Comprovantes de viagem: porque levá-los impressos

by

Pode parecer estranho. Principalmente, em tempos de arquivos em nuvem e aplicativos para acessar documentos de onde estivermos. Mas sempre embarque para o exterior com todos os comprovantes de viagem impressos. Aprenda uma lição: oficiais de imigração gostam mesmo é de papel e podem não aceitar comprovantes de reservas no celular.

E mesmo que possam vir a aceitar, se o seu aparelho estiver sem bateria e você só tiver cópias online, não terá como mostrar. Além do que, geralmente, nas áreas de imigração dos aeroportos, não tem WiFi. Também não é permitido o uso de smartphones, o que pode complicar o acesso.

Um exemplo bem recente e que tem causado muita dor de cabeça é o que está acontecendo com vários viajantes que têm o México como destino.

Tem muita gente está voltando ali do aeroporto mesmo, por não conseguir comprovar adequadamente o motivo da viagem. Principalmente, por não ter impressos em papel, ao passar pela imigração, sua passagem aérea de volta, os comprovantes de reserva de hospedagem entre outros que atestem que vão fazer turismo no país.

Advertência para quem vai ao México

A coisa está tão séria, que o Consulado Geral do Brasil no México publicou, em sua página do Facebook, uma nota de advertência do Portal Consular do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O comunicado é destinado exatamente para quem está de viagem marcada para o México, dado o número de turistas que vêm sendo barrados.

Segundo a nota, embora não haja a necessidade de visto prévio para cidadãos brasileiros que visitam o México, um dos principais motivos das inadmissões seria a inconsistência de informações fornecidas pelos viajantes. Entram aí, reservas de hotel inexistentes ou desconhecimento dos locais ou nomes de pessoas onde ficariam hospedados.

Por isso, é necessária apresentação de todos os documentos impressos para que não reste nenhuma dúvida. Apesar de ainda assim, a admissão no país não ser automática. Na verdade, tudo é muito subjetivo. Sempre fica a critério do oficial de imigração. Mas é melhor estar bem documentado para evitar maiores problemas.

Documentos e comprovantes de viagem

Por esse motivo, eu elaborei uma lista dos documentos normalmente exigidos como requisitos migratórios no México, assim como outros países.

  • Passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data pretendida de entrada no país de destino;
  • Passagem de regresso ao Brasil impressa ou com destino a outro país;
  • Passagens domésticas impressas (de ônibus, avião etc.) ou comprovação impressa de aluguel de carro ou contratação de serviço de deslocamentos a serem realizados;
  • Prova de meios de subsistência (dinheiro em espécie, preferencialmente dólares norte-americanos, cartão de crédito internacional, etc) compatíveis com o tempo de permanência;
  • Cópia impressa dos comprovante de hospedagem que contenha nome, endereço e telefone do hotel;
  • Ou carta-convite impressa com dados e contato do anfitrião que oferecerá hospedagem;
  • Se viajar a negócios, portar comprovante impresso com nome de contato, endereço e telefone da empresa com a qual manterá reuniões;
  • Alguns países exigem o Certificado Internacional de Vacinação, principalmente no caso da Febre Amarela.

De qualquer forma, nunca deixe de consultar o consulado ou a embaixada do país que vai visitar. Eles saberão informar se há mais alguma exigência.

E sempre tenha em mente: mesmo com toda a documentação exigida em mãos, pode ser que você, ainda assim, não tenha a entrada permitida. Mas é como eu adiantei: estar bem documentado vai evitar muitos problemas.

Seguro Viagem sempre

Mais um detalhe: apesar de não ser obrigatório em todos os países, não arrisque viajar sem proteção. Aliás, o seguro de viagem, em minha opinião, é um dos principais documentos para uma viagem internacional.

Seguro é obrigação! Não importa se você vai passar uma semana fora, ou se vai fazer um intercâmbio, você precisará de um seguro de viagem.

Dessa forma, é sempre bom ter o seguro impresso junto com os comprovantes de viagem ao exterior. Se você sair de casa sem um seguro, corre o risco de ter que contratar um no aeroporto. Daí, a conta sairá bem cara.

A gente aqui do Blog Andarilho sempre cota os nossos seguros viagem e faz a contratação por meio de um dos nossos parceiros: Real Seguro Viagem ou SegurosPromo. Vale lembrar que nossos leitores têm 10% desconto. Basta clicar nos links e conferir.

Como organizar comprovantes de viagem

Agora que você já sabe quais são os documentos e comprovantes indispensáveis para um viagem internacional, vá até uma impressora e imprima de uma a duas cópias de cada um. Inclusive das duas páginas do passaporte onde constam a sua identificação.

Em seguida, organize todos os documentos e comprovantes de viagem com antecedência e deixe-os sempre na sua bagagem de mão, ordenados em uma pasta.

Do mesmo modo, você pode criar uma pasta online no Google Drive com todos eles para acessar e imprimir, se necessário, durante a viagem,.

Para ajudar nessa tarefa, guarde os emails de confirmação recebidos durante todo o planejamento. Por isso, mantê-los organizados ao longo do processo é fundamental. Você pode inclusive criar o marcador “Viagens” para identificá-los e facilitar a busca na sua conta de correio eletrônico.


Se você está planejando uma viagem ao exterior, nós temos outros artigos perfeitos para você. Eles vão te ajudar a organizar da viagem, economizar tempo, preocupação e dinheiro.

Brasileiros estão isentos de vistos para visitar 155 países

Descubra o tipo de seguro viagem mais adequado para cada continente

Saiba como administrar o seu dinheiro em viagem

Atrações turísticas: 10 dicas infalíveis para escapar das filas

Como encontrar um seguro viagem bom e barato

Por que você não deve esperar seu passaporte vencer para tirar um novo

Saiba como alugar um carro para dirigir no exterior

Dez perguntas que a imigração costuma fazer na Europa

Saiba que documentos são necessários à sua viagem à Europa


Vai viajar? Resolva aqui a sua viagem!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *