Coyoacán e o Museu Frida kahlo na Cidade do México

by

Caso tenha a oportunidade, eu recomendo fortemente que você reserve um dia da sua estada na Cidade do México para visitar Coyoacán. Principalmente porque uma das principais atrações desse bairro é o Museu Frida Kahlo ou La Casa Azul. Afinal, não vale estar na capital mexicana e deixar de conhecer um pouco mais da arte e estilo de vida de uma das mais expressivas artistas do país. Além disso, a região é um centro intelectual e boêmio, de estilo colonial. Portanto, vem comigo percorrer Coyoacán e o Museu Frida Kahlo.

Coyoacán é uma região tranquila ao sudoeste da Cidade do México. Na verdade, bem afastada do centro. A propósito, seu nome significa “lugar dos coiotes”.

No período pré-hispânico, um grande lago separava Coyoacán do que hoje é o coração da capital mexicana. Somente em 1857, a região foi incorporada à cidade.

Ainda hoje, exibe os traços coloniais tradicionais que marcaram o país. Desse modo, ruas antigas, praças e residências é o que você vai ver por lá.

Aliás, tudo bem diferente das construções modernas e do trânsito intenso dos bairros mais próximos do centro histórico.

E assim como Frida, lá viveram outros grandes pintores, escultores e escritores como seu marido Diego Rivera, León Trotsky e Octavio Paz.

Em síntese, visitar Coyoacán e o Museu Frida Kahlo, certamente é um passeio cheio de história. Daqueles que valem a pena!

Pesquisando voos para a Cidade do México? Então, compare preços e compre aqui passagens com até 50% de desconto e parcelamento em 12 vezes iguais.

Visita a Coyoacán e Frida Kahlo

Sugiro começar o passeio pelo Centenário Jardin, no centro do bairro. No local está a fonte que homenageia a origem de Coyoacán. Incluindo os coiotes, claro!

Depois, siga em frente até chegar à Paróquia de São João Batista. A saber, no interior desse templo, tudo é muito bem ornamentado, do chão aos murais do teto.

Na praça Hidalgo, logo em frente, encontramos lojinhas e alguns cafés.

Saindo de lá, retorne pela rua que passa ao lado do Centenário Jardin. Admire as construções enquanto come churros. Ao mesmo tempo, não deixe de entrar no Café Jarocho, que funciona desde 1953.

Caminhando mais um pouco, chega-se ao Mercado de Coyoacán. Se desejar, poderá garantir algumas lembrancinhas.

Porém, três quadras depois, você chegará ao Museu Frida Kahlo ou La Casa Azul. Razão pela qual leva muita gente a Coyoacán.

O museu Frida Kahlo

A artista nasceu e morreu nesta casa azul em Coyoacán. A saber, a edificação fica na esquina das ruas Londres e Allende.

Desde 1958, La Casa Azul funciona como um museu dedicado à vida e obra da pintora. A propósito, depois do filme Frida, a casa passou a receber cada vez mais visitantes. Tanto que, hoje, é um dos museus mais visitados da Cidade do México.

Por este motivo, compre seu ingresso antecipadamente. Se possível, chegue cedo, a fim de evitar filas.

Aliás, poderá inverter o percurso da visita a Coyoacán, começando pelo museu. O ingresso geral custa 250 pesos mexicanos durante a semana e 270 pesos nos fins de semana.

A construção data de 1904. A casa tem dois andares, vários quartos, um estúdio, uma grande cozinha e uma sala de jantar.

No piso térreo há uma sala com alguns trabalhos de Frida.  Já o segundo e terceiro quartos são dedicados a itens pessoais, lembranças e algumas obras de Diego Rivera, que foi casado com ela.

Observe bem a cozinha e a sala de jantar. Estas exibem o estilo clássico mexicano. Com efeito, tijolos amarelos brilhantes e chão azul, vasos de cerâmica, pratos, talheres e copos artesanais.

Em seguida, nos dois cômodos do andar superior estão o quarto e o estúdio da artista. Ambos ainda com mobiliário original.

Note que em cima de sua cama há um espartilho pintado. Ela vestia a peça com o intuito de suportar sua coluna danificada depois de um acidente.

Finalmente, caminhe pelos belíssimos jardins, admirando os recantos e o estilo de vida de Frida.

Atrações de Coyoacán além de Frida Kahlo

Com tempo, vale conhecer o campus da Universidade Nacional Independente do México (UNAM), que também fica em Coyoacán. Além da belíssima arquitetura, você poderá admirar diversos murais artísticos.

Ao mesmo tempo, a poucos metros da Universidade, temos ainda o Estádio Azteca. O maior do país, sendo casa da Seleção Mexicana de Futebol e de clubes como o Club América.

A propósito, este estádio foi palco das finais das Copas do Mundo de 1970 e 1986, além das Olimpíadas de 1968. Com efeito, a fachada exibe murais de Diego Rivera.

Quer compartilhar a sua viagem ao México? Então, adquira agora um chip internacional para o seu celular. A propósito, ele vem com internet 4G ilimitada. Além disso, nossos leitores têm desconto exclusivo de 10% e parcelamento em 12 vezes no cartão com o cupom blogaandarilho.

Como chegar a Coyoacán

Para chegar a Coyoacán, você pode pegar o metrô (linhas 2, 3 e 12). Assim como o Metrobús, a partir do sul da cidade (linha TL1) ou a van (linha 116A).

Mas como o bairro fica a 15 quilômetros do Centro Histórico, visitar Coyoacán e o Museu Frida Kahlo por conta própria pode tomar muito tempo.

Além do que você talvez não consiga ver tudo o que sugeri. Dessa forma, uma boa pedida é comprar um passeio. Assim sendo, esta foi a minha escolha.

Normalmente, um tour desse tipo toma um dia inteiro, pois percorre Coyoacán, o Museu Frida Kahlo, a Universidade Nacional Independente do México e o Estádio Azteca (por fora). Ao passo que finaliza com uma visita a Xochimilco, a Veneza mexicana.  Portanto, vale muito a pena, até porque ainda inclui o ingresso para o museu sem fila.

A propósito, consulte aqui mais opções de passeios e atividades na Cidade do México.

Onde ficar na Cidade do México

Eu fiquei hospedado no bairro Reforma, bairro próximo ao Centro, com toda a infraestrutura para o turista. A saber, a região é repleta de restaurantes, supermercados e transporte público.

Além disso, desde a Reforma, chegamos facilmente aos marcos mais importantes da Cidade do México. Inclusive caminhando.

Eu optei pelo Hotel Plaza Revolución. As suítes são confortáveis, o ambiente é tranquilo e, acima de tudo, a localização é perfeita e o preço muito justo. Clicando aqui, você poderá saber mais sobre ele, assim como ver tarifas atualizadas e fazer a sua reserva. Recomendo!

Porém, se você preferir, poderá conferir aqui outras opções em hotéis, hostels ou apartamentos na Cidade do México.

Seguro de Viagem para o México

Quando estiver visitando o México, aconselho fortemente que você contrate um seguro viagem. Não dê chance ao acaso e viaje tranquilo. Leitores do Blog Andarilho têm desconto exclusivo de 15% clicando aqui.

Gostou do nosso post sobre Coyoacán e o Museu Frida Kahlo? Então compartilhe!

E como temos muito mais para mostrar, cadastre-se para receber gratuitamente nosso conteúdo. Além disso, quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que mais podemos fazer por você!

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

1 Response

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *