser à base de Nimesulida, Ibuprofeno ou Dietilamina.
  • Antiácidos para combater problemas digestivos, que podem ser à base de Lansoprasol ou Domperidona.
  • Soro fisiológico.
  • Descongestionante nasal.
  • Cremes ou pomadas para pés cansados ou bolhas.
  • Inibidores de vômitos e comprimidos para o enjoo.
  • Analgésicos em forma de spray.
  • Protetor solar e labial em creme ou loção.
  • Repelente de insetos.
  • Medicação para malária ou paludismo. Consulte um médico primeiro!
  • Medicação para tratar problemas na pele em forma de gel ou creme.
  • Pastilhas purificadoras de água.
  • Preservativos.
  • Kit de primeiros socorros, como bandagens, pinça, tesoura, entre outros.

Para montar esse kit, recomenda-se:

  • Levar em conta a duração da viagem, a fim de levar a quantidade de medicamentos necessária;
  • Considerar o destino, para conseguir determinar com maior precisão os medicamentos mais adequados ao local;
  • Pesquisar sobre as condições de higiene do local para onde vai viajar, a fim de determinar o tipo de medicação que tem de levar; e
  • Ter em mente a época do ano (se inverno, por exemplo) para se munir dos medicamentos mais apropriados.

Como levar medicamentos em viagens

Para levar os medicamentos com segurança, mantenha-os em sua embalagem original. É recomendado ainda que você os leve na bagagem de mão e nunca na mala despachada, a fim de evitar eventuais extravios.

No entanto, no caso de medicamentos em forma de líquidos, cremes e géis, atente para o volume do frasco, que não deve exceder 100 ml cada.

Estes, quando somados a outros itens de higiene que possa estar levando na sua bagagem de mão (creme dental, desodorante, perfume etc.), a quantidade não pode ultrapassar dez recipientes, totalizando um litro.

E tem mais: todos os produtos dessa natureza devem ser acondicionados em um saco plástico de 20cm X 20cm lacrado, mas que possa ser aberto, para efeitos de controle no Raio X nos aeroportos.

Se a viagem for longa e precise levar com você um grande volume de remédios que sejam líquidos, cremes ou géis, reserve uma  quantidade para carregar com você na bolsa para suprir os primeiros dias de viagem e despache o restante na mala, afim de atender as quantidades determinadas para bagagem de mão. Isto não se aplica a comprimidos e pastilhas.

Lembre-se ainda que objetos cortantes – pinças, tesouras etc. – também devem ser despachados. Não podem ir na cabine junto com você.

Em caso de dúvida, consulte sempre a companhia aérea antes de arrumar a bagagem.

 

Gostou das nossas dicas?  Elas foi úteis para você? Então o que acha de compartilhar esse post com seus amigos? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do post.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em viajar? Já sabe o destino, se dentro ou fora do Brasil? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você e, assim, ajude a manter o nosso site!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *