As 50 melhores vinícolas para visitar: Argentina no topo!

by

Minha paixão por vinho é notória para quem acompanha o Blog Andarilho. Afinal, eu sempre publico artigos relacionados à bebida. A princípio, um deles foi quando divulguei, no ano passado, a lista das 50 melhores vinícolas do mundo para visitar. A saber, a seleção é feita, anualmente, pela World’s Best Vineyards Academy, quando são eleitas as propriedades mais incríveis do planeta. A propósito, um novo ranking acaba de sair! Assim sendo, que tal decobrir quais foram as vinícolas mais bem avaliadas em 2020? Pois vem comigo!

Mas, primeiramente, vamos a alguns pontos que merecem destaque nesta edição. Em primeiro lugar, a lista atual abrange cinco continentes e 18 países (um a mais do que a anterior), com três novos participantes.

Em outras palavras, isso é muito bacana, pois dá para saber que mais destinos, além dos tradicionais, estão se destacando no turismo de vinho. A saber, Japão, Bulgária e Índia. Você tinha ideia de que bons vinhos são produzidos nesses locais? Eu não!

No cômputo geral, a Europa leva a melhor. Com efeito, são 23 entre as 50 melhores vinícolas do mundo para visitar. Em seguida, aparece a América do Sul, com 13 propriedades.

Entretanto, assim como no ano passado, quem continua levando a melhor é a Argentina. Em conclusão, o podium permaneceu com a vinha Zuccardi Valle de Uco, em Mendonza. Logo após, vem a Bodega Garzón, no Uruguai.

América do sul se destaca

Aliás, no Top 10, o continente sul-americano detém quatro colocações. Juntamente com os dois primeiros lugares, temos ainda as vinícolas chilenas Montes e VIK Winery, na quarta e décima colocações, respectivamente.

Em síntese, um feito que praticamente deixa a América do Sul em pé de igualdade com a Europa. O Velho Mundo emplacou apenas uma vinícola a mais entre as dez melhores do mundo para visitar.

Com efeito, uma excelente notícia para os brasileiros apaixonados por vinhos, que têm a oportunidade de visitar vínicolas de excelência mundial aqui na região. Isto sem ter que viajar para tão longe.

As 50 melhores viníccolas do mundo para visitar
Vinha Zuccardi Valle de Uco Mendonza Argentina Foto: Divulgação

Ademais, outra situação que me chamou a atenção foi a presença, no ranking atual, de apenas uma vinícola da África do Sul. Em contraste com 2019, quando este país aparecia com três estabelecimentos. Certamente, uma pena! Pois, em minha opinião, os vinhos sul-africanos estão entre os melhores.

Ao mesmo tempo, a Oceania começa a se firmar no mundo dos vinhos. E, porque não, como destino de enoturismo. Afinal, a Austrália aparece com três vinícolas e a Nova Zelândia com duas, entre as 50 melhores vinícolas do mundo para visitar. Aliás, mantendo-se, dessa forma, na marca da edição anterior.

E para que você entenda a importância e a credibilidade desse ranking, o resultado é fruto de uma votação realizada com 500 aficionados por vinhos. O que inclui ainda sommeliers e correspondentes de viagens de luxo de várias nacionalidades.

Vinhos e experiências

A saber, o ranking da World’s Best Vineyards Academy não leva em conta somente o cenário e a excelência dos vinhos das vinícolas selecionadas. Em contrapartida, algumas propriedades vão além. Assim sendo, se esmeram no leque de experiências oferecidas aos visitantes.

Em primeiro lugar, porque existem edificações arquitetônicas modernas maravilhosas. Assim como adegas antigas protegidas pela Unesco. Do mesmo modo, restaurantes com estrelas Michelin e também pequenas vinícolas familiares, onde os proprietários conduzem os passeios.

Na sequência, muitas das vinícolas da lista proporcionam também outros diferenciais. A exemplo de passeios de carruagem pelas vinhas e degustações em meio a uma coleção de carros clássicos surpreendentemente restaurados. Também servem de cenário, peças de arte de artistas do quilate de Pablo Picasso, assim como lições de culinária.

Em síntese, vale a pena visitar todos os lugares da lista das 50 melhores vinícolas do mundo. Inegavelmente, cada um deles oferece uma experiência para recordar. Do mesmo modo que, é claro, vinhos deliciosos!

As 50 melhores vinícolas

Conforme você poderá verificar, o ranking das 50 melhores vinícolas do mundo para visitar é bem diverso.

Tudo bem que existem alguns nomes famosos na relação, concomitantemente com algumas das regiões vinícolas mais amadas pelos aficcionados por vinhos.

Entretanto, há muitas surpresas. Assim como produtores que começam a despontar nesse universo. Portanto, mais uma razão para a gente conferir as vencedoras.

1. Zuccardi Valle de Uco, Argentina
2. Bodega Garzón, Uruguai
3. Domäne Wachau, Áustria
4. Montes, Chile
5. Robert Mondavi, Estados Unidos
6. Marqués de Riscal, Espanha
7. Château Smith Haut Lafitte, França
8. Quinta do Crasto, Portugal
9. Antinori nel Chianti Classico, Itália
10. VIK Winery, Chile
11. Catena Zapata, Argentina
12. Fürst von Metternich-Winneburg’sche Domäne Schloss Johannisberg, Alemanha
13. Rippon, Nova Zelândia
14. Delaire Graff Estate, África do Sul
15. Weingut Dr. Loosen, Alemanha
16. Ridge Vineyards Monte Bello, Estados Unidos
17. Craggy Range, Nova Zelândia
18. Gonzalez Byass – Bodegas Tio Pepe, Espanha
19. Château Pichon Baron, França
20. Opus One Winery, Estados Unidos
21. Ceretto, Itália
22. Château Margaux, França
23. Bodegas Salentein, Argentina
24. Penfolds Magill Estate, Austrália
25. Henschke, Austrália

26. Bodega Bouza, Uruguai
27. Clos Apalta, Chile
28. Champagne Taittinger, França
29. Champagne Billecart-Salmon, França
30. Château Mercian Mariko Winery, Japão
31. Château d’Yquem, França
32. Bodegas RE, Chile
33. Château Mouton Rothschild, França
34. d’Arenberg, Austrália
35. Viña Errázuriz, Chile
36. GAJA, Itália
37. Domaine Sigalas SA, Grécia
38. Château Oumsiyat, Líbano
39. Wine Cellar Villa Melnik, Bulgária
40. Viña Casas del Bosque, Chile
41. Bodegas Vivanco, Espanha
42. Familia Torres – Pacs del Penedès, Espanha
43. Viu Manent, Chile
44. Maison Ruinart, França
45. Domaine Marcel Deiss, França
46. KRSMA Estates, Índia
47. Stag’s Leap Wine Cellar, Estados Unidos
48. Château Heritage, Líbano
49. Quinta do Noval, Portugal
50. Trapiche, Argentina

Turismo de vinho

Decerto, o enoturismo, ou turismo de vinho, como alguns preferem chamar é um dos nichos de viagem que mais se desenvolveu nos últimos anos. Principalmente, porque tem como premissa um apelo muito forte. Ou seja, visitar e conhecer as regiões que se dedicam à cultura do vinho.

Dessa forma, nessas viagens, podemos fazer um tour pelas vinícolas conhecendo as plantações e a produção. Ao passo que também podemos degustar alguns rótulos e aprender sobre a história de cada propriedade. A propósito, algumas muito interessantes!

Ao mesmo tempo, o visitante ainda consegue sair com algumas garrafas adquiridas na fonte. Em conclusão, tem coisa mais gostosa?

Ademais, é o tipo de experiência que há muito tempo deixou de ser direcionada apenas para quem entende de vinho. Analogamente à popularização da bebida, visitar uma vinícola é o tipo de vivência que mexe com todos os nossos sentidos. Afinal, eles são aguçados não só pelo vinho propriamente dito.

Novas vivências

Em outras palavras, eu afirmo isso, porque nesse contexto, você deve adicionar as paisagens e o aprendizado sobre a cultura local. Ao mesmo tempo, uma parte tão saborosa quanto a prova dos vinhos. Em síntese, eu falo da hamornização com a culinária regional.

Dessa maneira, muitas vinícolas têm em suas dependências restaurantes. A finalidade é facilitar esse processo. Assim também como tem aquelas que ofertam aulas de gastronomia. Então, não dá para resistir.

A propósito, a prova é tanta que eu já visitei regiões produtoras como o Valle Central e de Casablanca (Chile), Provence (França), Toscana (Itália) e Alentejo e Douro (Portugal). Do mesmo modo, eu também estive em Stellenbosch (África do Sul), Niagara on The Lake (Canadá), Madonado (Uruguai) e Santorini (Grécia).

Gostou do nosso artigo sobre as 50 melhores vinícolas para visitar? Então, compartilhe! Também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Já quando você voltar a viajar, lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que podemos fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *